Concursos federais previstos na proposta orçamentária 2017

Proposta de orçamento para 2017 permite inferirmos que diversos concursos poderão acontecer no próximo ano, apesar da crise que afeta o país.

Todos os analistas do "cenário concurseiro" nacional atual concordam em uma coisa: por mais difícil que esteja a situação financeira de municípios, estados e da própria União, se o objetivo for conseguir uma vaga na área pública, o único jeito é preservar a esperança, estudar o que for essencial e aguardar notícias melhores a partir do ano que vem. Essa "tempestade" toda irá passar, todos precisarão ter paciência!

Em linhas gerais, todas as propostas de lei orçamentária da União previram concursos públicos federais nos últimos anos. Concursos públicos esses que, em grande parte, acabaram mesmo acontecendo. Acredita-se que para 2017 não será diferente, embora todos concordem que tudo deva acontecer em menor intensidade, pois terá que ser respeitado o limite de gastos anuais.

Diante de tudo isso, o fato é que o projeto de Lei Orçamentária Anual (que ainda será aprovado pelo Congresso), dá margem para que aconteçam, sim, alguns concursos federais relevantes em 2017. Além disso, é preciso lembrar também que poderão surgir "surpresas" na esfera municipal e estadual, pois em algum momento, os órgãos públicos necessitarão recompor parte dos seus quadros. Portanto, nem tudo está perdido.

Estima-se que cerca de 80 mil vagas em postos públicos sejam passíveis de ser abertas no próximo ano. Veja quais são as principais "promessas" de concursos públicos federais previstas:

Receita Federal

Há a possibilidade de a RFB ofertar pelo menos 400 vagas, principalmente nos cargos de Assistente Administrativo, Analista Administrativo, Auditor-Fiscal e Analista Tributário. O déficit de pessoal no órgão é uma realidade. Em relação ao salário, poderá ultrapassar os R$ 16 mil, em alguns casos.

IBGE

Espera-se que as aproximadamente 82 mil vagas para cargos temporários sejam efetivamente autorizadas para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Recenseador, Agente Censitário de Informática, Agente Censitário Supervisor, Analista Censitário, Analista Censitário Regional, Agente Censitário Administrativo e Agente Censitário Municipal são as principais funções a serem privilegiadas nesse eventual processo seletivo.

ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, pelo que podemos inferir da proposta orçamentária 2017, poderá eventualmente lançar algum concurso. Se a LOA for aprovada e o Planejamento conceder autorização, é possível que 231 vagas sejam abertas, tanto no nível médio quanto superior para as ocupações de Especialista em Regulação e Analista Administrativo.

EPE

Embora previsto no PLOA 2017, a imprensa especializada noticiou recentemente que a EPE não realizará concurso em 2017, mesmo que o Orçamento seja aprovado. Os motivos desse anúncio prévio da empresa ainda precisarão ser conhecidos, haja vista o fato de que não se realiza um concurso por lá desde 2014, quando ofereceu 343 vagas para cadastro de reserva...

Câmara dos Deputados

Um dos concursos mais aguardados e absolutamente disputados do Brasil será o da Câmara dos Deputados. A expectativa é de que sejam oferecidas várias vagas nos cargos de Analista legislativo e Técnico legislativo, porém, para atribuições bem específicas. Todos conhecemos o "generoso" plano de carreira de que gozam os servidores da Câmara...

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral também prevê a abertura do concurso para distribuir vagas de Analista e Técnico Judiciário, em várias áreas/especialidades.

MPF e MPT

Concursos para os "MP's" (assim como para os "TJ's", TRF' e outros "T's") sempre dão o que falar. Com MPF e MPT (Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho) não será diferente. Se forem mesmo aparecer editais para esses órgãos em 2017, como prevê o PLOA 2017, a procura será bastante elevada, ainda que seja para os cargos de Procurador.

TRF

Os Tribunais Regionais Federais da 1ª à 5ª região também abrirão vagas para diversos cargos, caso a Lei Orçamentária efetivamente contemple tal possibilidade. As oportunidades poderão ser para Analista Judiciário, Técnico Judiciário e Juiz Substituto.

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral também necessitará recompor pessoal nos próximos anos, principalmente nos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

Todas essas probabilidades ainda são apenas isto mesmo: probabilidades. O ideal neste momento (final de 2016) é aguardar o Congresso Nacional se manifestar e, futuramente, o Ministério do Planejamento também...

Confira outras informações sobre concursos previstos.

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco