Características da banca organizadora Cesgranrio

Em alguns casos, a Cesgranrio elabora questões com conteúdo mais objetivo, que merecem mais cuidado por parte do concurseiro. Veja outros detalhes desta banca.

A concorrência pelas vagas abertas no serviço público está cada vez mais acirrada. Para alcançar o tão sonhado objetivo, o concurseiro, além de estudar todo conteúdo do edital, deve conhecer as características da banca que irá organizar o concurso público.

Uma das bancas que ganhou destaque por realizar concursos federais e estaduais é a Cesgranrio, que, por sinal, está no mercado há 40 anos. A organizadora já foi responsável por concursos importantes, tais como os do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Liquigás, IBGE, FINEP, BNDES e Petrobras.

Conhecer o estilo da banca organizadora é essencial para direcionar os estudos e, consequentemente, realizar uma boa prova. A Cesgranrio tem um estilo específico de elaborar as provas. Para obter um bom resultado, o concurseiro precisa saber interpretar e compreender bem as questões, que, geralmente, possuem um enunciado mais extenso em comparação a outras bancas.

Nas provas realizadas pela organizadora, na maioria das vezes, observa-se o uso de muitas imagens e gráficos que devem ser interpretados, geralmente, nas disciplinas de língua portuguesa e atualidades.

Em alguns casos, a Cesgranrio elabora questões com conteúdo mais objetivo, que merecem mais cuidado por parte do concurseiro, já que essas podem conter pegadinhas e induzir o candidato ao erro. E num concurso concorrido, a pontuação referente a uma única questão pode ser decisiva em relação à classificação final.

Outra característica interessante da Cesgranrio é a exploração de 100% dos conteúdos disponibilizados em edital. Esse fato exige maior grau de memorização e impossibilita aos candidatos prever determinados tópicos que possam ser considerados importantes, pois a banca costuma cobrar todos os temas, mesmo que haja a interdisciplinaridade nas questões.

Na maior parte das provas, as questões são compostas de cinco alternativas, tendo apenas uma proposição correta. E uma dica importante, que vale a pena segui-la, é resolver as provas anteriores realizadas pela Cesgranrio, pois esta organizadora costuma repetir muitas questões já aplicadas.

Desta forma, estando em dias com os estudos e conhecendo as características das organizadoras, o concurseiro estará a um passo a frente para alcançar o seu objetivo.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos