Dicas para as provas do concurso Banco do Brasil 2018

Dicas de estudos e novidades sobre o concurso do Banco do Brasil 2018.

Já está publicado mais um edital para realização de concurso no Banco do Brasil (BB) em 2018. As oportunidades oferecidas são para o cargo de Escriturário, que é a porta de entrada na instituição, com futura lotação em diversos Estados. Quem estiver interessado, tem duas opções interessantes: a primeira é não parar os estudos, uma vez que existe farto material disponível e agora já se pode atualizar o programa, que apresenta, mais uma vez, algumas alterações; a segunda é uma direta para quem ainda vai começar a estudar: não perca mais tempo!

A seleção será organizada novamente pela Cesgranrio e irá avaliar os candidatos não somente por meio de prova objetiva, mas também por prova de redação. Devido à grande procura, os candidatos sabem que estarão participando de um concurso extremamente disputado, apesar de apenas estar contemplando vagas para três localidades do país. Isso não deve servir para o candidato como um desestímulo, mas apenas para lembrá-lo que se sairá melhor aquele que melhor ter aproveitado todo esse tempo de previsão do concurso.

Leia também: Dicas de Informática para o Concurso Banco do Brasil

No concurso atual, conteúdos relacionados a Atendimento, Marketing e até mesmo Inglês foram retirados. Por outro lado, "Domínio Produtivo da Informática" passou a se chamar "Conhecimentos de Informática", apresentando uma mudança radical nos conteúdos (veja aqui detalhes).

Rotina de estudos - plano geral

Como rotina de estudos geral, os professores dos diversos preparatórios concordam que um bom plano de estudos tem que conter:

- A separação do tempo de estudo até a prova, fragmentado na mesma proporção do peso das disciplinas. Se o concurso não tem peso, com a análise do número médio de questões por disciplina das 3 últimas provas;
- Ter aulas / assistir a vídeo aulas com professores especializados no concurso;
- Estudar as leis que são cobradas pelo edital;
- Uma vez por semana, revisar tudo o que foi estudado durante os 7 dias que passaram;
- Uma vez por mês, revisar o conteúdo mais importante daqueles 30 dias;
- Todo domingo pela manhã, simular provas de igual grau de dificuldade.

Candidatos

O candidato e administrador de empresas Marcos Vinícius Barbosa Peixinho informou-nos que, da mesma forma que no edital anterior, "a redação será um critério de seleção importante, no entanto, nada que com disciplina e estudo não seja superado". O mesmo conselho continua válido para este certame de 2018. Com base na sua vivência nesse tipo de concurso, Peixinho recomenda, portanto, que os candidatos estudem pelo menos duas matérias por dia, uma que tenha facilidade e outra que não tenha tanto assim. "Esta forma de estudar me ajudou demais a ter meu nome na lista de aprovados", lembra o administrador.

E para os que talvez se encontram desanimados com a seleção, vale lembrar o que o próprio diretor de gestão de pessoas do BB, Carlos Neto, nos lembrou tempos atrás, ao falar deste concurso: o banco está interessado em pessoas que realmente possuam uma característica essencial, chamada virtude. Segundo ele, essa característica tem tudo a ver com o planejamento e a execução daquilo que foi traçado, algo que extrapola a questão da sorte ou do azar, ou mesmo do destino. Assim, a virtude do candidato deve prevalecer durante todo o período pré-seleção: ou seja, se você se inscreveu, pague a taxa; se pagou, estude, prepare-se, use o tempo a seu favor, não delegue para ninguém aquilo que necessita ser enfrentado por você mesmo. Fica a dica.

Tópico: Banco do Brasil

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos