Concurso da UFC: dicas de estudo

Concorrência será bem maior nos cargos de nível fundamental e médio. Adiante a sua preparação, pois a data de provas está bem próxima.

A Universidade Federal do Ceará - UFC ainda recebe inscrições para os seus recentes editais de concurso público para provimento de cargos técnico-administrativos em Educação nos campi de Fortaleza, Sobral e Quixadá. Ao todo, são 68 grandes oportunidades para aqueles que têm se esmerado em conseguir uma vaga na área federal, com estabilidade e plano de carreira.

Candidatos de qualquer nível de escolaridade pode se inscrever, mas o tempo de participação está findando: somente até 18 de outubro de 2015.

Atenção: datas de prova

Nos editais n°s 190 e 191/2015, as provas de múltipla escolha serão aplicadas provavelmente no dia 15 de novembro de 2015, no município de Fortaleza. Já para os editais n°s 192 e 193/2015, os inscritos farão as provas de Múltipla Escolha na data prevista de 29 de novembro de 2015. Isto significa que os candidatos não terão muito tempo. Precisarão aproveitar bem cada dia que ainda resta, antes dos exames!

Dicas sobre o conteúdo programático 

Para conduzir os candidatos a uma boa preparação, "cronometrando o tempo" que ainda resta, preparamos uma planilha contendo o conteúdo programático verticalizado e dicas de horários para dois dos principais cargos deste concurso: Assistente e Auxiliar em Administração. Vale lembrar que a planilha poderá ser adaptada para candidatos aos demais cargos do concurso.

Baixe a PLANILHA DE PLANEJAMENTO VERTICALIZADO UFC AQUI

A seguir, listamos o conteúdo programático dos dois cargos.

Auxiliar em Administração

LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura 

Objetivo  geral:  Exploração  de  leitura  para  a  compreensão  literal,  interpretativa  e  crítica  dos  diversos  tipos  de textos.  Conteúdo: 1. Identificação das relações  de coerência: 1.1. ideia principal / ideias secundárias; 1.2. relação de causa e efeito; 1.3. relação de comparação e contraste; 1.4. sequência temporal e espacial. 2. Identificação das relações  coesivas:  2.1.  referência;  2.2.  substituição;  2.3.elipse;  2.4.  repetição.  3.  Identificação  do  significado  de palavras recorrendo ao contexto. 4. identificação do sentido entre palavras: 4.1. sinonímia/ antonímia / polissemia; 4.2.  hiponímia  /hiperonímia;  4.3.  campo  semântico.  5.  Identificação  da  natureza  dos  vários  tipos  textuais: 5.1.narrativo; 5.2. descritivo; 5.3. expositivo; 5.4. argumentativo. 6. Reconhecimento da especificidade dos gêneros textuais: 6.1. elementos constitutivos e sua organização; 6.2. características linguísticas; 6.3. funções dos textos. 7. Reconhecimento do propósito do autor. 8. Reconhecimento das informações implícitas. 9. Reconhecimento de fato e  de  opinião.  10.  Reconhecimento  do  propósito  comunicativo.  11.  Reconhecimento  dos  efeitos  de  sentido decorrentes do emprego de recursos expressivos. 

Gramática

Objetivo geral:  Análise  dos  aspectos  fonológicos,  gráficos,  morfológicos  e  sintáticos  de  um  texto.  Conteúdo:  1.Fonologia:  1.1. distinção  de  fonemas  e  letras;  1.2.  reconhecimento  de  valores  fonéticos  de  alguns  fonemas;  1.3.
identificação  da  correta  representação  gráfica  dos  fonemas  e  dos  vocábulos;  1.4.  divisão  silábica.  2.  Ortografia  e pontuação:  2.1.aplicação  das  normas  estabelecidas  no  sistema  ortográfico  adotado  no  Brasil,  considerando-se  o que  prescreve  o  Decreto  Nº.  6.583,  de  29  de  setembro  de  2008;  2.2.  emprego  dos  sinais  gráficos  (vírgula, reticências,  ponto-e-vírgula,  aspas,  travessão,  parênteses  etc).  3.  Morfologia:  3.1.  identificação,  pela  função sintática, da classe das palavras; 3.2. identificação das flexões nominais e verbais; 3.3. flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão; 3.4. emprego dos pronomes; 3.5. reconhecimento das vozes verbais; 3.6. reconhecimento  do  valor  conectivo  do  pronome,  da  preposição  e  da  conjunção;  3.7.  emprego  da  crase;  3.8. reconhecimento   dos   elementos   mórficos   das   palavras;   3.9.   distinção   entre   composição   e   derivação;   3.10. reconhecimento  dos  cognatos  das  palavras;  3.11. decomposição  dos  vocábulos  em  suas  unidades  mínimas  de significação.  4.  Sintaxe:  4.1.  reconhecimento  dos  termos  da  oração;  4.2.  identificação  da  oração  no  período;  4.3. justificação  de  casos  de  concordância  nominal  e  verbal;  4.4.  distinção  entre  regentes  e  regidos;  4.5.  classificação dos verbos quanto a sua predicação; 4.6. distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado; 4.7. distinção entre ordem direta e ordem inversa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1.  Noções  de  Administração:  Funções  Administrativas:  planejamento, estrutura organizacional,  racionalização do trabalho, indicadores de excelência; Comunicação Interpessoal: barreiras, comunicação formal e informal; Gestão de  Pessoas:  conceitos,  avaliação  de  desempenho,  trabalho  em  equipe,  motivação,  liderança,  gerenciamento  de conflitos e negociação. 2. Noções de Arquivo: Conceitos fundamentais de arquivologia; Noções de documentação: conceito,  importância,  natureza,  finalidade,  características,  fases  do  processo  de  documentação  e  classificação; Noções de arquivo: conceito, tipos, importância, organização, conservação e proteção de documentos. 3. Noções de  Direito  Administrativo:  Regime  jurídico  dos  servidores  públicos  civis  da  União – Lei  8.112  de  1990  e  suas alterações; Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Decreto 1.171/1994.

Assistente em Administração

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura
Objetivo geral: Exploração de  leitura para a compreensão literal, interpretativa e  crítica dos diversos tipos de  textos.    Conteúdo:  1.  Identificação  das  relações  de  coerência:  1.1.  ideia  principal  /  idéias  secundárias; 1.2. relação
de causa e efeito; 1.3. relação de comparação e contraste; 1.4. sequência temporal e espacial. 2.  Identificação  das  relações  coesivas:  2.1.  referência;  2.2.  substituição;  2.3.elipse;  2.4.  repetição.  3. Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. 4. Identificação do sentido entre palavras: 4.1. sinonímia/ antonímia / polissemia; 4.2. hiponímia /hiperonímia; 4.3. campo semântico. 5. Identificação da  natureza  dos  vários  tipos  textuais:  5.1.narrativo;  5.2.  descritivo;  5.3.  expositivo;  5.4.argumentativo.  6. Reconhecimento  da  especificidade  dos  gêneros  textuais:  6.1.  elementos  constitutivos  e  sua  organização; 6.2.  características  linguísticas;  6.3.  funções  dos  textos.  7.  Reconhecimento  do  propósito  do  autor.  8.
Reconhecimento das informações implícitas. 9. Reconhecimento de fato e de opinião. 10. Reconhecimento do  propósito  comunicativo.  11.  Reconhecimento  dos  efeitos  de  sentido  decorrentes  do  emprego  de recursos expressivos.

Gramática

Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, gráficos, morfológicos e sintáticos de um texto. Conteúdo: 1.  Fonologia:  1.1.  distinção  de  fonemas  e  letras;  1.2.  reconhecimento  de  valores  fonéticos  de  alguns fonemas;  1.3.  identificação  da  correta  representação  gráfica  dos  fonemas  e  dos  vocábulos;  1.4.  divisão silábica. 2. Ortografia e pontuação: 2.1.aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico adotado no Brasil, considerando-se o que prescreve o Decreto Nº. 6.583, de 29 de setembro de 2008; 2.2. emprego dos  sinais  gráficos  (vírgula,  reticências, ponto-e-vírgula,  aspas,  travessão,  parênteses  etc).  3.  Morfologia: 3.1.  identificação,  pela  função  sintática,  da  classe  das  palavras;  3.2.  identificação  das  flexões  nominais  e verbais;  3.3.  flexão  de  nomes  e  verbos,  de  acordo  com  as  normas  da  língua  padrão;  3.4.  emprego  dos pronomes; 3.5. reconhecimento das vozes verbais; 3.6. reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição  e  da  conjunção;  3.7.  emprego  da  crase;  3.8.  reconhecimento  dos  elementos  mórficos  das palavras;  3.9.  distinção  entre  composição  e  derivação;  3.10.  reconhecimento  dos  cognatos  das  palavras; 3.11.   decomposição   dos   vocábulos   em   suas   unidades   mínimas   de   significação.   4.   Sintaxe:   4.1. reconhecimento  dos  termos  da  oração;  4.2.  identificação  da  oração  no  período;  4.3.  justificação  de casos de  concordância  nominal  e  verbal;  4.4.  distinção  entre  regentes  e  regidos;  4.5.  classificação  dos  verbos quanto a sua predicação; 4.6. distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado; 4.7. distinção entre ordem direta e ordem inversa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1 - Noções  de  Administração:  Administração:  conceitos  e  objetivos;  Níveis  hierárquicos  e  competência gerenciais;  Planejamento,  organização,  direção  e  controle;  Comportamento  organizacional:  equipes  e processos sociais; liderança; comunicação; tomada de decisão; grupos e equipes; conflito, poder e política. Cultura  organizacional.  Mudança  organizacional.  Administração  pública:  Caracterização  da  gestão  pública. Governabilidade, governança e prestação de contas dos resultados das ações (accountability). Mecanismos de  controle  interno  e  externo.  Fundamentos  constitucionais  do  Estado  e  de  controle  da  administração pública no Brasil. Da administração pública burocrática à gerencial. Terceirização. 2 - Compras e Licitações: Aquisição   de   recursos   materiais   e   patrimoniais;   Obrigatoriedade   da   licitação   e   contratação   direta; Modalidades  de  licitação;  Procedimentos  da  licitação.  3 - Noções  de  Arquivo:  Conceitos  fundamentais  de arquivologia;  Noções  de  documentação:  conceito,  importância,  natureza,  finalidade,  características,  fases do   processo   de   documentação   e   classificação;   Noções   de   arquivo:   conceito,   tipos,   importância, organização, conservação e proteção de documentos. 4 - Noções de Legislação: Regime Jurídico Único dos Servidores  Públicos  Civis  da  União,  das  Autarquias  e  das  Fundações  Públicas  Federais:  Lei  nº  8.112/90  e suas alterações; Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.711/94 e suas alterações; Normas para licitações e contratos da Administração Pública: Lei nº 8.666/93 e  suas  alterações.  Plano  de  carreira  dos  cargos  técnico - administrativos  em  educação:  Lei  nº  11.091/05. Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal: Lei nº 9.784/99.

REDAÇÃO OFICIAL:
1.   Conceitos,  elementos,   características,   natureza,   classificação;   2.   Princípios   da  Redação   Oficial;   3. Pronomes e Expressões de Tratamento; 4. Abreviações, siglas e símbolos; 5. Tipos de documentos usuais na Correspondência Oficial:  Ata,  Atestado, Ato,  Certidão,  Consulta,  Convocação, Decisão,  Decreto,  Despacho, Edital, Informação, Lei, Memorando, Moção, Parecer, Portaria, Processo, Requerimento, Relatório e Ofício; 6.  Correio  eletrônico:  cuidados  e  características  que  devem  pautar  o  tratamento  de  assuntos  oficiais  por meio da internet.

Tópico: UFC

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