DAE São Caetano do Sul - SP: dicas e material de estudo

Inscritos serão submetidos a prova objetiva, em sua maioria. Porém para alguns cargos haverá uma segunda etapa de provas práticas.

O DAE - Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul, em São Paulo, acaba de abrir concurso para preencher vagas de emprego (isso mesmo: emprego público), pelo regime Celetista (o mesmo regime das empresas privadas). O certame está sob os cuidados da CAIPIMES, organizadora que tem experiência em concursos municipais de São Paulo, sendo inclusive vinculada à Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.

Estilo da Banca CAIPIMES

É vasta a lista de concursos realizados pela CAIPIMES e, logo de cara, os candidatos terão à disposição muitas provas de concursos, inclusive para órgãos similares ao DAE, a exemplo do SEMASA de Santo André, SAAEI e o SEMAE de Mogi das Cruzes. Veja a lista completa de concursos realizados pela CAIPIMES aqui: http://www.caipimes.com.br/concursos_t.html

Com relação ao estilo da banca, tomando por base uma prova de 2014 (CAMPREV) para Agente Administrativo (cargo também oferecido pela DAE), percebe-se que o nível de complexidade é baixo a médio, para o referido cargo. Na prova de Português, o texto motivador ocupou uma página inteira. Se isso se repetir, exigirá dos candidatos muita concentração e paciência, para entender bem o texto. Das 20 questões, apenas duas foram mais interpretativas, enquanto que as demais cobraram usos da gramática normativa: ortografia, regras de acentuação, flexões de gênero, número, colocação pronominal, concordância, regência, crase, flexões verbais, entre outras.

Em matemática, questões propondo a resolução de problemas envolvendo porcentagens, conjuntos numéricos, operações envolvendo medidas de peso, volume, proporção, divisões com números decimais também foram apresentadas. 

Na parte de legislação, houve questões cujo enunciado excluía um dos itens apresentados nas alternativas. Outras questões pediam para o candidato assinalar a alternativa incorreta, com base na citação fornecida de determinado artigo da legislação municipal ou federal. Também foram propostas questões com lacunas a serem preenchidas com uma das alternativas dadas, sempre fundamentadas em um artigo dado de determinado instrumento legal (Constituição Federal, Legislação Municipal, por exemplo). Houve também questões com exigência da "letra de lei", propriamente dita.

Provas objetivas e praticas

Os candidatos devem lembrar que a primeira fase do concurso é a de provas escritas objetivas para todos os inscritos, previstas para 13 de dezembro de 2015. Porém, para os que se inscreveram nos cargos que possuem uma segunda fase de seleção, será necessário pontuar pelo menos 50 por cento da prova. O edital, entretanto, não informa se esses 50% se referem à pontuação global, ou se seriam 50% em cada matéria. Dessa forma, fica entendido que será considerado habilitado para a segunda fase os que fizerem 50% de acertos totais, independente se tenham acertado 40% de uma matéria, mas tenham alcançado 60% em outra.

As provas da segunda fase, por cargo, serão:

Agente Administrativo - Prova Prática de Informática: Digitação (Word e Excel – Windows versão 2010)

Agente Administrativo Especializado - Prova Prática de Informática: Digitação (Word, Excel e Power Point – Windows versão 2010)

Assistente em Fotografia - Prova Prática de conhecimentos, como usuário de nível intermediário, de software de tratamento de imagens ou equivalentes e outros softwares utilizados na área de atuação

Agente de Transportes - Prova Prática de Direção Veicular

Agente Técnico Administrativo - Prova Prática de Digitação (Pacote Office – Windows 2010)

Agente de Transportes Especializado - Prova Prática de Direção Veicular e retro escavadeira

Agente Técnico em Edificações - Prova Prática de conhecimentos como usuário de nível intermediário, de software de desenho assistido por computador – CAD, planilha de cálculos

Agente Técnico em Desenho de Construção Civil - Prova Prática de conhecimentos como usuário de nível avançado, de software de desenho assistido por computador – CAD

Analista de Dados - Prova Prática de conhecimentos avançados em planilhas de cálculos

Analista de Mídias Digitais - Prova Prática de conhecimentos avançados em softwares de produção de mídias digitais ou equivalentes.

Analista de Tecnologia da Informação - Projeto na área de atuação (situação real)

Arquiteto - Projeto na área de atuação (situação real)

Engenheiro Ambiental - Projeto na área de atuação (situação real)

Engenheiro Civil - Projeto na área de atuação (situação real) Orçamento e Termo de Referência

Engenheiro de Produção - Projeto na área de atuação (situação real)

Egenheiro Químico - Projeto na área de atuação (situação real)

Procurador Judicial - Elaboração de peça processual nas áreas civil ou trabalhista

Secretária Executiva - Prova Prática de fluência em conversação e redação na língua inglesa.

Planejamento de estudos

Baixe aqui o planejamento de estudos, com uma planilha-modelo pronta para você organizar e agendar os períodos de estudo para cada matéria.

A planilha segue com os conteúdos comuns para três cargos (Agente Administrativo, Agente de Transporte e Agente Operacional), mas o candidato poderá adaptá-la, conforme as suas necessidades e o cargo pretendido.

Bons estudos.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos