Dicas concurso Guarda Municipal de Porto Alegre - RS

O concurso terá três fases importantes: Prova Objetiva, Prova de Aptidão Física e Avaliação Psicológica: Habilitação para Porte de Arma. Hora de se preparar!

O processo seletivo em questão prevê o provimento de dez vagas e está com inscrições abertas até 9 de outubro. Os requisitos mínimos para participação são: ter ensino médio completo, possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria "B".

Apostila completa Guarda Municipal - Porto Alegre / RS

A SMA comunica a retificação que foi acrescentada informação ao edital original, no que se refere ao exercício do cargo, o fornecimento, além do uniforme, dos instrumentos de trabalho e equipamentos de proteção individual por parte do Município. Outra informação que acrescentada foi a exigência de que o candidato tenha habilidade no manejo de armas de fogo.

Já no item 11.6.2, foi alterado o total de pontos da prova objetiva, que se encontrava incorreto, de acordo com a soma do total de pontos de cada prova. A soma total das provas, com a retificação, fecha em 120 pontos.

A carga horária de trabalho para o cargo de Guarda Municipal é de 30 horas semanais e o vencimento básico é de R$ 1.250,30, com acréscimo da Gratificação por Risco de Vida de 30% sobre o vencimento básico inicial. As inscrições ocorrem através do endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br/concursos

Programa de Provas - Dicas

O conteúdo programático da prova escrita objetiva do concurso é relativamente extenso e não podemos esquecer que também haverá prova prática, que pode eliminar candidatos na última hora. A vantagem do programa é que ele veio com a devida referência bibliográfica. Isso ajuda muito, pois os candidatos podem adquirir os materiais que levam em conta essa informação prévia, a exemplo das apostilas completas que temos para esse cargo.

Organizadora: para muitos candidatos, a expectativa é de que não seja uma prova teórica tão complexa, principalmente pelo fato de não será - presume-se - produzida por uma banca conhecida do mercado dos concursos. Por outro lado, os candidatos devem se preparar para "o que der e vier", pois não há muitos referenciais anteriores para o mesmo cargo (provas anteriores de Porto Alegre e programas similares). Lembrar que Porto Alegre fez concurso para o mesmo cargo em 2009! Hora de pesquisar esse edital e encontrar as provas, para analisar as similaridades e diferenças existentes.

Com relação a essa "escassez" de referências, será natural que os candidatos procurem aproveitar as provas anteriores para o mesmo cargo de Guarda Municipal, principalmente de concursos já realizados para prefeituras do mesmo Estado (RS), apesar de terem organizadoras diferentes. Exemplos são os concursos da Prefeitura de Canoas (Fundação La Salle), Esteio (MS Concursos), Gravataí (Makiyama), Tramandaí (Objetivas), São Sebastião do Caí (UNA) e Cachoerinha (Fundatec).

Veja a lista de assuntos e comece o quanto antes a estudar!

LÍNGUA PORTUGUESA

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Compreensão global do texto. Estrutura do texto e dos parágrafos. Ideias principais e secundárias. Elementos de coesão. Inferências. Efeitos de sentido.

VOCABULÁRIO: Significados de palavras e expressões no texto. Substituições de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. Denotação e conotação.

ASPECTOS LINGUISTICOS: Ortografia: emprego de letras. Fonética: relações entre fonemas e letras; classificação dos fonemas; encontros consonantais e vocálicos; dígrafos. Acentuação gráfica. Emprego e flexão das classes gramaticais. Relações morfossintáticas. Vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal.


Referências Bibliográficas:
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 46ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 6ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 5ª ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Ática, 2008.

MATEMÁTICA/ RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções: regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações de 1º e de 2º graus. Sistemas lineares. Matemática financeira: juros simples e compostos. Princípios de contagem.
Progressões aritméticas e geométricas. Geometria plana: polígonos, perímetros e áreas. Geometria
espacial: áreas e volumes de sólidos. Noções de Estatística: interpretação de gráficos e tabelas.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica
sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas-verdade. Equivalências. Diagramas lógicos. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos e geométricos.

Referências Bibliográficas:
ALVES, Alaor Caffe Lógica - Pensamento Formal e Argumentação. Editora Quartier Latin. 5ª Ed. 2011.
BASTOS , Cleverson Leite e KELLER, Vicente. Aprendendo Lógica. 12 edição. Petrópolis, Vozes, 2003.
DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris: Matemática. 1ª ed. – São Paulo: Ática, 2012. Obra em 4 volumes para alunos do 6º ao 9º ano.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações (volume único). 2ª ed. – São Paulo: Ática, 2005.
FILHO, Edgar de Alencar. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo, Nobel, 2002.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: Dos Princípios Fundamentais (1º a 4º); Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5º); Dos Direitos Sociais (Art. 6º A 8º); Da Organização Político-Administrativa do Estado (Arts. 18 e 19); Dos Municípios (Arts. 29 a 31); Da Administração Pública (Arts. 37 a 41); e Da Segurança Pública (art. 144).

CÓDIGO PENAL:

Das Lesões Corporais (Art. 129); Dos Crimes Contra o Patrimônio (Arts. 155 a 160); Do Dano (arts. 163 a 167); Dos Crimes Contra a Segurança dos Meios de Comunicação e Transporte e Outros Serviços Públicos (Arts. 260 a 266); Dos Crimes Contra a Administração Pública (Arts. 312 a 337-A).

LEI FEDERAL N. 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)

LEI FEDERAL N. 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE DISPÕE SOBRE REGISTRO, POSSE E COMERCIALIZAÇÃO DE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÃO, SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE ARMAS – SINARM, DEFINE CRIMES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO FEDERAL N. 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004, QUE REGULAMENTA A LEI FEDERAL N. 10.826/ 2003.

LEI FEDERAL N. 13.022, DE 08 DE AGOSTO DE 2014 (ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS).

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 133, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1985 (ESTATUTO DOS

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE)

LEI MUNICIPAL N. 6.309/1988 (PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE)

LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 478/02 (REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE)

DECRETO MUNICIPAL N. 15.613, DE 09 DE JULHO DE 2007, QUE APROVA O REGULAMENTO SOBRE O ARMAZENAMENTO, CONTROLE, MANUTENÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DE ARMAS DE FOGO PELOS OCUPANTES DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DA GUARDA MUNICIPAL.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Conceito, estrutura e organização da Administração Pública do Município. Órgãos públicos. Hierarquia administrativa. Atividade administrativa (conceito, natureza, fim e princípios básicos). Deveres do agente público (dever de agir, dever de eficiência, dever de probidade e dever de prestar contas). Responsabilidade civil do Estado (conceito, fundamento, exclusão da responsabilidade, características do dano reparável, reparação do dano e direito de regresso). Improbidade administrativa - Lei Federal n. 8.429/1992.

PRINCÍPIOS INFORMATIVOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Princípio da Legalidade. Princípio da Impessoalidade. Princípio da Moralidade. Princípio da Publicidade. Princípio da Finalidade. Princípio da Continuidade. Princípio da Indisponibilidade. Princípio da Autotutela. Princípio da Supremacia do Interesse Público. Princípio da Igualdade. Princípio da Eficiência. Princípio da Motivação. Princípio da Razoabilidade.

SUGESTÃO DE SITES PARA ACESSO À LEGISLAÇÃO:

www2.planalto.gov.br/presidencia/legislacao
www.camarapoa.rs.gov.br/biblioteca/legislacao_municipal/Legislacao_Municipal.html
www2.portoalegre.rs.gov.br/netahtml/sirel/avancada.html

INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA:
Direito administrativo (Diógenes Gasparini, Editora Saraiva)

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos