Concurso TCE/SP - Auxiliar de Fiscalização: dicas para a prova

Confira dicas para o concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para Auxiliar de Fiscalização Financeira II. Exigência é de nível médio.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) lançou o edital de concurso público para preenchimento de 125 vagas para o cargo de Auxiliar da Fiscalização Financeira II. O cargo é de Ensino Médio e proporciona remuneração de R$ 4.606,80. Os interessados têm até o dia 23 de outubro de 2015 para garantir a participação neste concurso, que é organizado pela experiente banca da Carlos Chagas (veja comentários sobre esta banca a seguir).

Conforme exposto no edital, as principais atribuições do cargo são: executar atividades rotineiras e burocráticas, realizar acompanhamento e controle de documentos e outras atividades correlatas que requeiram conhecimentos específicos da área de atuação do Tribunal de Contas paulista. Dentre as exigências do cargo, não há item algum que possa ser considerado como "impeditivo" para a participação de muitos candidatos, tais como carteira de habilitação ou experiência prévia comprovada. Isto significa que cada uma das vagas será bastante disputada, ainda mais tendo-se em consideração que o quantitativo total anunciado é bastante expressivo em uma época de "crise nacional".

A aplicação da Prova Escrita está prevista para o dia 6 de dezembro de 2015, significando que os candidatos terão menos de dois meses para garantir uma preparação mínima (considerando como "mínimo" a leitura atenta de todo o conteúdo, a revisão de itens importantes e, claro, a resolução de provas, principalmente as da própria FCC). A solução é não perder mais tempo.

Um detalhe importante é que a prova será apenas ESCRITA OBJETIVA de conhecimentos gerais e específicos. Ou seja, não haverá PROVA DE REDAÇÃO, uma etapa vista como um "segundo filtro seletivo". Por um lado, isso conta como ponto favorável para os que têm dificuldades para fazer provas de redação; por outro, logicamente, aumentará a concorrência e a necessidade de se "gabaritar".

Se a cobrança será apenas pelo conhecimento teórico (e não domínio da escrita argumentativa), portanto, a dica é se esforçar ao máximo para contemplar o programa.

Sobre a Fundação Carlos Chagas, vale ressaltar que é uma banca bastante consolidada no "mercado", com centenas de concursos públicos realizados, muitos deles justamente para diversos cargos de Tribunais (concursos jurídicos). Veja algumas das principais características desta organizadora:

- é considerada conservadora, que não admite mudanças no gabarito apresentado por ela, não dando muito respaldo a recursos;

- não apresenta nível de dificuldade elevado, mas intermediário, porém, pode incluir nas provas questões bastante complexas. Candidatos que têm facilidade para memorizar conteúdos (ou mesmo decorá-los por um certo tempo até a prova) podem levar alguma vantagens nos exames da FCC;

- tradicionalmente, formula questões de múltipla escolha, muitas delas longas (marcar a única alternativa certa ou errada, dentre opções A, B, C, D e E), sem "penalizar" o candidato por erro cometido (tal como o CESPE). Deve-se redobrar a atenção para enunciados do tipo: "marque a alternativa incorreta";

- procura "adequar" o conteúdo cobrado ao tipo de cargo/escolaridade do concurso;

- nas questões ligadas a provas de teor jurídico, costuma cobrar aquilo que se chama de "letra de lei": é o texto da lei propriamente dito que faz parte da questão;

- nas questões de Língua Portuguesa, valoriza a gramática normativa em seu estilo de questão;

- em Informática, geralmente formula questões relacionadas à prática, ao uso de ferramentas.

Veja o vai cair nesta prova do TCE/SP:

CONHECIMENTOS GERAIS:

Língua Portuguesa
Domínio da ortografia oficial. Emprego da acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Adequação da linguagem ao tipo de documento.
Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio Lógico-Matemático
Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Informática
Conhecimentos sobre Princípios Básicos de Informática: Microsoft Windows 7: conceito de pastas; manipulação de pastas, arquivos e atalhos; área de trabalho; área de transferência; uso dos menus; programas e aplicativos. Microsoft Word 2010:
estrutura básica dos documentos; edição e formatação de textos; cabeçalhos; parágrafos; fontes; colunas; marcadores simbólicos e numéricos; tabelas; controle de quebras e numeração de páginas; índices; inserção de objetos; campos
predefinidos; impressão. Microsoft Excel 2010: estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos predefinidos; controle de quebras e numeração de páginas; impressão. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico; preparo e envio de mensagens; anexação de arquivos. Internet: navegação internet, links, sites e busca; conceitos de URL; impressão de páginas.

Atualidades
Política internacional contemporânea e globalização. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro. Elementos de política brasileira. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. Será considerado o período entre janeiro/2015 até a data da publicação do Edital de Abertura de Inscrições.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Noções de Legislação
Constituição Federal - arts. 70 a 75. Constituição Estadual - arts. 32 a 36. Lei Federal nº 4.320/1964 – Título I e atualizações posteriores. Lei nº 10.261, de 28/10/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos Do Estado de São Paulo). Lei Complementar nº 709, de 14/01/1993 (Lei Orgânica do TCESP). Licitações e Contratos administrativos (Leis nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000 e atualizações posteriores): Conceitos, finalidades, princípios, objetos, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedações, modalidades, procedimentos, anulação e revogação, sanções, pregão presencial e eletrônico, sistema de registro de preços. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e atualizações posteriores: Disposições preliminares, Objetivos e abrangência. Lei Federal nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) e atualizações posteriores.

Noções de Administração Pública
Organização do Estado e da Administração Pública. Princípios da Administração Pública. Principais funções da administração: planejamento, organização, controle e avaliação. Conceito de Ato Administrativo. Planejamento Estratégico: conceito e função. Controle Interno: conceitos, funções, componentes, fundamentos legais. Controle Externo: conceitos, funções, componentes, fundamentos legais. Tribunal de Contas do Estado de São Paulo: Lei Orgânica – Lei Complementar nº 709/1993 (e alterações posteriores) – Título I; Regimento Interno, Título I.

Noções de Administração Financeira e Orçamentária
Matemática Financeira e Estatística: Razão; Proporção; Porcentagem; Juros simples e compostos; Descontos simples; Média Aritmética; Mediana; Moda. Orçamento público. Conceitos e princípios orçamentários. Orçamento-programa: fundamentos e técnicas. Lei de Diretrizes Orçamentárias: conceito e função. Plano Plurianual: conceito e função. Lei Orçamentária Anual: conceito e função.

Veja outros detalhes sobre o edital TCE-SP aqui

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos