Ferramentas para concursos disponíveis no seu smartphone ou tablet

Novas tecnologias auxiliam os candidatos durante a preparação para os concursos. Conheça alguns serviços disponíveis.

A tecnologia está cada vez mais sendo utilizada em prol dos concurseiros. Quem possui smartphone ou tablet já podia há algum tempo acompanhar as notícias sobre concursos tranquilamente, mas nos últimos tempos tem sido possível fazer muito mais atividades diretamente dessas plataformas.

Além de banco de questões (simulados online) e de notícias atualizadas, agora está chegando a vez de surgirem aplicativos voltados para o ensino eficiente de matérias específicas, principalmente aquelas cuja procura é maior.

Uma dessas inovações acaba de surgir. Fruto de uma parceria entre dois setores - a empresa de softwares Fuze.cc e o blog Neurocirurgia, foi criado o  aplicativo "SUS para Concursos", compatível com iPhone e iPad.

Segundo o site "Médico Nerd", a ideia surgiu da constatação de que a legislação e diretrizes do SUS são temas recorrentes em concursos públicos e provas de residência médica voltados para profissionais da saúde (não apenas médicos). 

Como se pode ver pelas imagens abaixo, encontradas no mesmo site, o software funciona como um e-book que traz os principais temas relacionados ao SUS, tais como os princípios, a história, legislação, etc, todos escritos de uma maneira acessível, contando inclusive com um banco de questões (quiz).

O usuário conta também com as estatísticas sobre seu desempenho: as questões respondidas/média de acertos, o tempo gasto para resolvê-las.

Tela 1Tela 2

O preço do produto virtual é bastante atrativo: na loja de aplicativos da Apple custa 3,99 dólares.

Lá também há alguns comentários de usuários, que valem à pena ser lidos antes de fechar a compra.

Simulados para celulares e tablets

Outra novidade recém lançada é o aplicativo "Tá na Mão". Segundo o site Android PIT (de onde reproduzimos o screeshot abaixo), é a ferramenta ideal para passar em concursos, pois facilita os estudos realizados em celulares e tablets com Android, disponibilizando questões de várias matérias, concursos, bancas e cargos diferentes.

É gratuito.

Tela 3

CPUB Concursos

De acordo com os seus desenvolvedores, o aplicativo está disponível somente para dispositivos com Android, pelo menos por enquanto. Os concurseiros podem facilmente encontrá-lo no Google Play.

O CPUB divulga sites, canais e links relacionados ao assunto "concursos públicos", com o propósito de organizar um pouco a miscelânia de informações que atualmente são divulgadas na web.

O concurseiro poderá, por exemplo, acessar links úteis e funcionais podem auxiliar muito em situações que envolvam não apenas os estudos, mas até mesmo contribuir para produções de material jornalístico relacionado a concursos.

São dois tipos de formatos apresentados no app: Texto e Vídeo. O Texto tem a intenção de divulgar notícias no próprio site de origem.

Já em Vídeo, o usuário acessa cursos sobre diversos temas e sobre atualidades, tais como STF, TRT, TRE, CNJ. Todas as notícias são atualizadas 24 horas e de hora em hora, através de um servidor dedicado com banco de dados, somente para esse fim. As informações são do perfil Cpub Concursos no Facebook.

Outros aplicativos e/ou sites úteis

Canva: se você estiver em busca de apps que ajudem a organizar os seus estudos, uma boa solução é o Canva.

A ferramenta gratuita oferece modelos de mapas mentais e cartões ao estilo de flashcards que ajudam na criação e memorização de notas durante a sua preparação.

Aprovado: http://www.aprovadoapp.com.br/ - ajuda a gerenciar o tempo de estudos do concurseiro; possui também aplicativo para iOS e Android, que possibilita manter dandos interligados.

Gabaritar: http://www.androidbrasil.com/noticias/android/630-gabaritar-aplicativo-do-android-para-concurseiros

Dicionário Jurídico: https://itunes.apple.com/br/app/dicionario-juridico/id395123240?mt=8

Fórmulas para concursos: https://itunes.apple.com/br/app/formulas-para-concursos/id502105361?mt=8

Questões jurídicas: https://itunes.apple.com/br/app/questoes-juridicas/id459482461?mt=8

Leis para concursos: http://www.androidpit.com.br/pt/android/market/apps/app/leis.concursos.publicos.pro/Leis-Concursos-Publicos-PRO

Rota dos concursos (sistema capaz de catalogar e selecionar provas e questões conforme a necessidade dos concurseiros): http://rotadosconcursos.com.br/

Alberto Vicente - fale@concursosnobrasil.com.br

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos