Dicas de Raciocínio Lógico para provas de concursos

Confira dicas de Raciocínio Lógico para as provas de diferentes concursos, matéria que é sempre importante ser revisada.

Proposições - Conectivos - Tabela Verdade

O conceito de proposições está relacionado com sentenças declarativas, em que seu conteúdo pode ser falso ou verdadeiro. Logo, o raciocínio lógico parte do princípio de que proposições obedecem a alguns valores, como o da identidade (em que enquanto uma proposição é verdadeira, a outra é falsa); de não-contradição (em que nenhuma proposição pode ter um valor falso e verdadeiro no mesmo momento); e do terceiro excluído (em que, de qualquer forma, uma proposição terá valor de verdadeiro e uma outra será falsa).

As proposições podem ser simples ou compostas. Enquanto as simples oferecem um valor sozinho (como em Todo homem é mortal), as compostas trazem conectivos entre si, formados pela conjunção ‘e’, disjunção ‘ou’, disjunção exclusiva ‘ou... ou...’, condicional ‘se...então...”, bicondicional ‘...se e somente se...’, negação ‘não’.

O que precisa ser analisado a fim de assumir o valor lógico das proposições é a Tabela Verdade, que consiste em atribuir valor lógico apenas das proposições ditas como compostas. Por exemplo:

P = O gato é preto e Q = O cachorro é marrom

Logo: P é V (verdadeiro) e Q é V (verdadeiro) = p^q (verdadeiro)

Entretanto, pode ser que o cachorro não seja marrom, então, uma proposição falsa. Só que o p^q continuará a sim porque trata-se de uma situação de conjunção (e). Se continuarmos assim, a seguinte tabela verdade será feita:

p

q

p^q

V

V

V

V

F

F

F

V

F

F

F

F

Leia a segunda parte deste artigo aqui.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos