Veja empresas que cadastram para o Programa Jovem Aprendiz

Cada vez mais os jovens estão em busca de oportunidades e uma boa forma de ganhar experiência é atuando como jovem aprendiz.

Grande tem sido a procura dos estudantes brasileiros por oportunidades no mercado de trabalho. Hoje, a melhor forma de ingresso nesse concorrido mercado é, sem dúvidas, o Programa Jovem Aprendiz. Trata-se de um programa instituído por lei que abre as portas do mundo do trabalho para milhares de jovens, a cada ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a aprendizagem é estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000, regularmentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Nessas legislações, ficou estabelecido que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, numa proporção entre 5% a 15% do seu quadro funcional. Para ter acesso a mais informações sobre este assunto, acesse o site do MTE.

Pensando em ajudar aos jovens nessa procura por ofertas, o Concursos no Brasil preparou uma lista contendo detalhes sobre como participar do Programa Jovem Aprendiz de grandes empresas ou órgãos públicos do país.

NATURA

A empresa, que é uma das líderes do ramo de cosméticos do Brasil, tem o "Programa Semear", que proporciona oportunidade de aprendizagem teórica e prática para os jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o ensino médio em escola pública.

O programa é realizado em parceria com a Espro e a Rede Ubuntu e busca jovens que possam atuar nas áreas de negócios, desenvolvimento organizacional e sustentabilidade,operações e logística, inovação, finanças, TI e meios digitais.

A forma de seleção é a indicação de colaboradores e terceiros, que recomendam jovens que se encaixam no perfil, durante o período de abertura das inscrições.

CASA DA MOEDA

O órgão também recebe jovens com idade entre 14 e 24 anos, por meio de uma parceria existente desde 2010, com o Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET). A proposta do Jovem Aprendiz - Casa da Moeda é que esses jovens tenham formação técnico-profissional para auxiliar em serviços administrativos.

Todos os jovens inscritos no ISBET (www.isbet.org.br) podem participar do processo seletivo da CMB de acordo com a necessidade de vagas e desde que atendam aos critérios do Programa. Se o interessado ainda não estiver inscrito no ISBET, pode se cadastrar pelo site ou na Estrada do Barro Vermelho, 21 – Rocha Miranda, Rio de Janeiro (próximo a estação de trem).
Telefone: (21) 3512-5080.

CARREFOUR

O Programa Aprendiz do Grupo Carrefour recebe jovens entre 16 e 20 anos, que esteja matriculado e freqüentando escola, caso não tenha concluído o Ensino Fundamental e esteja inscrito no programa desenvolvido por instituições de aprendizagem.

Há parceria com o SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, instituição qualificada para ministrar os cursos de aprendizagem que os jovens deverão freqüentar. Informações sobre inscrições e outros requisitos podem ser obtidas aqui.

DANONE

A Danone também recebe inscrições via sites da Espro ou do CIEE, que intermediam mão de obra de aprendizagem para diversas empresas. Para mais informações entre nos sites www.ciee.org.br/portal/index2.asp ou www.espro.org.br/ .

CAIXA

O Programa de Aprendizagem da Caixa oferece uma série de benefícios e engloba duas iniciativas: o Adolescente Aprendiz e o Jovem Aprendiz, cada um com características e clientela específicas. O banco oferece salário, vale transporte, férias, FGTS e auxílio alimentação.

Saiba como se inscrever aqui: http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/trabalhe_caixa/aprendizagem/

PETROBRAS

Para se inscrever no Programa da Petrobras, é preciso estar em situação de vulnerabilidade social, idade entre 15 e 21 anos, residir no entorno das unidades da Petrobras.

Cada local realiza seu processo seletivo em uma data determinada, que depende do término da edição anterior do Programa. Informações adicionais no site da Petrobras.

VALE

O Programa Jovem Aprendiz da VALE tem processo seletivo com fase teórica. De acordo com a formação escolhida, com carga horária de 4 horas por dia e serão ministradas nas Unidades do SENAI de Vitória, Vila Velha e Serra.

Os processos seletivos são abertos de acordo com as necessidades de cada área, portanto não há calendário de inscrições formulado. Os candidatos devem ficar atentos e consultar a página da VALE.

ITAÚ Unibanco

O Itaú Unibanco contrata diariamente jovens o seu programa e proporciona aos jovens inseridos uma capacitação teórica 690 horas direcionadas ao segmento de interesse do Banco.

As inscrições são feitas pelo Grupo Vagas, aqui.

***

Antes de escrever um comentário maldoso sobre o modo como as pessoas escrevem, apontando os "erros de português" e querendo dar uma de "dono da gramática", leia este artigo

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos