Energia positiva para os concursos

Os concursos podem se tornar relativamente mais "fáceis" quando estamos rodeados de energias positivas e respeitamos o nosso "ambiente interno".

Um ambiente tranquilo é o ideal para o aprendizado* (...). Uma biblioteca silenciosa, bem iluminada, com a temperatura agradável, pode ser o seu quarto mesmo, desde que esteja preparado para manter seu equilíbrio e ritmo de estudo.

Falamos sobre o ambiente externo, mas existe um outro lado com importância fundamental para a tranquilidade do estudo, uma mente tranquila, o ambiente interno do candidato.

Não digo uma mente sem problemas, os quais podem ser até uma motivação para estudar. Um problema financeiro ocasionado por uma demissão inesperada ou uma doença na família não se pode evitar, temos que aprender a conviver com eles e fazer o melhor para separá-los.

Mas existem outros problemas que podem ser neutralizados, desde que haja uma busca pela tranquilidade. Se brigou com um familiar, principalmente os que moram com você, peça desculpas rápida, mesmo que tenha razão! Anule este peso. Se tem um relacionamento conjugal complicado, perderá menos tempo se primeiro resolver o que está errado, para depois recomeçar nos estudos. Se houve um desentendimento com um vizinho, cure logo essa ferida, não deixe que um momento infeliz tome conta de sua energia para vencer. É claro que ninguém tem que virar mártir para vencer nos concursos, se o vizinho é barulhento, mal-educado e não respeita a convivência em sociedade, isto vai acabar em reunião de condominio.

As situações a que me refiro são aquelas que podem ser resolvidas com uma dose de coragem e humildade de nossa parte, e nas quais você terá  muito mais a ganhar em tranquiliddade: uma fechada no trânsito, um atendimento deselegante em uma loja, alguém que furou a fila do banco, arranharam seu carro, seu time perdeu e um desconhecido gozou com a sua cara... Respire fundo e deixe tudo para lá.

Escrevo isso para os concurseiros e para mim mesmo. Neste mundo louco em que vivemos, é muito melhor perder uma partida por um momento, mas ganhar a tranquilidade no resto da semana. É um exercício diário para todos. Em uma hora de relaxamento, leiam livros sobre como ter uma vida mais leve, sempre considerem a possibilidade de aprender.

Outra situação que amplia a sua aura de positividade é ensinar a matéria para os amigos, dar dicas dos melhores livros, melhores sites de informações, cursinhos, apostilas, DVDs, audiolivros, tudo que for possível para melhorar a vida do próximo.

Muitos pensam que esta pessoa irá tomar a sua vaga, o que é uma grande bobagem. Garanto a você: esta pessoa, além de não tomar a sua vaga, será um aliado em sua vitória, pois, como já dito, no momento em que você ensina, também está aprendendo, na verdade está consolidando profundamente o aprendizado. E tempos depois é bem possível que vocês dois estejam trabalhando na mesma cassa ou em órgãos próximos: Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal, Banco Central. Será com prazer e gratidão que lembrarão destes árduos tempos de estudo.

A aura daquele que ajuda é outro ponto importante na busca da tranquilidade mental. uma energia positiva se forma ao seu redor, como uma redoma de harmonia, que atrairá também pessoas e situações com energias próximas, gerando um ambiente ótimo para o sucesso nos estudos. É bem provável que uma ajuda inesperada do destino aconteça, e esta pessoa nem saiba de onde veio, sendo que ela mesma atraiu esta graça. Alguns chamam de milagre, sorte, atração. Prefiro apenas  dizer que faz muito bem para quem está na estrada dos concursos.

*Alex Viégas - Manual de um concurseiro: o caminho das pessoas comuns (capítulo do autor, p. 103 -104).

Antes de escrever um comentário maldoso sobre o modo como as pessoas escrevem, apontando os "erros de português" e querendo dar uma de "dono da gramática", leia este artigo

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos