Estudando para concursos pela internet

Internet é uma aliada poderosa dos seus estudos, embora não resolva tudo. Confira algumas dicas de sites que podem contribuir para dar mais interatividade aos seus momentos de estudo.

Nas próximas linhas não estará em jogo se é possível ou não passar em concursos estudando pela internet, pois já está claro que isso depende de cada pessoa. Mas devido à considerável lista de concurseiros interessados em sites/blogs que disponibilizem conteúdo gratuito, resolvemos discutir um pouco sobre o assunto e, na medida do possível, sugerir algumas páginas. Claro que será uma sugestão meramente exemplificativa e breve, uma vez que lista alguma de páginas será capaz de delimitar a imensa quantidade de material despejado na  rede a cada dia.

De antemão, é preciso deixar claro que jamais devemos esperar de qualquer site aquela fórmula mágica que as farão ser aprovadas. Com isso, não estamos negando que o papel da internet em uma boa preparação seja de grande importância, até porque existem aqueles que somente conseguem estudar por meio desse canal (ou se condicionaram a isso), motivadas por fatores diversos, tais como a dificuldade de locomoção diária nas cidades, a falta de tempo para cursos presenciais, a alegada "praticidade", a vontade de "estar antenadas com as novidades", etc. No entanto, é sempre bom ter em mente que embora a internet se apresente como extremamente positiva em alguns contextos, estudar continua significando a mesma coisa: estudar. Com ou sem internet, o trabalho muitas vezes árduo de se debruçar sobre o conteúdo continua sendo o mesmo para todos os estudantes minimamente comprometidos, sejam eles virtuais ou presenciais.

Quanto aos tais sites gratuitos, outro lembrete: em suas pesquisas diárias, você certamente vai encontrar determinados materiais (conteúdo) por alguma porta de acesso facilitada, tais como os sites de compartilhamento de arquivos, os próprios buscadores, as cópias digitalizadas repassadas de amigo para amigo, enfim. Mas convenhamos que em alguns casos essa maneira de encontrar conteúdo não pode ser considerada totalmente legal. Para ilustrar, é o mesmo processo que já ocorre com o compartilhamento "gratuito" de músicas na internet. Ora, existe um mercado de conteúdo pago que está sendo lesado por essa prática e não podemos negar isso, seja qual for a circunstância!

Entre os comentários recebidos no blog Dicas houve pessoas que pediram "modelos de redação". Bastam algumas buscas na internet para resolver esse problema, pois modelos textuais hoje é o que não vai faltar para continuar os seus estudos. Os interessados em reforçar seus conhecimentos práticos e teóricos sobre redação poderiam aliar seus estudos à leitura de redações prontas, facilmente encontráveis em bancos de redações (citemos os bancos de redações do Uol, do Redação Criativa e o do Brasil Escola, para começar).

Por falar em produção de texto, conteúdo de língua portuguesa em geral talvez seja o que mais seja encontrado na web, indo desde a íntegra do novo acordo ortográfico (inclusive os comentários sobre) até a assuntos gramaticais de qualquer complexidade (inclusive questões de concursos comentadas).

Vale também lembrar que portais exclusivos para baixar provas e gabaritos anteriores ou responder simulados são inúmeros na rede e acredito que a esta altura ninguém mais sinta dificuldade nessa área. O Concursos no Brasil também fornece esse tipo de conteúdo de apoio. Para saber mais, acesse a nossa seção dedicada a Questões de concursos.

O outro lembrete importante é que os concurseiros não podem deixar de conferir frequentemente os conteúdos gratuitos em vídeo sobre assuntos recorrentes em concursos (vide Youtube, por exemplo). Você não precisará pesquisar muito para encontrar boas dicas em gravações de aulas, aulas em vídeo, ilustrações de temas e outros materiais nesse formato.

Nessa busca por conhecimento (embora seja difícil por causa do foco dos concurseiros) se você tiver tempo para fazer alguns cursos online sobre temas relacionados com algumas das matérias em voga no concurso que lhe interessa participar, valerá muito à pena. Informática é um desses temas e há diversos sites que disponibilizam esses cursos. Podemos citar aqui a Fundação Bradesco (http://www.ev.org.br/Cursos/Paginas/Online.aspx), onde, após um breve cadastro o usuário poderá ter acesso a conteúdos sempre atuais em concursos, como as ferramentas de escritório, os sistemas operacionais, segurança da informação e tantos outros (com direito a certificado válido nacionalmente).

Por fim, você não pode deixar de acompanhar aquelas páginas que vou classificar aqui livremente como de "conteúdo paralelo", pois são tão importantes quanto os próprios conteúdos de provas específicas. Entre esses conteúdos, podemos lembrar dos blogs dedicados ao cotidiano de estudos dos concurseiros, com dicas, atualizações, motivação e muito mais ("Luta de um concurseiro", "Blog do concurseiro solitário" e as próprias dicas e notícias do Concursos no Brasil). Uma outra alternativa é o acesso a sites similares ao "Até Passar", um misto de rede social voltada para concurseiros e página de conteúdo compartilhado, facilmente acessível a todos os que se interessarem.

Até a próxima dica, concurseiros. Continuem acompanhando nosso Blog!

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos