Gramática para concursos: útil para manter o foco

Saiba por que é importante estudar língua portuguesa para concursos tendo em mãos uma gramática especializada.

Quando se trata de livros que demandam consulta frequente, como os da área de linguística textual, parto do principio de que investir na aquisição de alguns deles é algo extremamente importante, independente da área de formação em que atuamos. Ou seja, deveria se tornar uma espécie de lei que qualquer usuário da língua nativa adquira em algum momento da vida uma boa gramática, pois ela, quando bem utilizada, só trará benefícios.

Cursos para concursos com valores entre R$ 20 e R$ 89? Acesse a nossa plataforma!

Da mesma forma que enfermeiros, biólogos, médicos, engenheiros e tantos outros profissionais fazem quando colecionam seus principais tratados, possuir uma gramática sempre à disposição é, no mundo em que vivemos, uma questão de necessidade. Uma gramática tem ainda a vantagem de ser um dos mais abrangentes “tratados” que podemos ter!

Tudo isso também é válido para o concurseiro: ele deve ter sempre disponível pelo menos duas gramáticas. A primeira é a gramática convencional, de preferência em edição atualizada; a segunda opção ainda não é tão usual para os concurseiros, mas tão importante quanto a primeira: ele precisa adquirir uma gramática voltada para a resolução de questões das provas dos concursos.

Dentre as diversas opções de gramáticas para concursos existentes no mercado, quero destacar aqui a recente A Gramática para concursos públicos, de autoria do professor Fernando Pestana. Trata-se de uma gramática que apresenta todo o conteúdo gramatical normativo, no entanto, apresenta uma abordagem especificamente voltada à preparação para as provas de concursos. O concurseiro terá à disposição uma coletânea de assuntos que são mais cobrados nas provas, além das questões que são discutidas entre os próprios gramáticos, e – claro que não isto não poderia ficar de fora – uma coleção de mais de 1.300 questões atualizadas e comentadas.

De acordo com o próprio autor, um dos propósitos da A Gramática para Concursos Públicos é justamente não deixar que o concurseiro “seja enganado com questões fora da realidade dos concursos atuais”. Uma gramática para o concurseiro, nos lembra Pestana, precisa necessariamente, dizer ao concurseiro “o que se deve estudar, isto é, o que mais cai nas provas de concursos públicos... a cada capítulo”.

No que se refere à leitura de gramáticas, infelizmente acontece um fenômeno a um só tempo paradoxal e irônico. Pasmem os senhores, mas existem pessoas que cultivam uma antipatia por gramáticas por causa de uma suposta “barreira da linguagem”. Dito de outra forma, tem gente que acha insuportável a linguagem utilizada pelos gramáticos para se referir à própria linguagem! Ciente disso, Fernando Pestana, escreveu um livro com linguagem leve, explicações objetivas, primando pelo dialogo com o leitor, de maneira descontraída. O propósito do livro não foi exagerar no rebuscamento e na verborragia muitas vezes presentes na discussão linguística, mas simplificar o “jargão gramatical”, sem menosprezar o doutrinamento.

Por fim, A Gramática para Concursos Públicos tem outra característica marcante: foi elaborada a partir do somatório de contribuições dos próprios usuários da língua. Como professor experiente de cursos preparatórios, Pestana buscou atender determinadas carências e sugestões oriundas tanto de alunos quanto de professores. “Minha motivação foi escrever a melhor gramática de todos os tempos, no sentido de ajudar o aluno em todos os aspectos. Hoje, um aluno precisa comprar mais de uma gramática para ter tudo (teoria completa + milhares de questões [comentadas, diga-se de passagem]). Além disso, o concurseiro precisa comprar livros de questões. Pensando nisso, fiz uma pesquisa entre alunos e professores durante dois anos para saber o que eles queriam ver em uma gramática, de modo que ela atendesse a todas as necessidades de alunos e professores”, conclui o autor.

alberto@concursosnobrasil.com.br

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos