Dicas sobre Administração Pública para provas de concursos

Noções de Administração: conceitos, objetivos, evolução histórica, organizações, eficiência e eficácia. Conhecimentos específicos para cargos administrativos.

Umas das matérias que serão cobradas em diversos concursos públicos para cargos técnico-administrativos, tais como Assistente em Administração (principalmente de Universidades Federais), é a de "Noções de Administração: conceitos, objetivos, evolução histórica, organizações, eficiência e eficácia". Confira algumas dicas sobre essa matéria.

Noções de Administração: conceitos, objetivos, evolução histórica, organizações, eficiência e eficácia

A Administração tem como objetivo base planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos e a utilização dos mesmos a fim de alcançar um objetivo em comum. O conceito de eficiência se diz respeito ao modo como você fará dar certo as coisas, de forma adequada com um custo menor, como se não perdesse tempo. Já a eficácia é o modo como escolhe os objetivos para que eles sejam eficientes.

No que se fala da Evolução Histórica, a noção de Administração foi influenciada por muitos teóricos e transformações sociais, como a Revolução Industrial. Atualmente, se utiliza a Teoria Neoclássica da Administração, em que há uma preocupação maior com os processos internos, em relação ao comportamento da equipe, interpessoal e até o tratamento e condições aplicadas a cada processo e indivíduo.

Noções do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle

Todo o processo administrativo passa por uma fase de planejamento, organização, direção e controle. Isso quer dizer que, dentro de um ambiente organizacional administrativo, cada um tem de conhecer o seu papel, definido estratégias de planejamento para alcançar os objetivos de forma totalmente organizada. É preciso conhecer o que está em sua volta, se adaptar ao ambiente e promover resultados úteis para a empresa e para a equipe.

O processo administrativo conta com a direção, no quesito de liderança, porque o administrador deverá lidar com o que está a sua frente, tendo noção de quem seria melhorar desempenhar cada função ou como resolver o problema utilizando uma técnica X. E o controle está relacionado ao método de monitorar e de certa forma, gerenciar os indivíduos, principalmente quando o planejamento não dá certo. O administrador que dará o foco.

Noções de Comportamento Organizacional: comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional

Quando se fala em Comportamento Organizacional remete-se ao conjunto de práticas que visem um melhor comprometimento da equipe na empresa, no ambiente organizacional, a fim de saber quais são as aptidões de cada e se essas habilidades estão sendo utilizadas para um resultado efetivo.

O comportamento organizacional tem como base a comunicação interpessoal e coletiva, a liderança, a motivação e equipes. Isso tudo gera uma cultura organizacional, em que cada indivíduo conhece o seu espaço e respeita um do outro, procurando sempre resolver os problemas e aprimorar o seu conhecimento, buscando atingir as metas estipuladas pelo gerente ou administrador. Cada um tem sua função e dentro de cada setor tem um mediador que procura motivar a equipe e descobrir problemas a fim de resolvê-los mais rapidamente.

Noções de Administração Pública: Princípios fundamentais que regem a Administração Federal; administração direta e indireta

Sabe-se que a administração pública se divide em administração direta e administração indireta. Pode-se dizer que a função de atender às necessidades da população e do coletivo, utilizando de recursos públicos e usufruindo do poder para melhorar a sociedade em si cabe mais à administração indireta, enquanto a administração direta é aquela que fica a cargo dos ministérios e os três poderes (executivo, judiciário e legislativo).

Os princípios fundamentais da administração federal são 5:

  • Planejamento: estabelecimento de metas e normas para metas.
  • Coordenação: agir em sincronia com demais órgãos, harmonizando as atividades referentes à administração.
  • Descentralização: divisão de funções.
  • Delegação: atribuir autoridade.
  • Controle: organização do processo e monitoramento.

Noções de RH: recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e relações interpessoais

Os Recursos Humanos têm como principal o objetivo lidar com a comunicação humana e as relações interpessoais. Desde o momento do recrutamento, os indivíduos são selecionados conforme a aptidão de se encaixar nos valores da empresa e se promover um trabalho em equipe eficiente. A partir disso, eles são treinados para desenvolverem melhor as suas qualidades e conhecer como lidar com defeitos, atestando sempre a capacidade e habilidade de cada profissional.

Contratos públicos

Contratos públicos são recursos e ferramentas que regularizam a aquisição de bens e serviços, tal como a construção de obras.

Patrimônio público

Patrimônio Público é aquele espaço ou edifício que pode ser usufruído pelo público e sociedade, sendo definido como um ambiente de ordem coletiva, em que não deve haver nenhum tipo de discriminação.

Noções de arquivamento

A noções de arquivamento consiste em saber classificar os documentos e registrar cada um conforme a tramitação e ordem de prioridade.

Transparência no Serviço Público

É obrigatório e essencial que o serviço público administrativo trate e forneça aos indivíduos as informações necessárias para analisar relatórios ou até mesmo verificar a incidência de reclamações, pedindo de certa forma um maior comprometimento por parte dos administradores, por exemplo.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos