Dicas para as provas da Prefeitura de São Caetano do Sul - SP

Provas serão aplicadas de 21 a 28 de fevereiro de 2016. Conheça o estilo da banca e veja como esquematizar o seu programa de estudos.

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo, abriu concurso público para preenchimento de 884 vagas em diversas áreas da administração, como Saúde e Educação. Os detalhes do edital estão aqui.

As inscrições prosseguem abertas até o dia 17 de janeiro de 2016 e as provas escritas objetivas serão realizadas provavelmente nos dias 21 e 28 de fevereiro de 2016.

Estilo da banca CAIPIMES

A Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas - CAIPIMES é unidade organizacional vinculada à Universidade Municipal de São Caetano do Sul - UCSC (www.uscs.edu.br), entidade autárquica da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Não se trata de uma banca tradicionalmente conhecida no "mercado" dos concursos, mas possui vasta experiência.

Na lista de concursos realizados pela CAIPIMES (veja a lista http://www.caipimes.com.br/concursos_t.html), estão diversas prefeituras paulistas, CRAISA, METRÔ SP, DAE de São Caetano do Sul, CONDEMAT, CPTM.

Com relação ao estilo da banca*, a CAIPIMES aplica provas predominantemente objetivas (múltipla escola), no padrão ABCD (quatro alternativas e uma correta ou incorreta). A propósito, vale lembrar que este também será o padrão para todos os cargos deste concurso da Prefeitura, que estamos analisando. Não haverá, para cargo algum, outro tipo de prova, seja prática, de títulos ou discursiva.

As provas de língua portuguesa geralmente trazem textos curtos (10 a 15 linhas), oriundos de fontes da internet. As questões são geralmente sobre conteúdos da gramática normativa, a exemplo de: uso do acento grave (crase em frases, para verificar qual o uso correto), sinonímia, pontuação (exemplo: uso das vírgulas), tempos verbais, funções sintáticas (exemplo: sujeito e predicado), ortografia, concordância e classes gramaticais.

Em matemática, questões envolvendo o uso de frações, percentuais, regras de três, razão e proporção, medidas de volume, entre outros, são frequentes. Há também a cobrança de conteúdos específicos ligados ao município de São Caetano do Sul, as quais também devem ser atentamente estudadas.

Programa de estudos

Veja o que vai cair nas provas de São Caetano do Sul em nossa tabela comparativa, que poderá ser utilizada para esquematizar e acompanhar os estudos, desde que sejam feitas as devidas adaptações no editor de texto. Baixe aqui.

* Tomamos por base a prova de Agente Administrativo do DAE de São Caetano do Sul 2015.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos