Aberta a temporada de estudos para concursos previstos

Independente de qual concurso previsto irá escolher e de qual método de estudos adotar, o importante é que o concurseiro mantenha o foco.

Muitos cursos preparatórios já abriram as suas matrículas para os concursos previstos para acontecer em 2013. As oportunidades serão mesmo diversas, tanto no âmbito federal quanto estadual ou municipal, com milhares de vagas em todo o Brasil. A vantagem de formar novas turmas, para concursos que ainda nem sequer lançaram o edital, é o tempo que a unidade de ensino ganha para fazer um bom planejamento das aulas, assim como ganha tempo o candidato para estudar.

Para se ter uma ideia, há turmas já formadas para disputar concursos futuros como o do INSS, Correios, Depen, Ministério das Cidades, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Ministério da Saúde, Banco Central, Petrobras e Banco do Brasil. A LFG é uma das redes de ensino bastante requisitadas no Brasil nessa área de preparação prévia, com aulas por videoconferência. Ela já está com turmas formadas para dar toda assistência aos concurseiros.

Em diversos estados e municípios brasileiros também há muita gente se preparando para a leva de certames municipais e estaduais que deverão ser abertos ao longo deste ano. Somente para citar um exemplo, lembremos que bons concursos poderão sair do papel este ano no município do Rio de Janeiro, uma das mais lindas capitais do mundo, mas também um lugar também atraente para se fazer concursos públicos. Tanto é assim que gente como a concurseira, Graça Santos, 34 anos, planeja estudar em cursos preparatórios para adiantar os estudos para os concursos previstos da prefeitura do Rio de Janeiro, para diversas áreas de formação e órgãos municipais. 

Também de olho nesta oportunidade, Karen Oliveira, moradora de Caxias, região metropolitana do Rio, começa a estudar para as vagas de trabalho na prefeitura do Rio de Janeiro, um trabalho que ela julga bom e estável por não a tirar da locação do Rio de Janeiro, uma cidade que ama viver. "O salário ganho no funcionalismo público, ao menos em nível municipal, sei que não é tão atraente. No entanto, só em não temer mais a demissão e ainda ter uma renda para investir no futuro e se entreter no Rio, vejo esta como uma grande oportunidade", falou Karen. A estudante não leva em conta o fato de residir em Caxias, pois diz estar se preparando para encarar este desafio, já que para ela o importante é ter estabilidade na Cidade Maravilhosa. "O meu projeto é não sair do Rio por achar este lugar um espaço de sol, mar e grandes oportunidades de emprego e qualidade de vida", conclui.

Aprendendo em pleno vapor

De acordo com Gisvaldo Gomes Araújo Jr, coordenador de uma das unidades da LFG, estão "aprendendo em pleno vapor" as turmas para os concursos da Petrobras, Banco do Brasil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, enquanto que turmas para concursos como o do Ministério das Cidades e Banco Central estão em vias de serem criadas, devido à procura de interessados. "O [nosso] objetivo é oferecer uma qualidade que torne nossos alunos muito competitivos. Para isso investimos em uma excelente equipe de professores e materiais de estudo atualizados", conta Araújo.

Vale ressaltar que um concurseiro que deseja bem sucedido precisa começar a estudar mesmo antes de pisar os pés numa sala de aula, isto quando seu interesse é mesmo se matricular em cursos (pois também pode não ser). "Já é hora de revisar as provas anteriores de cada concurso, ler muitas dicas de como ser aprovado em concursos e seguir firme neste propósito para 2013", enfatizou o coordenador.

Outro exemplo é o curso Excel Inforenglish, na Bahia, que não está com turmas abertas para concursos previstos, porque ainda vem montando as turmas, mas a procura tem sido satisfatória. De acordo com o diretor do curso, Wallace Souza, é importante que os concurseiros estejam mesmo antenados,  pois "é preciso ter pressa para estar em dia com o conteúdo".  Ou seja, independente de qual concurso previsto irá escolher e de qual método de estudos irá adotar, o importante é que o concurseiro mantenha o foco.

Edição/Redação: Alberto Vicente (alberto@concursosnobrasil.com.br). Reportagens: Michelle Oliveira

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro