Características da organizadora Instituto Zambini

Veja algumas características das provas elaboradas pelo Instituto Zambini.

O Instituto Zambini é considerado uma instituição com respaldo positivo no "mercado" de concursos e processos seletivos, sendo até bem conhecida dos candidatos, em especial aqueles do estado de São Paulo. Possui, portanto, seriedade e responsabilidade na execução de seleções, além de uma vasta experiência, principalmente na realização de concursos de prefeituras de municípios de São Paulo, algumas autarquias municipais e conselhos regionais, entre outros órgaõs.

As provas são bem elaboradas e a logística de trabalho bem organizada, uma vez que o Instituto conta com estrutura própria para produzir seus materiais (gráfica).

Como são as provas?

Dependendo do concurso público, o Instituto possui plena capacidade para realizar as principais modalidades de provas, sejam práticas (como no caso de avaliações para advogados, por exemplo), sejam  discursivas ou objetivas (estas seguem geralmente o padrão de apresentar quatro alternativas “a”, “b”, “c”, “d”).

Alguns professores apontam que os candidatos devem sempre atentar para os conhecimentos básicos de pelo menos estas áreas: Português, Atualidades, Matemática e Raciocínio Lógico. O estilo de provas do Zambini tende a buscar enfoques contemporâneos nas questões apresentadas.

Já entre os candidatos, alguns foruns enfatizam que em determinadas seleções, o Instituto divulga a versão do gabarito de forma justificada, isto é, o candidato pode descobrir os motivos da sua questão assinalada não estar correta. Isso certamente ajuda nos estudos para os próximos concursos da banca.

As avaliações são muito bem preparadas, focando nos conhecimentos dos candidatos, se restringindo ao que for cobrado no edital. No momento da preparação para uma nova prova do Zambini, o candidato não poderá esquecer de que deve consultar as provas anteriores já aplicadas, começando pelas mais atualizadas. Afinal de contas, a única forma de se "prever" o estilo de prova de uma banca é conhecendo as últimas avaliações que ela aplicou.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro