Como estudar para mais de um concurso

Antes de apostar em diversos concursos quase simultaneamente, o concurseiro deve avaliar o que pode e o que não pode dar certo ao longo da sua trajetória de estudos.

O sonho de ter o nome constando na lista dos aprovados de um concurso público, ainda mais se for concorrido, faz com que muitas pessoas façam inscrições em vários certames quase ao mesmo tempo. O problema é que entre estar inscrito em todos e estudar para conseguir a tão almejada aprovação são coisas bem diferentes.

Imagine que, se a disciplina e perseverança devem estar presentes na vida de uma pessoa que estuda concursos, observe então o quanto esses itens precisam estar em dobro na rotina de quem vai estar presente em dois, três, quatro, cinco e até mesmo seis concursos públicos?

Mas, muita calma porque há dicas ótimas para que você esteja em dia com o conteúdo de todos os concursos sem ter com isso que se estressar com a grande demanda de responsabilidades. Veja as sugestões, bem simples, que serão dadas e comece a colocar em prática para obter êxito nos seus objetivos.

A primeira dica é ver quais os conteúdos são comuns a todos ou pelo menos a maioria e fazer um agrupamento dos assuntos que vão cair nas provas, fazendo isso você vai poupar tempo para revisar outros assuntos e ao mesmo tempo se manter atualizado com as disciplinas gerais.

A segunda dica é separar as matérias que tratam sobre os assuntos específicos de todos os concursos como exemplo de direito, administração entre outros. Com esta separação, você vai saber quais os dias mais adequados para estudá-los juntos. Afinal, não dá para prever se as questões em cada prova, mesmo em concursos diferentes, exigirão a mesma interpretação. O concurseiro que deseja ser aprovado precisa se atentar a estes detalhes.

A terceira dica é você saber quais os concursos priorizar, pois, por mais que esteja inscrito em vários, é necessário ter um foco naquele para o qual você considera ter mais aptidão, ou achar mais conveniente (por exemplo, considerando em qual irá ser melhor remunerado e terá uma jornada mais equilibrada de trabalho). Não esqueça de que não é porque você está inscrito em vários concursos que tem que dar tiro para tudo quanto é lado, sem nenhum foco.

De resto, é manter a disciplina de estudo, superar os momentos em que achar que vai ser impossível passar, manter-se firme no alvo e fazer tudo que está ao seu alcance para conseguir a sua aprovação, porque o pior é lamentar por não ter tentado.

Sucesso a todos os concurseiros!

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro