Como superar o estresse antes da prova

Não é tarefa simples manter o equilíbrio físico e emocional na véspera de uma prova. Por isso, é importante se lembrar de regras básicas de autocontrole.

Imagine o estado dos nervos de um concurseiro que abriu mão de horas de lazer, fins de semana, baladas e bate-papo com os amigos, para conseguir a aprovação naquele concurso disputado por milhares de pessoas? Imagine a sua apreensão naqueles momentos que antecedem a realização da prova, pensando nas vantagens da aprovação (o ótimo salário), mas sem deixar de vislumbrar também algumas possibilidades de reprovação?

De fato, não é nada fácil enfrentar uma situação como esta, que ainda se intensifica quando começam a faltar poucos dias para a aplicação das provas. Piora ainda mais a tensão se as provas forem feitas por fundações consideradas "rigorosas" como a Cesgranrio, a Fundação Rio Branco, a Fundação Getúlio Vargas, o Cespe, o Ceperj, entre outras, reconhecidas pela elaboração de questões complexas, bem elaboradas, que levam o candidato a pensar o máximo que puder.

Há muitas sugestões que podem ser dadas para você que se encontra a um passo do sucesso - ou não - em uma das etapas mais importantes da vida, para alguns até mesmo decisiva quantos aos rumos da vida profissional e financeira. A primeira delas é a mais óbvia e nem por isso menos esquecida na hora H: é importante manter a calma e responder as provas com confiança na preparação pregressa que se fez, já que o nervosismo pode sim, colocar a perder um trabalho duro de estudos cultivado há meses ou anos.

Depois disso, funciona muito bem manter a mente organizada. Mas, você pode se perguntar: como uma pessoa nervosa pode manter a mente organizada? Não é simples, sabemos disso, mas é preciso tentar assimilar em si mesmo que você estudou, deu o seu melhor e que tem bagagem suficiente para responder corretamente a maioria das questões. Autoconfiança, portanto.

Outra alternativa tão simplória mas muito eficaz é procurar desenvolver atividades pré-provas que proporcionem prazer, como ir ao shopping, assistir aquele filme bem legal, sair com aqueles amigos, comer uma pizza e jogar conversa fora. Atitudes como estas vão ajudar a espairecer um pouco e dar a calma de que precisa para enfrentar a maratona de provas.

Por fim, atividade física, via de regra, é sempre muito bem vinda. Além de fazer bem para o corpo de uma forma geral, ajuda também no controle do ritmo respiratório, algo que é fundamental para que a oxigenação corpórea contribua para enfrentar melhor os desafios das provas.

Sucesso a todos os concurseiros!

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro