Concurso TRT 4ª - Edital é o primeiro a oferecer vagas para negros

TRT - RS é o primeiro órgão do Judiciário brasileiro a publicar edital de concurso com reserva de 20% das vagas para candidatos negros. Outros certames dos "T" seguirão o exemplo.

Está lançado, desde a manhã do dia 15 de julho de 2015, o novo edital de concurso para o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A iniciativa pública já vinha sendo aguardada por muitos candidatos interessados e, como se esperava também, está sob os cuidados de uma boa organizadora: a Fundação Carlos Chagas.

Mas infelizmente o número de vagas imediatas ficou aquém do desejado, pois são apenas quatro para Analistas de algumas áreas de nível superior, e 14 para Técnico Judiciário de nível médio, cargo que com certeza será o mais procurado do certame. 

Analistas e Técnicos perceberão salário inicial bastante atrativo em um tempo de crise econômica como o nosso: os valores atuais são de R$ 8.863,84 e R$ 5.425,79, respectivamente. 

Apostila completa para Técnico Judiciário /– Área Administrativa - Concurso TRT 4ª Região

Mas a grande novidade deste concurso, sem dúvidas, é o fato de ele ser o primeiro de um órgão do Judiciário brasileiro a reservar 20% das vagas para candidatos negros. Como bem lembra a Secom/TRT4, a medida está regulamentada na Resolução Administrativa nº 11/2015, disponível no www.trt4.jus.br (menu “Consultas/Atos Normativos/Resoluções Administrativas).

De acordo com a resolução, poderão concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 

Atenção: as informações prestadas pelo candidato serão presumidas como verdadeiras. Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se já nomeado, a sua nomeação ficará sujeita à anulação, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

As provas serão realizadas na Capital e em outras cinco cidades (Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas), de acordo com a região para a qual o candidato se inscreveu. Serão cobrados conteúdos sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação e Noções de Informática, além de conhecimentos específicos de cada área.

A homologação do resultado está prevista para 6 de novembro de 2015.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro