Cursos por teleconferências: uma boa alternativa de preparação

Cursos preparatórios por teleconferências têm democratizado a aprovação em concursos.

Ainda é bastante evidente entre grande parte dos cursos preparatórios a preferência pela forma mais tradicional de ensino-aprendizagem, que é aquela tríade básica: o professor de pé (1), de frente para uma classe sedenta (2), explicando (3) - expositivamente - os conteúdos que cairão nas provas. Nem precisaríamos lembrar que não se está em jogo dizer que determinados métodos e meios de ensino adotado são "ruins" ou "bons" para repassar determinados conhecimentos, até porque sabemos que cada um deles têm a sua eficácia historicamente comprovada. No entanto, quanto mais diversificados forem esses métodos e meios de ensino, melhores serão as chances de os cursistas assimilarem bem os conteúdos - você concorda?

Pensando nisso, muitas redes de cursos preparatórios estão investindo em um novo modo de oferecer aulas, adotando tecnologias que possam favorecer o melhor aproveitamento dos conteúdos. Exemplo disso é o sistema de teleconferência, que tem sido muito usado por unidades de ensino que objetivam ter filiais em todo o Brasil, a um curso relativamente baixo e ao mesmo tempo tendo a liberdade de poder trabalhar com os melhores professores da área sem ter a distância como empecilho.

Esta foi a forma que a rede de ensino LFG (sigla para Luís Flávio Gomes) encontrou para constituir as suas dezenas de polos de ensino espalhados pelo Brasil. O objetivo central  é aprovar, todos os anos, milhares de pessoas de todas as regiões do país em concursos de alta competitividade, através da oferta de um ensino de qualidade, permitindo uma competição da forma mais igualitária possível, ainda que se considerem as diferenças regionais.

De acordo com o coordenador do polo LFG em Feira de Santana (cidade metropolitana, a 104 km de Salvador, Bahia), Gisvaldo Gomes de Araújo Jr, a proposta do idealizador desta rede (o juiz federal aposentado Luís Flávio Gomes), era pôr fim à dificuldade que alunos de cidades do interior sentiam, ao competirem com candidatos localizados nos dos grandes centros urbanos, os quais, teoricamente, possuem mais oportunidades de aprendizagem. "Com material produzido em vídeo, em tempo real, todos os alunos passaram a ter acesso às aulas ministradas por grandes nomes de cada disciplina", explicou.

O coordenador salientou que seria complicado trazer bons especialistas em preparações para as cidades mais afastadas dos grandes centros, já que este processo demandaria tempo e custos altos. Com as aulas por videoconferência, o mesmo conteúdo é aplicado instantaneamente para todos os alunos, colocando fim em transtornos de professor faltar às aula devido a algum contratempo e, consequentemente, levando os residentes em cidades do interior a ter mais chances de se saírem bem em concursos públicos.

Foi com esta ferramenta de ensino que um aluno da pequena cidade de Cruzeiro do Sul, com apenas 12 mil habitantes, localizada no Rio Grande do Sul, teve o sucesso de ser o 1º colocado no concurso para Auditor Fiscal de 2011. "Hoje ele já está trabalhando com um salário ótimo. Isso porque ele foi melhor na prova do que muitos candidatos da capital, Porto Alegre", disse Gisvaldo.

Em Feira de Santana, o polo de ensino também tem contabilizado sucessos através das aulas por teleconferências. Já são dezenas de alunos aprovados para o INSS, Petrobras, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Banco do Brasil, Caixa e muitos outros. "Não podia ser diferente este resultado, uma vez que gigantes do ensino como Alexandre Gialluca, Nestor Távora, Rodrigo Cunha e tantos outros podem [diretamente de] seus estados passar todos os seus conhecimentos para alunos de cidades distantes, tornando-os competitivos e prontos para qualquer desafio", completou.

Com esta metodologia, o curso também se disponibiliza a manter um tutor em sala de aula para tirar as dúvidas que possam surgir durante as aulas. Tudo o que foi ministrado à distância também é disponibilizado no site da Rede (http://www.lfg.com.br/). "É uma agilidade incrível que tem colocado muitas pessoas ao alcance dos seus sonhos".

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro