Três passos para melhorar sua Capacidade de Realização

Experimente seguir esses 3 passos para melhorar sua produtividade no trabalho, no estudo e na vida.

1. Defina seu objetivo de forma simples e específica.

Pensar em objetivos envolve ter uma ideia precisa do que se pretende construir, seus desejos e sonhos. Às vezes, nós não atingimos nossos objetivos porque simplesmente não os elaboramos adequadamente. Um objetivo bem feito é meio caminho andado para alcança-lo. E como elaborar um objetivo de forma mais efetiva? Para elaborar bem um objetivo é necessário seguir alguns requisitos:

Ao responder à pergunta: O que eu quero conquistar ou construir? Sua resposta deve ser:

ESPECÍFICA e descrever de forma clara e detalhada o que você quer obter.

MENSURÁVEL e mostrar como os resultados serão medidos.

ALCANÇAVEL e você deve ter condições para atingir seu objetivo.

RELEVANTE e demonstrar a importância de seu objetivo para você.

TEMPORAL e incluir prazo e datas.

Além disso, um objetivo deve ser:

POSITIVO (focar no que quer obter)

PESSOAL (depender de suas próprias ações para se realizar)

Depois de elaborar seu objetivo responda: quanto realmente estou disposto a trabalhar por ele? Quanta energia e quanto tempo investirei para conquistá-lo?

 2. Planeje e comece a realizar já.

Um plano representa o caminho que foi escolhido para ir de uma situação presente até uma situação desejada no futuro. O caminho é feito de ações, meios e recursos e responde à pergunta: o que você vai fazer para atingir o seu objetivo? A resposta tem o formato de passo a passo.

Para que funcione bem, o plano deve refletir a visão de quem o elaborou, deve ser profundo o suficiente para conter seus pontos fortes, sua experiência e seus talentos que o ajudarão a realiza-lo e deve ser bem prático para facilitar sua implementação.

Para ter uma implementação mais produtiva, liste suas atividades semanais e priorize considerando sempre primeiro, o mais importante.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles.

3. Coloque um ponto final na procrastinação.

Quem adia tarefas ou deixa para amanhã ou para mais tarde o que poderia fazer agora, está comprometendo seu desempenho e se afastando de seus objetivos.

Costumamos procrastinar por 3 razões:

Medo de ser incapaz de realizar a tarefa, de não conseguir terminar baseado em uma experiência anterior não tão boa e também o medo da opinião dos outros, o que vão dizer...

Pouca ou nenhuma afinidade com o que precisa ser feito, algo muito novo ou que achamos chato mesmo e vamos deixando para lá.

Falta de tempo e por não saber direito como gerenciar o cronograma, usamos todo o tempo para realizar o que é urgente ou que temos mais afinidade e deixamos as outras para depois.

Reconhecer o motivo pelo qual você procrastina é o primeiro passo para colocar um ponto final nela e começar a gerenciar a distrações que te tiram do foco principal.

O desempenho com excelência exige atenção e foco total e nada de distração. O piloto automático nos coloca em estado permanente de distração e procrastinação.

Fica aqui meu convite: experimente. Não basta ler. É preciso praticar.

Cibele Nardi

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro