Concurso BNDES: Edital e inscrição ainda sem previsão

No Concurso BNDES anterior, de 2012, a Cesgranrio registrou um total de 137.989 candidatos inscritos. Novo concurso continua sem previsão.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ainda não tem previsão de quando efetivamente realizará seu próximo concurso público. De 2016 para cá (2019) a indefinição sobre um provável concurso BNDES é a mesma.

Portanto, o momento continua propício para que os candidatos interessados reforcem os seus estudos, a partir do programa do último concurso.

O fato é que o banco tem sido cauteloso em divulgar possíveis datas sobre concursos. Tanto é assim que, em 2016, divulgou uma nota que enfatizava o seguinte:

"Considerando a crescente veiculação de notícias falsas sobre possível lançamento de Edital para Processo de Seleção Pública de Pessoal pelo BNDES, e com o objetivo de informar adequadamente a todo o público interessado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social comunica que não há qualquer previsão de que a instituição realize concurso público em 2016".

Concurso BNDES 2012

O último concurso BNDS é o de 2012 e foi válido até junho de 2015. A Cesgranrio registrou na época um total de 137.989 candidatos inscritos, sendo 74.124 concorrentes ao cargo de Técnico Administrativo e 63.865 para o cargo de Profissional Básico.

Os cargos disponíveis na época foram: Profissional Básico (formações de Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia) e Técnico Administrativo (nível médio). Os vencimentos iniciais para o cargo de Profissional Básico (nível superior) eram de R$ 9.182,01, e os de Técnico Administrativo (nível médio) chegavam a R$ 2.925,39.

Requisitos para os cargos do Concurso BNDES 2012

Administração - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Administração, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro Profissional no Conselho Regional de Administração - CRA. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Análise de Sistemas - Desenvolvimento - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior em Análise de Sistemas, ou em Tecnologia da Informação, ou em Sistemas de Informação, ou em Processamento de Dados, ou em Ciência da Computação, ou em Engenharia da Computação, ou em Engenharia de Sistemas, ou Bacharelado em Informática; ou ainda, diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação completo nas áreas de Ciências Exatas ou de Engenharias com curso de pós-graduação (lato ou stricto sensu) em Informática, ou em Análise de Sistemas, ou em Tecnologia da Informação, ou em Sistemas da Informação, ou em Processamento de Dados, ou em Ciência da Computação, ou em Engenharia da Computação ou em Engenharia de Sistemas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Análise de Sistemas - Suporte - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, em Análise de Sistemas, ou em Tecnologia da Informação, ou em Processamento de Dados, ou em Ciência da Computação, ou em Engenharia da Computação, ou em Engenharia de Sistemas, ou em Engenharia Eletrônica, ou em Engenharia de Telecomunicações, ou Bacharelado em Informática; ou ainda, diploma(s) ou certificado(s) de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior na área de Ciências Exatas com especialização ou Pós-Graduação em Informática, ou em Análise de Sistemas, ou em Tecnologia da Informação, ou em Processamento de Dados, ou em Ciência da Computação, ou em Engenharia da Computação, ou em Engenharia de Sistemas, ou em Engenharia Eletrônica, ou em Engenharia de Telecomunicações, expedido(s) por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Arquitetura - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Arquitetura e Urbanismo, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro Profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Arquivologia - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Arquivologia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro profissional conforme dispõe o artigo 4º da Lei nº 6.546, de 04 de julho de 1978.

Biblioteconomia - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Biblioteconomia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e Registro Profissional no Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Comunicação Social - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Comunicação Social, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Contabilidade - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Ciências Contábeis, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade - CRC. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Direito - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Direito, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro Profissional na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

Economia - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Ciências Econômicas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro Profissional no Conselho Regional de Economia - CORECON. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Engenharia - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Engenharia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro Profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Psicologia - diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Psicologia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e Registro Profissional no Conselho Regional de Psicologia - CRP. O registro deverá ser obtido no Conselho Regional com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional.

Provas Concurso BNDES 2018/2019

Por ser ainda um concurso provável, não é possível ter certeza ainda sobre como serão as modalidades de provas do próximo Concurso BNDES. No entanto, avaliando a seleção anterior, que foi organizada e executada pela experiente Fundação Cesgranrio, podemos presumir que os candidatos devam ser selecionados de forma parecida.

Para PROFISSIONAL BÁSICO (formações de Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia), o concurso deverá ser composto de provas objetivas (1ª Fase) e discursiva (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas serão composta de 30 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira) e 40 questões de Conhecimentos Específicos, num total de 70 questões com 5 alternativas de resposta (A, B, C, D, E) e uma única resposta correta.

Já a prova discursiva será composta de 5 questões de Conhecimentos Específicos valendo, cada uma, 10 pontos, totalizando 50 pontos. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 60%.

A prova discursiva destina‐se a avaliar a capacidade de o candidato expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos ligados à formação acadêmica a que se candidatou. Levará, também, em conta a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e ideias examinados e, ainda, a correção gramatical com que foi redigida.

Para o cargo de TÉCNICO ADMINISTRATIVO, o concurso futuro deverá ser composto por provas objetivas (1ª Fase) e prova de redação (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas serão compostas de 25 questões de Língua Portuguesa, 25 questões de Matemática, 08 questões de Língua Estrangeira, 06 questões de Conhecimentos Específicos sobre o BNDES e 06 questões sobre Conhecimentos Gerais, num total de 70 questões.

A prova de redação valerá 40 pontos e será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 50%.

Sobre o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criado em 1952 e atualmente é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo. Trata-se de uma instituição que apoia o Governo Federal na execução de suas políticas de financiamento de longo prazo e investimentos em todos segmentos da economia brasileira.

A principal forma de apoio do BNDES é, de fato, pelo viés financeiro, tais como: o financiamento a investimentos; o apoio aos empreendedores (do micro ao grande empresário), inclusive dando suporte a pessoas físicas; a subscrição de valores mobiliários; a prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico. Tudo isso é feito a partir de produtos, programas e fundos.

Além disso, como empresa pública detentora de responsabilidade social, o BNDES também contribui para o enfrentamento de situações de crise, apresentando soluções para a retomada do crescimento da economia. Incentivar a inovação, o desenvolvimento regional e o desenvolvimento socioambiental são prioridades para a instituição. (informações oficiais do BNDES).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO CONCURSO BNDES (EDITAL ANTERIOR)

NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

I ‐ Ortografia oficial. II ‐ Acentuação gráfica. III ‐ Crase. IV ‐ Flexão nominal e verbal. V ‐ Emprego das classes de palavras. VI. Emprego de tempo e modo verbais. VII ‐ Vozes do verbo. VIII ‐ Concordância nominal e verbal. IX ‐ Regência nominal e verbal. X ‐ Análise sintática: coordenação e subordinação. XI ‐ Pontuação. XII ‐ Interpretação de texto.

LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS/ESPANHOL

I ‐ Conhecimentos básicos. II ‐ Interpretação de textos. III ‐ Vocabulário. IV ‐ Aspectos gramaticais.

PROFISSIONAL BÁSICO - ADMINISTRAÇÃO

I - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE O BNDES: A empresa: História, Missão, Visão e Valores. Sustentabilidade socioambiental. Sistema BNDES – FINAME, BNDESPAR, BNDES LIMITED. Lei 4.595, de 31/12/1964. Sistema Financeiro Nacional: artigos 1o, 17o, 18o, 22o ao 24o. Lei 5.662, de 21/06/1971 – artigos 1o, 3o, 5o, 6o e 10o. Estatuto Social do BNDES (aprovado pelo Decreto 4.418, de 11/10/2002) – artigos 1o  ao 10o. Código de Ética do BNDES. Órgãos fiscalizadores da aplicação de recursos públicos federais (Tribunal de Contas da União – Controladoria Geral da União – Banco Central).

II - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO: Estado:  elementos  e  poderes.  Governo:  função,  forma, sistemas              e             estrutura.           Princípios            da           Administração  Pública.                Atos,     poderes         e             processos           administrativos.               Contratos administrativos e licitações. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Lei de Responsabilidade Fiscal (noções).

III - DIREITO COMERCIAL: Sociedades mercantis. Sociedades anônimas. Títulos de crédito. Contratos mercantis. Contratos bancários. Formas de garantias.

IV - ADMINISTRAÇÃO GERAL: Fundamentos da Administração. Evolução do Pensamento da Administração. Administração de processos. Administração de projetos. Processo decisório. Poder.  Empreendedorismo      e             Inovação.            Governança       Corporativa.     

V  -  ESTRATÉGIA  EMPRESARIAL:  Administração estratégica. O cenário competitivo no século XXI. Ambiente externo: oportunidades, ameaças, competição na indústria e análise dos concorrentes. Ambiente interno: recursos, capacitações e competências essenciais. Visão baseada em recursos. Estratégia Internacional. Alianças estratégicas. Governança corporativa. Liderança estratégica. Estratégias genéricas. Cadeia de valor.

VI - GESTÃO DE PESSOAS: O novo contexto na gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Gestão por competências.  Gestão  do  desempenho.  Gestão  de  carreiras.  Desenvolvimento  de  Pessoas  e  Educação  corporativa. Sistemas             de          remuneração.   Motivação.         Liderança.           Assédio               moral.   Comunicação                interpessoal      –            feedback.           Conflito               e negociação.

VII - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Cultura e clima organizacional. Qualidade de vida no trabalho. Administração participativa - empowerment. Comunicação organizacional. Gestão da mudança. Gestão do Conhecimento. Aprendizagem  organizacional. 

VIII - MARKETING: Conceitos  e  processos. Mercados consumidores  e  organizacionais. Marketing de serviços. Desenvolvimento e gestão de produtos. Estratégias de distribuição. Formação de preços. Elementos de comunicação de marketing.

IX - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA: Sistemas de produção: Capacidade e localização. Produto e processo. Arranjos físicos e fluxo. Tecnologia de processo. Estoques. Logística: produto logístico; sistemas de transporte; armazenagem; operação do sistema logístico. Gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management). Gestão da qualidade.

X - MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA: Matemática Financeira: Juros simples e             juros     compostos.    Equivalência.     Descontos.         Anuidades.        Métodos             de                amortização.     Séries   de          pagamentos. Estatística descritiva. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Quantis. Análise bidimensional. Correlação. Índices e números índice. Probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidade. Amostra. Estimação. Teste de hipótese. Regressão linear simples.

XI - CONTABILIDADE E FINANÇAS: Padronização e harmonização contábil: convergência ao IFRS.  Contabilidade  gerencial:  estrutura  e  finalidade  das  demonstrações  contábeis.  Contabilidade  de  custos.  Análise econômico-financeira: análise horizontal e vertical; análise através  de indicadores  – liquidez; atividade; endividamento; lucratividade. Arrendamento mercantil. Finanças: Risco e retorno: risco de carteira; modelo CAPM. Orçamento de capital e fluxos de caixa: técnicas de análise de projetos: payback; payback descontado; VPL; TIR. Opções reais: método binomial; árvores de decisão. Custos e estrutura de capital: custo médio ponderado de capital (WACC); alavancagem. Avaliação de empresas: avaliação pelo fluxo de caixa descontado (modelos DCF e FCFE); avaliação por múltiplos (múltiplos de patrimônio líquido e múltiplo de valor). Mercado de capitais e derivativos (opções e futuros). Projetos estruturados (Project finance). 

XII - ECONOMIA: Macroeconomia:  Agregados  macroeconômicos.  Sistema monetário.  Modelos  de análise macroeconômica. Economia aberta e regimes cambiais. Políticas econômicas (fiscal e monetária). Poupança, Investimento e conta corrente. Setor Governamental. Ciclo de negócios. Crescimento econômico. Microeconomia: Teoria do Consumidor. Teoria da Demanda. Teoria da Produção. Teoria dos Custos. Oferta competitiva. Estruturas de mercado. Bem-estar. Externalidades. Bens públicos. Conjuntura econômica internacional. Relações monetárias internacionais. Organizações e blocos econômicos, órgãos de fomento e controle do comércio exterior. Economia brasileira: a economia brasileira no pós-guerra; as sucessivas tentativas de controle da inflação; a estabilização econômica; a crise econômica mundial de 2008 e seus impactos na economia brasileira; medidas governamentais de combate à crise.

XIII - SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL: Estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário. Mercado de ações.

XIV - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Conceito de responsabilidade social corporativa: evolução e visões. Dimensões da responsabilidade social corporativa. Ética, valores e cultura e sua relação com a responsabilidade social. Código e comissão de ética nas empresas. Responsabilidade social, estratégia e governança corporativa. Responsabilidade social no contexto brasileiro. Impactos ambientais de empreendimentos. Conceitos básicos de gestão ambiental.

PROFISSIONAL BÁSICO - ANÁLISE DE SISTEMAS - DESENVOLVIMENTO

I - CONCEITOS DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO: 1. Organização de computadores: Tipos e representações de dados numéricos; Aritmética binária; Álgebra booleana; Codificação de caracteres; Componentes da UCP; Conceito de interrupção; Modos de endereçamento. 2. Arquitetura de processadores: RISC e CISC; Linguagem de montagem; Ligação (Linking); Modos de operação do hardware; Conceitos de processamento paralelo e distribuído. 3. Sistemas Operacionais (SO): Gerenciamento do processador – Conceito e estados de processo; Chamadas ao SO; I/O bound, CPU bound; Comunicação entre processos; Threads; Escalonamento; Primitivas de sincronização; Deadlocks. 4. Gerenciamento de memória: Áreas de memória de um processo; Algoritmos de alocação de memória; Fragmentação; Paginação; Segmentação; Memória Virtual; Substituição de páginas. 5. Gerenciamento de E/S: Estrutura de E/S (polling, interrupções, acesso direto à memória); Comunicação com dispositivos; Estrutura do disco; Escalonamento de disco; Contenção; Sistemas de arquivo – Conceito de arquivo e diretório; Métodos de acesso; Alocação de arquivos (contínua, encadeada, indexada, por extensão); Proteção de arquivo; Cache de disco. 6. Redes: Arquitetura OSI da ISO; TCP/IP; HTTP e HTTPS.

II - ENGENHARIA DE SOFTWARE: 1. Conceitos: Gerência e desenvolvimento de Requisitos; Solução Técnica; Integração do Produto; Verificação (Teste de Software e Revisão por Pares); Tipos de Testes (Unidade, Integração, Funcional, Aceitação, Carga, Desempenho, Vulnerabilidade, Usabilidade); Validação; Gerência de Projetos; Aquisição ou Gerência de Acordo com Fornecedores; Adaptação do Processo para Gerência do Projeto ou Gerência Integrada do Projeto; Gerência de Riscos; Gerência de Configuração; Garantia da Qualidade ou Gerência da Qualidade do Processo e do Produto; Medição e Análise; Análise de Decisão e Resolução; Modelos de ciclo de vida; Manutenção; Análise de Pontos de Função; Integração Contínua. 2. Análise e projeto de sistemas: Análise e projeto estruturado de sistemas; Análise e projeto orientado a objetos com notação UML; Acoplamento e coesão. 3. Processos de Software: Métodos ágeis (Ex: Scrum, Kanban, eXtremme Programming (XP)); Processo de desenvolvimento de software unificado - Unified Process; MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro); CMMI (Capability Maturity Model Integration) para desenvolvimento versão 1.2.

III - BANCO DE DADOS: 1. Conceitos: Padrão ANSI para arquitetura de SGBD; Modelo relacional de dados; Álgebra relacional; Cálculo relacional, Formas normais, Transação, Commit em duas fases, Serialização; Bloqueios (granularidade, exclusivos, compartilhados e de intenção); Método otimista de controle de concorrência. 2. Modelo de Dados: Entidades; Atributos; Relacionamentos-Cardinalidade; Generalização e especialização de entidades; Mapeamento para modelo relacional. 3. ANSI SQL/92: Níveis de Isolamento de transações; Tipos de dados; Criação de domínios; Criação de tabelas; Manipulação de dados (insert, update, delete); Clausula select; Funções de agregação; Junções - produto cartesiano, interna, externa (esquerda, direita, ambos); Referência a tabelas; Operações em tabelas (union, except, intersect); Expressões condicionais (operadores, IS, BETWEEN, LIKE, IN, MATCH, ALL, ANY, EXISTS, UNIQUE); Subqueries; Visões (atualização de dados); Restrições (de domínio, chave candidata, chave estrangeira, definidas para tabela, assertivas); Ações na restrição de chave estrangeira; avaliação postergada de restrições. 4. Apoio à Decisão: Modelo dimensional; Drill Down; Esquemas estrela e floco de neve; Métricas aditivas, não aditivas e semi-aditivas; Dimensões não estáveis; Agregação de fatos; Uso de fatos agregados; Procedimentos de extração, transformação e carga.

IV - PROGRAMAÇÃO: 1. Lógica: Lógica Proposicional; Lógica de Predicados. 2. Algoritmos e estrutura de dados: Complexidade de algoritmo; Listas e Pilhas; Vetores e matrizes; Estruturas em árvores; Árvores balanceadas; Métodos de ordenação; Pesquisa e hashing. 3. Programação estruturada: Tipos de dados (vinculação; verificação de tipos; tipificação forte); Estruturas de controle (comandos de decisão e repetição); Modularização; Sub-rotinas e funções; Passagem de parâmetros por referência e valor; Escopo de Variáveis. 4. Programação orientada a Objetos: Conceitos de orientação por objetos; Classes e objetos; Herança e polimorfismo; Encapsulamento. 5. Linguagem Java: Tipos e estrutura de dados; Variáveis; Enumerações; Operações e expressões; Instruções de controle; Orientação a objetos; Interfaces e classes abstratas; Pacotes; Exceções; Coleções; Tipos genéricos; Anotações; Sincronismo e multi-threading.

V - ARQUITETURA DE APLICAÇÕES CORPORATIVAS: 1. Arquitetura de TI: Benefícios estratégicos; Arquitetura atual e futura, análise de gap e roadmap; Tipos de arquitetura - Negócio, informação, sistemas, integração e tecnologia; Frameworks de arquitetura – Conceitos; Noções de computação distribuída (clusters, balanceamento de carga e tolerância a falhas); Arquitetura Orientada a Serviços (SOA - Service Oriented Architecture); Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Managment); Portais corporativos (conceitos básicos: colaboração, personalização, gestão do conhecimento, gestão de conteúdo, taxonomia, integração de sistemas, web 2.0, Governança, Portlets); Barramento corporativo de serviços (ESB - Enterprise Service Bus). 2. Práticas de arquitetura de software: Inversão de controle; Programação por contrato; Injeção de dependências; Refatoração (princípios, aplicações e indícios de código mal estruturado). 3. Desenvolvimento Java EE: Conceito de servidor de aplicação; Containers web e EJB; Java Server Faces (JSF), Facelets, Filtros e Servlet; Enterprise JavaBeans 3 (EJB); Java Persistent Architecture (JPA); Java Messaging System (JMS); Web Services SOAP e REST; Portlets (JSR 168 e JSR 286). 4. Padrões de arquitetura de software: Padrões de projeto (Design Patterns); Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas (Patterns of Enterprise Applications Architecture); Padrões e antipadrões de projeto Java EE. 5. Conceitos de Segurança: Autenticação, autorização e auditoria; Controle de acesso baseado em papéis (Role Based Access Control - RBAC); Controle de falhas em aplicações (OWASP - Open Web Application Security Project).

VI - GESTÃO DE TI: 1. Gerenciamento de Projetos baseado no PMBOK: Conceitos; Planejamento, Acompanhamento e Controle; Gerência de Escopo, Estrutura de decomposição de trabalho (WBS); Gerência de Prazo; Gerência de Custos; Gerência de Qualidade; Gerência de Recursos Humanos; Gerência de Comunicação; Gerência de Risco; Gerência de Aquisições; Gerência de Integração. 2. Governança e COBIT 4.0 (Control Objectives for Information and related Technology): Conceito, importância e responsabilidades sobre a governança de TI; COBIT como framework de governança de TI; Principais características (foco em negócio, orientação a processos, controle através de objetivos e direcionamento para medições); Áreas de Foco da Governança de TI; Domínios de processos do COBIT; Modelo de maturidade para o COBIT. 3. Fundamentos da ITIL (Information Technology Infrastructure Library): Definição de Serviço, Métricas (CSF, KPI), Modelo RACI, Service Desk, Gestão (Demandas; Portfólio, Catálogo e Níveis de Serviço; Capacidade; Disponibilidade; Continuidade; Segurança; Mudanças; Configuração; Liberação; Validação; Conhecimento; Eventos; Incidentes; Requisição; Problemas; Acesso e Melhoria Contínua).

PROFISSIONAL BÁSICO - ANALISTA DE SISTEMAS - SUPORTE

I -FUNDAMENTOS: Componentes e arquiteturas de sistemas computacionais (hardware e software); Linguagens de programação, compiladores e interpretadores; Representação de dados: binário, hexadecimal e decimal; Processamento paralelo e distribuído; Componentes e arquiteturas de processadores; Conjuntos de instrução do processador; Aritmética computacional; Pipeline; Hierarquia de memória; Interface entre processadores e periféricos; Multiprocessamento simétrico e assimétrico; Fundamentos de sistemas operacionais; Gerenciamento de processos e fluxos de execução (threads): escalonamento, comunicação e sincronização entre processos, impasses (deadlocks) e esgotamento de recursos (starvation); Gerenciamento de memória: alocação, paginação, segmentação e memória virtual; Sistemas de entrada e saída.

II - AMBIENTE MICROSOFT (WINDOWS SERVER 2003 E 2008): Instalação, configuração e administração; Utilitários e comandos padrão; Administração de contas de usuários, grupos, permissões de acesso e compartilhamentos; Sistema de arquivo NTFS; Gerenciamento de processos; Configuração de serviços Internet IIS (HTTP e FTP), DNS, DHCP e DFS; Instalação, configuração e administração de serviços de diretório (Active Directory); Alta disponibilidade e balanceamento de carga; Monitoração via WMI; Gerenciamento remoto.

III - AMBIENTE LINUX (RED HAT ENTERPRISE LINUX 5): Instalação, configuração e administração; Utilitários e comandos padrão; Administração de contas de usuários, grupos e permissões de acesso; Sistemas de arquivos: ext3; Gerenciamento de volumes lógicos de arquivos (LVM); Gerenciamento de processos; Configuração de serviços de rede: HTTP (Apache), DNS (BIND), SSH (OpenSSH) e SMTP (Postfix); Programação em GNU Bourne-again Shell (Bash); variáveis, ciclos (loops) e execução condicional; redirecionamento de entradas e saídas padrão (stdin, stdout e stderr), arquivos e execução de comandos; Uso de expressões regulares (POSIX Extended Regular Expressions); Alta disponibilidade e balanceamento de carga; Monitoração via SNMP; Gerenciamento remoto.

IV - AMBIENTE VIRTUALIZADO (VMware vSphere 4): Conceitos e benefícios da virtualização de servidores; Instalação, configuração e administração; Conversão de máquinas físicas para virtuais (P2V); Criação de pools de recursos; Tolerância a falhas e alta disponibilidade (FT e HA); Balanceamento e alocação dinâmica de recursos (DRS); Migração de máquinas virtuais em tempo real sem interrupção do funcionamento (vMotion). 

V- SERVIDORES DE APLICAÇÃO JAVA ENTERPRISE EDITION (JEE) 5: Fundamentos de servidores de aplicação JEE5; Configuração, empacotamento e instalação de módulos web e EJB; Conceitos de mensagerias Java Message Service (JMS); Monitoração de componentes com Java Management Extensions (JMX); Alta disponibilidade e balanceamento de carga.

VI - ARMAZENAMENTO DE DADOS: Conceitos de Storage Area Networks (SAN) e Network Attached Storage (NAS); Fibre Channel (FC): protocolo Fibre Channel Protocol (FCP) e topologias padrão; Protocolos Common Internet File System (CIFS) e Network File System (NFS); Redundant Array of Inexpensive Disks (RAID): níveis 0, 1, 5, 6, 1+0 e 0+1; Backup: Políticas de backup; Tipos de backup (completo, incremental e diferencial) e arquiteturas (LAN free, server free e client free).

VII - REDES: Redes Locais – Arquiteturas e topologias: conceitos e modelo OSI; Infraestrutura: Conceitos básicos de cabeamento estruturado; Tipos (UTP e STP) e categorias (5e, 6 e 6a) de cabo de par trançado, tipos de cabo de fibra óptica (multimodo e monomodo); Padrões: IEEE 802.1w, IEEE 802.1Q, IEEE 802.1X, IEEE 802.3u, IEEE 802.3ab, IEEE 802.3z, IEEE 802.3ae, IEEE 802.3ad, IEEE 802.3af; Redes sem fio: IEEE 802.11b/g/n; Protocolos: IPv4, TCP, UDP, IPSec, ARP, ICMP, SNMP, SSH, DNS, DHCP, SMTP, HTTP, FTP, LDAP, RADIUS, H.323, RTP, RTCP, SIP, syslog e NTP; NAT e PAT; Roteadores; Comutadores (switches); Concentradores (hubs); Conceitos básicos de protocolos de roteamento; VPN; Qualidade de serviço (QoS).

VIII - SEGURANÇA: Conceitos básicos – Confidencialidade, disponibilidade e integridade; Segregação de funções; Vulnerabilidade, risco e ameaça; Política de segurança da informação; Classificação da informação; Código malicioso (malware) – Vírus, worms, cavalos de Tróia, spyware, bots, adware, keyloggers, backdoors e rootkits. Criptografia – Criptografia de chave pública (assimétrica); Criptografia de chave secreta (simétrica); Certificados digitais; Assinaturas digitais; Hashes criptográficos. Controle de acesso – Autenticação, autorização e auditoria; Controle de acesso baseado em papéis (RBAC); Autenticação forte (baseada em dois ou mais fatores); Single sign-on. Noções de Segurança em Redes – Filtragem de tráfego com firewalls ou listas de controle de acesso (ACL), proxy e proxy reverso; Ataques de negação de serviço (DoS) e ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS); Sistemas de detecção de intrusão (IDS) e sistemas de prevenção de intrusão (IPS); Protocolos SSL e TLS; Mecanismos de filtragem de mensagens indesejadas (spam) – Listas negras, listas cinzas, filtragem baseada em regras, filtro Bayesiano e Sender Policy Framework (SPF).

IX - BANCO DE DADOS: Conceitos e fundamentos de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD); Bancos de dados relacionais e distribuídos; Alta disponibilidade e balanceamento de carga; Independência de dados; Dicionário de dados; Modelagem entidade-relacionamento (ER); Normalização; Gerência de transações; Gerência de bloqueios; Gerência de desempenho; Linguagens de definição e manipulação de dados (ANSI SQL).

X - GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI): Information Technology Infrastructure Library versão 3 (ITILv3): Operação de Serviços (Gerenciamento de Eventos, Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Problemas, Cumprimento de Requisições, Gerenciamento de Acessos), Desenho de Serviços (Gerenciamento de Níveis de Serviço, Gerenciamento de Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI, Gerenciamento de Continuidade de Negócio), Transição de Serviços (Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviços de TI, Gerenciamento de Liberação e Implantação, Gerenciamento de Mudanças) e Melhoria Contínua de Serviços.

PROFISSIONAL BÁSICO - ARQUITETURA

1 - CONHECIMENTOS TÉCNICOS: 1.1 GERENCIAMENTO - Análise e elaboração de planilhas, cronogramas e orçamentos de obras e serviços de arquitetura e urbanismo; Acompanhamento e fiscalização de obras e serviços de arquitetura e urbanismo; Gerenciamento de projetos; Estudos de viabilidade técnica-financeira.

1.2 - PROJETO - Projeto de Arquitetura e Engenharia: Definição de programa funcional da edificação; Dimensionamento básico; Especificação de materiais, obras e serviços  (incluindo materiais sustentáveis); Métodos  e técnicas  de desenho e projeto. Noções  de Instalações prediais (instalações hidrossanitárias, prevenção contra incêndio); Compatibilização de projetos; Conforto ambiental das edificações (térmico,  acústico  e  luminoso),  incluindo  racionalização  de  recursos  e  sustentabilidade;  Normas  regulamentadoras  de segurança do trabalho. (NR 08, 23 e 24 do Min. Trabalho); Ergonomia: Norma Regulamentadora no  17 do Ministério do Trabalho; Acessibilidade: NBR 9050.

2.  CONHECIMENTOS ADICIONAIS: história da arquitetura e do urbanismo.

3. INFORMÁTICA APLICADA À ARQUITETURA:  Microsoft  Office  Excel  2007;  AutoCAD  2010. 

4  -  CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES: 

4.1 - POLITICAS SETORIAIS NO ÂMBITO DA ATUAÇÃO DO BNDES - Transporte e Mobilidade, (incluindo Transporte coletivo de passageiros, Transporte de Massa); Saneamento e Remediação Ambiental (água, esgoto resíduos  sólidos,  drenagem);  Análise  e  acompanhamento  de  projetos  de  investimento  em  desenvolvimento  urbano  e regional;  Ações integradas  em  áreas de baixa renda; Reordenamento e Revitalização Urbana; Infraestrutura Básica  - Ampliação e Melhoria.

4.2 - LEGISLAÇÕES -       

4.2.1 - LICITAÇÕES - Lei 8.666/93 e atualizações (ênfase no capítulo 1 – 21 seções I a IV, capítulo 2 – na íntegra, capítulo 3 - seções III a V); Lei 10.520, de 17 de julho de 2002 – Institui modalidade de licitação denominada pregão; Decreto 3.555, de 08 de agosto de 2000 – Regulamenta o pregão na forma eletrônica; Decreto 3.931, de 19 de setembro de 2001 – Regulamenta o Sistema de Registro de Preço, previsto no art. 15o da Lei 8.666/93.

4.2.2 - AMBIENTAL - Legislação Ambiental - Lei 9.605/1998 (Crimes Ambientais) e suas atualizações.

4.2.3 - PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Patrimônio Histórico e Cultural - Lei no 6.292/1975, Decreto no 25/1937 e Instrução Normativa n° 1/2003 e suas atualizações.

4.2.4 - POLÍTICA URBANA - Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) e suas atualizações.

PROFISSIONAL BÁSICO - ARQUIVOLOGIA

I - CONCEITUAÇÃO: Arquivos: origem, histórico, função, classificação e princípios. Órgãos de documentação: características dos acervos. Ciclo vital dos documentos: teoria das três idades. Classificação dos documentos: princípios, natureza do assunto, gênero e tipologia e Plano de Classificação de Documentos. Terminologia Arquivística. Preservação e conservação preventiva de documentos.

II - GESTÃO DE DOCUMENTOS: Protocolo. Sistemas e métodos de arquivamento. Avaliação de documentos e elaboração de Tabela de Temporalidade de Documentos. Transferência e Recolhimento. Segurança e sigilo na gestão de documentos. Arquivos especiais.

III - ARRANJO E DESCRIÇÃO DE DOCUMENTOS: Normas de descrição arquivística. Instrumentos de pesquisa.

IV - APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS: Microfilmagem. Digitalização de documentos. Gerenciamento eletrônico de documentos. Certificação digital. Preservação digital.

V - LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA: BRASIL. Constituição (1988). Art. 5o da Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988; Lei no 5.433, de 08/05/1968 - Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências; Lei no 8.159, de 08/01/1991 - Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências (e decretos regulamentares); MEDIDA PROVISÓRIA no 2.200-2, de 24/08/2001. Institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, transforma o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação em autarquia, e dá outras providências; DECRETO no 1.799, de 30/01/1996 - Regulamenta a Lei no 5.433, de 08/05/1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências; DECRETO no 3.505, de13/06/2000 - Institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal; DECRETO no 3.872, de 18/07/2001. Dispõe sobre o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - CG ICP-Brasil, sua Secretaria Executiva, sua Comissão Técnica Executiva e dá outras providências; DECRETO no 3.996, de 31/10/2001. Dispõe sobre a prestação de serviços de certificação digital no âmbito da Administração Pública Federal; DECRETO no 4.073, de 03/01/2002 - Regulamenta a Lei no 8.159, de 08/01/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados; DECRETO no 4.414, de 07/10/2002. Altera o Decreto no 3.996, de 31/10/2001, que dispõe sobre a prestação de serviços de certificação digital no âmbito da Administração Pública Federal; DECRETO no 4.553, de 27/12/2002 - Dispõe sobre a salvaguarda de dados, informações, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, no âmbito da Administração Pública Federal, e dá outras providências; DECRETO no 4.915, de 12/12/2003 - Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da Administração Pública Federal, e dá outras providências; DECRETO no 5.110, de 18/06/2004 - Acresce inciso ao art. 7o do Decreto no 3.505, de 13/06/2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública; DECRETO no 5.301, de 09/12/2004 - Regulamenta o disposto na medida provisória no 228, de 09/12/2004, que dispõe sobre a ressalva prevista na parte final do disposto no inciso XXXIII do art. 5o da Constituição, e dá outras providências; DECRETO no 5.495, de 20/07/2005 - Acresce incisos ao art. 7o do Decreto no 3505, de 13/06/2000, que institui a Política de Segurança da Informação nos órgãos e entidades da Administração Pública; LEI no 12527, de 18/11/2011, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências; RESOLUÇÃO CONARQ no 2, de 18/10/1995 - Dispõe sobre as medidas a serem observadas na transferência ou no recolhimento de acervos documentais para instituições arquivísticas públicas; RESOLUÇÃO CONARQ no 5, de 30/09/1996 - Dispõe sobre a publicação de editais para eliminação de documentos nos Diários Oficiais da União, Distrito Federal, Estados e Municípios; RESOLUÇÃO CONARQ no 6, de 15/05/1997- Dispõe sobre diretrizes quanto à terceirização de serviços arquivísticos públicos; RESOLUÇÃO CONARQ no 7, de 20/05/1997 - Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público; RESOLUÇÃO CONARQ no 10, de 06/12/1999 - Dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem de documentos arquivísticos; RESOLUÇÃO CONARQ no 14, de 24/10/2001 - Aprova a versão revisada e ampliada da Resolução no 4, de 28 de março de 1996, que dispõe sobre o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades-Meio, a ser adotado como modelo para os arquivos correntes dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), e os prazos de guarda e a destinação de documentos estabelecidos na Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos às Atividades-Meio da Administração Pública; RESOLUÇÃO CONARQ no 20, de 16/07/2004 - Dispõe sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR; RESOLUÇÃO CONARQ no 23, de 16/06/2006 - Dispõe sobre a adoção do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR; RESOLUÇÃO CONARQ no 24, de 03/08/2006 – Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas públicas; RESOLUÇÃO CONARQ no 25, de 27/04/2007 - Dispõe sobre a adoção do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR; RESOLUÇÃO CONARQ no 28, de 17/02/2009 - Dispõe sobre a adoção da Norma Brasileira de Descrição Arquivística - NOBRADE pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, institui o Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos e estabelece a obrigatoriedade da adoção do Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos - CODEARQ; RESOLUÇÃO nº 32, de 17/05/2010 - Dispõe sobre a inserção dos Metadados na Parte II do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil; LEI Nº 12.682, DE 9 DE JULHO DE 2012 - Dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos; DECRETO Nº 7.724, DE 16 DE MAIO DE 2012 - Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.

PROFISSIONAL BÁSICO - BIBLIOTECONOMIA

I - PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: Características e objetivos de um centro de informação.       Relatórios           como    instrumento      de          planejamento   e             avaliação.            Gestão do             conhecimento  e             inteligência organizacional: criação, organização e compartilhamento de experiências.         Gestão de bibliotecas digitais: criação, captura, armazenamento,  preservação  de  documentos  digitais,  direitos  autorais;     marketing  em  unidades  de  informação.      

II  - PROCESSAMENTO TÉCNICO DA INFORMAÇÃO: Descrição bibliográfica: Código de catalogação Anglo-americano  – AACR2, Formato MARC 21 e Tabela da Cutter. Classificação bibliográfica: Classificação Decimal de Dewey  – CDD e Classificação  Decimal  de  Direito.           Gerenciamento  da  Informação  em  ambiente  web:  taxonomias.      

III - FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE COLEÇÕES: Políticas de seleção, aquisição e descarte. Comutação bibliográfica.

IV -SERVIÇO DE REFERÊNCIA: Serviço de referência: educação e estudo do usuário, assistência direta e disseminação

seletiva  da  informação.             

V -  INDEXAÇÃO E  NORMALIZAÇÃO  Conceitos  e  mecanismos  de  indexação  (descritores, cabeçalhos, tesauros Normalização: NBR-6023/ABNT.  VI - NOÇÕES DE ECONOMIA: Noções elementares de Economia. Conhecimento dos termos mais usuais em Economia.  Conhecimento dos principais organismos nacionais e internacionais de financiamento.  Conhecimento das principais fontes de informação setorial da economia nacional e internacional.

PROFISSIONAL BÁSICO - COMUNICAÇÃO SOCIAL

I -  FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO: A  comunicação  na  cultura  contemporânea;  as  teorias  contemporâneas  da comunicação. Os canais  (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação.         

II - JORNALISMO: A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo. O jornalismo econômico. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. Meios de divulgação: entrevista coletiva, entrevista exclusiva, press release, etc. Relacionamento e atendimento à imprensa. Os veículos: jornal, revista, televisão. Agências de notícias. Convergência de mídias e comunicação multiplataforma.         

III - PUBLICIDADE: Conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de campanha publicitária (objetivos e processo de criação); a estrutura de agências de publicidade; análise da relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre vendas e imagem institucional de uma empresa; concorrência entre anúncio publicitário e outras formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; Planejamento de mídia; Pesquisa de opinião e de mercado.

IV - EDITORAÇÃO: Processo de edição de livros. Preparação de originais: normalização e padronização do texto, normas da ABNT. Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade. Copidesque e revisão de provas (noções). Editoração eletrônica (noções): softwares mais utilizados. Produção gráfica (noções): pré-impressão, impressão e acabamento. 

V  -  MARKETING:  Fundamentos  do  Marketing;  conceitos,  definições,  funções  mercadológicas,  sistemas mercadológicos; Marketing Promocional e ações de promoção institucional; Marketing Digital, Planejamento de comunicação para novas mídias; Comunicação integrada interna‐externa; planejamento estratégico Branding (gestão de marcas).

VI - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Gestão estratégica da comunicação organizacional; Comunicação interna: veículos internos, intranet e campanhas de endomarketing (motivação e comprometimento); Planejamento editorial de publicações internas. Planejamento e realização de eventos, noções básicas de cerimonial.

VII - CONHECIMENTOS ADICIONAIS: História política e econômica recente do Brasil (a partir da década de 1950), abordando o papel do BNDES no desenvolvimento do País. Noções básicas de Economia. A atividade de fomento e o financiamento de longo prazo. O papel dos bancos de fomento no desenvolvimento econômico; O Estado brasileiro; República e Democracia.

PROFISSIONAL BÁSICO - CONTABILIDADE

I - LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA: Lei 6.404/76: Exercício Social e Demonstrações Financeiras (Capítulo XV), Lucro, Reservas e Dividendos (Capítulo XVI), Características, Natureza e Constituição das Sociedades Anônimas, Capital Social, Ações, Partes Beneficiárias, Debêntures, Bônus de Subscrição, Livros obrigatórios para as Sociedades Anônimas, Acionistas e Assembleias Gerais, Conselho de Administração, Diretoria, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria.

II - CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: Sistema Financeiro Nacional: conceitos básicos.         O plano de contas das instituições financeiras (COSIF). Operações de crédito: operações Ativas, classificação por nível das operações de crédito e provisão para  crédito  de  liquidação  duvidosa.  Provisões  para  riscos  de  créditos.  Classificações  de  riscos  de  crédito  (Rating). Empréstimos e financiamentos obtidos. Índices de Basileia I, e II: conceitos básicos. Patrimônio de Referência, Patrimônio de Referência Exigido (PRE) e Limites operacionais (Imobilização, Exposição ao Setor Público, Exposição Cambial, Exposição por Cliente). Índices de Basileia III: conceitos básicos.

III - CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS: O processo de convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade. Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09. Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Normas emitidas pelo CPC e aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (Framework), Apresentação das Demonstrações Contábeis, Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, Receitas, Evento Subsequente, Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, Reconhecimento, mensuração, apresentação e evidenciação de instrumentos financeiros,  Demonstração  do  fluxo  de  caixa  (métodos  direto  e  indireto),  Demonstração  do  Valor  Adicionado  (DVA), Arrendamento mercantil (operacional e financeiro), Redução ao Valor Recuperável de Ativos, Ajuste a Valor Presente, Investimento em Coligada e em Controlada, Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture), Informações      por         Segmento,         Demonstrações               Separadas,         Demonstração  Intermediária,                Demonstrações               Consolidadas, Estoques  e  Combinação  de  Negócios,  Intangível,  Tributos  sobre  o  lucro,  Custos  de  empréstimos,  Ativo  Imobilizado, Contabilidade  para  pequenas  e  médias  empresas,  Custos  de  transação  e  prêmio  na  Emissão  de  Títulos  e  Valores Mobiliários.

IV - CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS: Conceitos e aplicações. Classificações de custos: custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, semifixos e semivariáveis. Análise de Custo-Volume-Lucro. Conceito de Ponto de Equilíbrio. Custeio por absorção. Custeio variável. Custo-padrão e apuração das variações. Custeio por ordem de produção. Custeio por processo. Custeio ABC. Margem de contribuição e uso da informação de custos para análise e tomada de decisões. Contabilidade por responsabilidade e alocação de custos. Centros de lucro e preços de transferência. Custo de oportunidade.

V - CONTABILIDADE PÚBLICA: Lei Orçamentária Anual; execução orçamentária e cumprimento das metas; receita pública; despesa pública: tipos de despesa, restrições e limites; transferência de recursos públicos para o setor privado; endividamento: dívida pública fundada, dívida mobiliária,  contratações de operações de crédito, operações de crédito por antecipação de receita, concessão de garantias, restos a pagar, limites e restrições; a gestão patrimonial; transparência, controle e fiscalização: instrumentos de transparência, prestação de contas, relatório da gestão fiscal, órgãos encarregados pela fiscalização, principais pontos de fiscalização. Responsabilidade da Gestão fiscal: órgãos obrigados, equilíbrio das contas públicas, planejamento e transparência, metas e limites; receita corrente líquida (conceito); Manual de demonstrativos fiscais – Relatório de Gestão Fiscal e Relatório Resumido de Execução Orçamentária: conceitos básicos e elaboração. Lei das Diretrizes Orçamentárias – LDO e Plano Plurianual – PPA: conceitos básicos. O cálculo do deficit público: as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) nos conceitos primário, nominal e operacional.

VI - CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA: Tributos: conhecimentos básicos; Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas: Incidência. Base de cálculo: lucro real, lucro presumido, lucro arbitrado. Formas de pagamento. LALUR: forma de escrituração fiscal. Dedutibilidade:  regra  geral.  Despesas  e  custos  indedutíveis:  regra  geral.  Alíquota  e  adicional  do  Imposto  de  Renda. Contribuição Social Sobre o Lucro: incidência. Base de cálculo. Formas de pagamento. Incentivos fiscais. Ativos e Passivos Fiscais Diferidos: tratamento contábil das adições temporárias e definitivas. Provisões tributárias (IRPJ – CSSL – PIS/Pasep – COFINS). PIS/Pasep e COFINS: Integração entre as formas de tributação sobre o lucro e os métodos cumulativo e não cumulativo; Regime Tributário de Transição (RTT): Lei 11.941/09. Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

VII - CONTABILIDADE AMBIENTAL: Conceito  e  objetivo.  Ativos  e  passivos  ambientais.  Receitas  e  custos  ambientais.  A evidenciação contábil dos aspectos ambientais.

VIII - AUDITORIA: Noções básicas de auditoria externa (independente e governamental) e interna. Natureza e campo de atuação da auditoria. Controles internos. Carta-comentário ou relatório de controles internos. Riscos de Auditoria. Testes e procedimentos de auditoria. Pareceres de Auditoria. Compliance. Governança Corporativa.

IX - ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA: Ajustes e padronização de critérios para realização de análise econômico-financeira. Métodos de análise econômico-financeira: horizontal, vertical, números, índices ou quocientes econômico-financeiros de desempenho, métodos de múltiplos de mercado, fluxo de caixa descontado, taxa de crescimento, perpetuidade e valor de mercado. Análise da necessidade de capital de giro. Fluxo de caixa (análise): fontes de financiamento dos investimentos: capital próprio ou de terceiros, alavancagem financeira. Valor Econômico Agregado (EVA): conceito e aplicação. EBITDA: conceito e aplicação.

X - MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA: Juros Simples e Compostos. Taxas de Juros. Desconto. Equivalência de Capitais. Anuidades. Sistemas de Amortização. Séries de pagamentos. Estatística: Análise dos dados. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Quantis. Análise bidimensional.

XI - ORÇAMENTO EMPRESARIAL E FINANÇAS: Orçamento como instrumento de controle. Integração do orçamento com a contabilidade. Previsões de receitas e custos. Planejamento estratégico: conceitos, objetivos, comprometimento corporativo, o papel do orçamento. Projeção de resultados. Projeção de capital de giro. Projeção de fluxo de caixa. Controle de caixa e cronograma financeiro. Conceitos básicos de finanças. Taxa de atratividade. Taxa interna de retorno. Valor presente líquido. Payback. Estrutura de Capital. Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) e modelo de precificação de ativos - CAPM.

PROFISSIONAL BÁSICO - DIREITO

I - DIREITO CIVIL: Interpretação da lei: conceito e espécies de interpretação. Aplicação da lei no tempo e no espaço:

retroatividade e irretroatividade da lei. Lei de Introdução ao Código Civil. Pessoa natural: personalidade e capacidade. Pessoa jurídica. Sociedades, associações e fundações. Bens. Negócio Jurídico. Prescrição e decadência. Obrigações: teoria geral - modalidades de obrigações, transmissão das obrigações (cessão de crédito, cessão de débito e cessão de contrato), adimplemento e extinção das obrigações (pagamento e formas especiais de pagamento), inadimplemento (disposições gerais, mora, perdas e danos, juros legais, cláusula penal e arras). Pagamento Indevido. Enriquecimento sem Causa. Preferências e Privilégios Creditórios. Posse. Propriedade: noção, aquisição e perda. Condomínio Geral. Propriedade Resolúvel. Propriedade Fiduciária. Direitos reais de garantia: disposições gerais, penhor e hipoteca. Alienação fiduciária em garantia. Casamento: efeitos jurídicos e regime de bens. Contratos: teoria geral – princípios, formação dos contratos, classificação, interpretação dos contratos, vícios redibitórios, evicção, extinção do contrato, exceção do contrato não cumprido, teoria da imprevisão e resolução por onerosidade excessiva, inadimplemento. Espécies de Contratos: compra e venda, empréstimo, mútuo, abertura de crédito, mandato, fiança, seguro. Responsabilidade civil.

II - DIREITO DE EMPRESA: Empresário: caracterização, inscrição e capacidade. Nome empresarial. Registro de Empresas. Empresário Individual. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Sociedade: noções gerais. Sociedade simples. Sociedade limitada. Sociedade por ações: constituição, classificação, capital social, ações, direitos e obrigações dos acionistas, acionista controlador, órgãos societários, deveres e responsabilidades dos administradores, transformação, incorporação, fusão, cisão, grupos de sociedades, sociedades coligadas, sociedades controladoras, sociedades controladas e aquisição de controle mediante oferta pública. Títulos de crédito: teoria geral. Debêntures: espécies, emissão, amortização, resgate e agente fiduciário. Letra de câmbio, nota promissória, duplicata e cheque. Títulos de crédito industrial, títulos de crédito rural, títulos de crédito comercial, títulos de crédito de exportação e cédula de crédito bancário. Recuperação judicial, extrajudicial e falência: verificação, habilitação e classificação de créditos, Administrador judicial e Comitê de Credores, Assembléia Geral de Credores, Pedido e processamento da recuperação judicial, Plano de Recuperação judicial, Procedimento de recuperação judicial, Procedimento para decretação da falência, Direitos e deveres do falido, Efeitos da decretação da falência sobre as obrigações do devedor, Ineficácia e revogação de atos praticados antes da falência, Realização do ativo, Pagamento aos credores. Extinção das obrigações do falido, Recuperação Extrajudicial - credores atingidos, concordância dos credores e desistência do devedor, homologação. Indeferimento. Sistema Financeiro Nacional e Mercado de Capitais: conceito, órgãos reguladores, instituições integrantes, ativos negociados e principais espécies de operações. Distribuição dos valores mobiliários no mercado. Mercado primário e secundário. Contratos bancários. Sigilo bancário. Contrato financeiro e o contrato de alienação fiduciária em garantia. Intervenção e liquidação extrajudicial de instituições financeiras. Propriedade industrial.

III - DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Jurisdição e competência. Ação: natureza jurídica, elementos da ação, condições da ação, carência da ação, cumulação de ações e de pedidos. Processo: conceito, natureza jurídica, classificação, princípios, formação, suspensão e extinção. Processo e procedimento. Relação jurídica processual. Pressupostos processuais. Partes: conceito, capacidade, representação e legitimação. Substituição processual. Pluralidade de partes: litisconsórcio, intervenção de terceiros. Fatos e atos processuais: forma, lugar, tempo, prazos e preclusão. Nulidades processuais. Processo de conhecimento: noções gerais, finalidade, objeto e estrutura. Procedimento ordinário. Procedimento sumário. Procedimentos Especiais. Petição inicial. Tutela antecipada. Citação inicial. Resposta do réu: contestação, exceção, reconvenção. Revelia. Providências preliminares. Julgamento conforme o estado do processo. Prova: meios de prova, ônus da prova e procedimento probatório. Audiência de instrução e julgamento. Sentença. Coisa julgada. Recursos: noções gerais, classificação, juízo de admissibilidade, juízo de mérito e efeitos. Apelação. Agravo. Embargos Infringentes. Embargos de declaração. Recurso adesivo. Recurso Especial. Recurso extraordinário. Ação rescisória. Cumprimento da sentença. Execução por título executivo extrajudicial. Embargos do devedor, à arrematação e à adjudicação. Processo cautelar: noções gerais, requisitos, espécies, procedimentos e medidas cautelares. Medidas cautelares nominadas e inominadas. Procedimentos especiais: ação de consignação em pagamento e ações possessórias. Embargos de terceiro. Ação monitória. Busca e Apreensão. Alienação Fiduciária de Imóveis. Desapropriação. Ação civil pública. Arbitragem.

IV - DIREITO CONSTITUCIONAL: Princípios constitucionais. Disposições constitucionais transitórias. Aplicabilidade e Interpretação das Normas Constitucionais. Poder constituinte. Controle de constitucionalidade. Direitos e garantias individuais e coletivos. Mandado de segurança. Mandado de injunção. Habeas corpus. Habeas data. Ação popular. Direitos sociais. Princípios constitucionais do trabalho. Organização do Estado: entidades e sistema de repartição de competência. Organização dos Poderes: mecanismos de freios e contrapesos. Poder Executivo: atribuições e organização da presidência da república. Administração pública: princípios constitucionais. Poder Legislativo: organização, atribuições, incompatibilidades parlamentares e processo legislativo. Comissão Parlamentar de Inquérito. Tribunal de Contas da União. Poder Judiciário: estrutura e atribuições. Supremo Tribunal Federal: organização e competência. Conselho Nacional de Justiça. Superior Tribunal de Justiça: organização e competência. Justiça Federal: organização e competência. Justiça do trabalho: organização e competência. Funções essenciais à justiça. Sistema Tributário Nacional: princípios gerais e limitações constitucionais ao poder de tributar. Ordem Econômica e Financeira: princípios gerais da atividade econômica e Sistema Financeiro Nacional.

V - DIREITO ADMINISTRATIVO: Princípios. Administração pública. Poderes e deveres do administrador público. Administração pública federal: estrutura, descentralização e desconcentração. Administração pública direta e indireta. Autarquias. Agências reguladoras e executivas. Fundações públicas. Empresa pública. Sociedade de economia mista. Entidades paraestatais em geral. Entidades não estatais (terceiro setor). Fatos administrativos. Atos da Administração Pública. Atos administrativos. Licitação: princípios, modalidades, dispensa, inexigibilidade, anulação e revogação. Contrato Administrativo: conceito, características, formalização, execução, equilíbrio econômico-financeiro e extinção. Contratos privados da Administração. Convênios e consórcios. Consórcios públicos. Parceria público-privada. Serviço público. Concessões e permissões. Bens públicos. Intervenção do estado no domínio econômico e na propriedade privada. Controle interno. Controle judicial. Responsabilidade civil do estado. Processo administrativo. Prescrição em direito administrativo. Improbidade administrativa.

VI - DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO: Princípios e normas gerais de Direito Financeiro. Receita pública. Despesa pública. Orçamento. Responsabilidade fiscal. Sistema Tributário Nacional: princípios, limitações ao poder de tributar, discriminação dos impostos e repartição das receitas. Espécies tributárias. Contribuições sociais de intervenção no domínio econômico e de interesse de categorias profissionais ou econômicas. Legislação tributária: vigência, aplicação, interpretação e integração. Obrigação tributária. Responsabilidade tributária. Crédito tributário. Administração tributária.

VII - DIREITO DO TRABALHO: Princípios. Contrato individual de trabalho: conceito, requisitos e classificação. Sujeitos do contrato de trabalho. Responsabilidade subsidiária e solidária de empresas. Sucessão de empresas. Terceirização de mão de obra. Desconsideração da personalidade jurídica. Salário e remuneração. 13o salário. Suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Rescisão do contrato de trabalho. Aviso Prévio e indenizações. Duração do trabalho. Férias. Trabalho da mulher. Estabilidade da gestante. Direito coletivo. Organizações sindicais. Acordos e convenções coletivas de trabalho. Fiscalização trabalhista. Justiça do trabalho.

VIII - DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: Princípios gerais. Processo do trabalho. Atos processuais. Procedimentos. Prescrição e decadência. Dissídios individuais. Dissídios coletivos. Decisões judiciais. Termo de conciliação e sua eficácia. Nulidades no processo trabalhista. Recursos no processo trabalhista. Liquidação de sentença. Execução no processo trabalhista.

IX - DIREITO INTERNACIONAL: Tratados Internacionais: princípios aplicáveis (monista e dualista). Procedimento legislativo de internalização. Acordos de bitributação. Organização Mundial do Comércio. União Européia. Nafta. Mercosul. Organismos oficiais de crédito (Banco Mundial/BID/BIRD). Comércio Exterior: importação/exportação e glossário de incoterms. Cartas de crédito: conceito e princípios gerais aplicáveis (UCP 500). Contrato de câmbio. Compra e venda internacional. Contratos financeiros internacionais vinculados ao comércio exterior e empréstimos em moeda estrangeira. Contratos de leasing internacional. Legislação sobre capitais e empréstimos estrangeiros no Brasil. Foro Competente. Lei aplicável e conflito de leis no espaço. Arbitragem internacional. Garantias aos Contratos Internacionais. Seguro de Crédito à Exportação.

X - DIREITO PENAL: Crimes contra a Administração Pública. Crimes contra o sistema financeiro nacional: Lei no 7.492/1986. Crime de desvio na aplicação de créditos e financiamentos de organismos governamentais e de incentivos fiscais: Lei no 7.134/1983. Crimes contra o meio ambiente: Lei no 9.605/1998.

XI - DIREITO AMBIENTAL: Princípios. A Constituição da República Federativa do Brasil e o Meio Ambiente. Política nacional de Meio Ambiente. Competências em matéria ambiental. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Poder de polícia: instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Licenciamento ambiental. Responsabilidade ambiental. Reparação do dano ambiental. Política Nacional de Recursos Hídricos. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Termo de Compromisso. Termo de ajustamento de conduta. Lei complementar no 140/2011.

PROFISSIONAL BÁSICO - ECONOMIA

I - MICROECONOMIA: Preferências do consumidor. Restrição orçamentária. Escolha do consumidor. Efeito renda e efeito substituição. Excedente do consumidor. Demanda de mercado, receita e elasticidade. Escolha sob incerteza. Funções de produção da firma e rendimentos de escala. Custos de produção e função custo. Escolha da firma. Curvas de custo de curto e de longo prazo. Curva de oferta da firma e da indústria de curto e de longo prazo. Trocas puras e com produção. Concorrência     perfeita.              Monopólio.        Concorrência     monopolística.  Oligopólio.          Teoria   dos       jogos.                Informação        assimétrica. Externalidades. 

II - ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL E DA TECNOLOGIA: Conceitos de indústria, mercado, cadeia produtiva e complexos industriais. Modelo estrutura-conduta-desempenho. Análise da estrutura industrial: concentração industrial, diferenciação de produtos, barreiras à entrada e economias de escala e de escopo, estratégias empresariais, e padrão de concorrência. Concorrência schumpeteriana. Política antitruste: análise de fusões e aquisições. Papel da tecnologia na dinâmica             econômica.        Processo             schumpeteriano              de          “destruição        criadora”.            Tipos                de          inovação:            produto,             processo,

organizacional e serviços. Processo de inovação e difusão tecnológica. Modelo linear e modelos interativos de inovação.

Análise do ciclo de vida do produto. Sistemas Nacionais de Inovação. Indicadores de esforço e resultado de inovação.

Política industrial: instrumentos verticais e horizontais.

III- MACROECONOMIA: Sistemas de Contas Nacionais. Balanço de pagamentos.  Conceito  de  demanda  efetiva.  Determinação  do  produto,  renda  e  emprego:  modelo  clássico  e  modelo keynesiano. Modelo IS-LM. Determinantes do consumo e do investimento. Oferta e demanda agregada: rigidez de preços e de salários. Modelo IS-LM-BP e os dilemas da política macroeconômica. Política fiscal: equivalência ricardiana, dinâmica da dívida e superávit primário. Política monetária: funções da moeda e determinação das taxas de juros. Banco Central e instrumentos de política monetária. Teorias da inflação. Curva de Phillips. Papel das expectativas. Modelo de metas de inflação. Sistema financeiro: riscos de crédito, de mercado, de liquidez e sistêmico. Regulação financeira.        

IV - ECONOMIA INTERNACIONAL:            Teorias do          comércio             internacional:    vantagens          absolutas            e                vantagens          comparativas.   Modelo               de Heckscher-Ohlin.            Novas   abordagens       de          comércio             internacional:    rendimentos     crescentes                e             concorrência     imperfeita.

Vantagens  comparativas  dinâmicas.  Livre-comércio  e  protecionismo.  Instrumentos  de  política  comercial.  Investimento

estrangeiro direto. Paridade coberta e descoberta da taxa de juros. Paridade do poder de compra e taxa de câmbio real.

Sistema monetário internacional: padrão-ouro, Bretton-Woods  e pós-Bretton Woods.  Papel de instituições multilaterais.

Experiências de integração regional: União Européia e Mercosul. Novo papel das economias emergentes. Crise econômica

global de 2008 e crise européia de 2011: diagnósticos e políticas de superação.               

V - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: Falhas de Mercado. Bens públicos, semipúblicos e privados. Externalidades. Funções do Estado. Políticas de bem-estar social.  Princípios  gerais  de  tributação.  Cálculo  do  deficit  público:  necessidade  de  financiamento  do  setor  público nos conceitos primário, nominal e operacional. Modelos de concessão e Parcerias Público-Privadas. Papel do Estado no Sistema Financeiro: modelos de racionamento de crédito e de repressão financeira.

VI - ECONOMIA BRASILEIRA: Economia brasileira no pós-guerra. Plano de Metas e a industrialização pesada. Reformas estruturais no início do governo militar: PAEG e reforma do sistema financeiro. Milagre econômico (1968-1973). O primeiro choque do petróleo e o II PND. Crise da dívida externa, inflação e planos de estabilização na década de 1980. Reformas econômicas da década de 1990: abertura comercial, financeira e privatizações. Plano Real. Crise e ajuste pós-1999: regime de câmbio flutuante, metas de inflação e ajuste fiscal (Lei de Responsabilidade Fiscal). Políticas sociais dos anos 2000. Crise de 2008: impactos e respostas da política econômica. Tópicos especiais: (i) políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior a partir de 1990; (ii) características do sistema tributário brasileiro; (iii) marco regulatório a partir de 1990: papel das agências reguladoras e do CADE; (iv) papel do BNDES e sua atuação em diferentes momentos da economia brasileira.

VII - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: Desenvolvimento na economia política clássica: divisão social do trabalho. Modelos de crescimento exógeno (Solow) e endógeno (Lucas-Romer). Modelos de desenvolvimento de Rosenstein-Rodan, de Hirschman e de Lewis. Teoria de desenvolvimento da CEPAL. Teoria do subdesenvolvimento de Celso Furtado. Consenso de Washington. Desenvolvimento na visão de Amartya Sen. Indicadores de desenvolvimento econômico e social (IDH e Coeficiente de Gini). Conceitos de “doença holandesa” e de desindustrialização. Economia do meio ambiente. Políticas públicas de desenvolvimento comparadas: Inglaterra, EUA, Japão e Coréia. Sistema Financeiro e desenvolvimento: papel do mercado de capitais e dos bancos públicos.

VIII - ANÁLISE DE PROJETOS E FINANÇAS: Capitalização simples e composta. Taxas de juros e de desconto. Sistemas de amortização. Valor presente e valor futuro. Valor presente líquido (VPL), payback, taxa interna de retorno (TIR) e equivalência de fluxo de caixa. Ponto de equilíbrio, depreciação, alavancagem e estrutura ótima de capital. Comparação entre projetos de investimento. Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras. Precificação e análise de ativos financeiros. Modelo CAPM e WACC. Estrutura a termo das taxas de juros. Duration. Modelos Value at Risk (VaR). Tipos de derivativos. Gestão de portfólio: fronteira eficiente e portfólio de Markowitz. Valor adicionado econômico (economic value added - EVA). Análise de projetos estruturados (Project Finance).

IX - MÉTODOS QUANTITATIVOS: Números-índice. Probabilidade básica: variáveis aleatórias discretas e contínuas, distribuição de probabilidade, distribuição conjunta e independência estatística, distribuição marginal e distribuição condicional. Esperança matemática e variância de uma variável aleatória. Covariância e coeficiente de correlação. Esperança e variância condicionais. Distribuições Normal, Normal-padrão, Qui-quadrado, t e F. População, parâmetros e amostra aleatória. Propriedades desejáveis dos estimadores em pequenas e em grandes amostras. Lei dos grandes números e teorema central do limite. Intervalo de confiança e teste de hipóteses. Estruturas de dados econômicos. Regressão para dados em cross-section. O modelo clássico de regressão linear (MCRL) e suas hipóteses. Estimador de mínimos quadrados ordinários. Inferência. Violação das hipóteses básicas do MCRL. Regressão para séries de tempo: modelos autorregressivo, de média-móvel e mistos. Tendência determinística e raízes unitárias.

PROFISSIONAL BÁSICO - ENGENHARIA

I - PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: Análise dos dados. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Quantis. Análise

bidimensional.  Correlação. Índices  e números-índice.  Probabilidade.  Variáveis  aleatórias.  Distribuição de probabilidade.

Amostragem. Estimação. Teste de hipótese. Regressão linear simples. Ajustamento de curvas.

II - RACIOCINIO LÓGICO.

III - MATEMÁTICA FINANCEIRA: Juros simples e juros compostos. Equivalência. Descontos. Anuidades. Métodos de amortização. Séries de pagamentos. Métodos de análise de investimento: TIR, VPL, pay-back, pay-back descontado, investimentos mutuamente exclusivos, investimentos independentes.

IV - FUNDAMENTOS DE MICROECONOMIA: Comportamento do consumidor e teoria da demanda: utilidade, efeitos preço, renda e substituição, elasticidade da demanda. Custos de produção e teoria da oferta: produtividade marginal e lei dos rendimentos decrescentes, retornos de escala, teoria dos custos de produção no curto e longo prazos, elasticidade da oferta. Assimetria da informação, risco moral e escolha sob incerteza. Estruturas de mercado: concorrência perfeita e concorrência imperfeita, monopólio, duopólio (estratégias de Cournot, Bertrand e Stackelberg) e oligopólio, concorrência monopolística, monopólio natural. Externalidades. Categoria de bens: privados, públicos, comuns e naturais. Elementos de teoria dos jogos.

V - FUNDAMENTOS DE MACROECONOMIA:

Sistemas de Contas Nacionais. Análise da determinação do produto, renda e emprego: o modelo “clássico”, o modelo keynesiano simples, o modelo keynesiano completo, efeito multiplicador e efeito acelerador, o modelo IS-LM. Determinantes do consumo e do investimento. Política fiscal: conceitos de saldos fiscais, impactos da política fiscal. Moeda e política monetária: funções da moeda, oferta e demanda de moeda, determinação das taxas de juros. Banco Central e instrumentos de política monetária. Teorias da inflação. A curva de Phillips. Expectativas keynesianas (não probabilísticas), expectativas adaptativas, expectativas racionais e impactos sobre o produto, renda e emprego. Desenvolvimento econômico. Formação econômica do Brasil.

VI - CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS: Conceitos básicos de contabilidade. Estrutura e finalidade das demonstrações contábeis, notas explicativas, pareceres e relatórios da administração. Conceitos e aplicações em contabilidade de custos. Classificação: custos diretos e indiretos, fixos e variáveis, semifixos e semivariáveis. Custeio por absorção. Custeio variável. Custo padrão e apuração das variações. Custeio ABC. Margem de contribuição e uso da informação de custos para análise e tomada de decisões. Conceito de Ponto de Equilíbrio. Contabilidade por responsabilidade e alocação de custos. Centro de lucro e preços de transferência. Custo de oportunidade. VII - ADMINISTRAÇÃO: Planejamento estratégico. Análise estrutural de indústrias. Análise de concorrência. Vantagem Competitiva. Estratégias empresariais. Gestão e implementação da estratégia. Balaced Score Card – BSC. Ética, valores e cultura empresarial.

VIII - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA: Conceitos básicos de administração da produção. Projeto de produtos e serviços. Integração vertical. Localização. Gestão da capacidade produtiva de longo prazo. Arranjos físicos e fluxo. Tecnologia de processo. Planejamento e controle da produção: capacidade, estoques. Logística: produto logístico, sistemas de transporte, armazenagem, operação do sistema logístico. Gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management).

IX - ANÁLISE SETORIAL: Descrição geral dos setores. Produtos, serviços e tecnologias. Estrutura. Dinâmica e crescimento setorial. Fatores determinantes da competitividade. Características da competição entre as empresas. Fornecedores, clientes e canais de distribuição. Compreensão de índices de concentração setorial. Estrutura de oferta e demanda do setor. Grau de verticalização. Grau de abertura. Alta/média/baixa tecnologia. Grau de internacionalização das empresas. Gargalos de infraestrutura. Gargalos de pessoal. Geração de empregos. Políticas de conteúdo local. Marcos regulatórios setoriais. Fontes de financiamento. Parceria público-privada. Vantagens comparativas dinâmicas. Relevância de temas transversais: inovação, desenvolvimento local e regional e questões socioambientais. Encadeamento para frente e para trás. Setores considerados: energia elétrica, saneamento básico, agronegócio, biocombustíveis, petróleo e gás, petroquímico, bens de capital, automotivo, tecnologia da informação, telecomunicações, farmacêutico, papel e celulose, logística e transportes, mineração, siderurgia e naval.

X - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Conceitos de sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental. Impactos socioambientais de empreendimentos. Legislação ambiental: Sisnama, processo de licenciamento. Políticas públicas ambientais: instrumentos de comando e controle, instrumentos fiscais, instrumentos públicos de mercado, eficácia dos instrumentos. Mudanças do clima: aquecimento global, Protocolo de Quioto, economia de baixo carbono, perfil brasileiro de emissões, mitigação das emissões e adaptação às mudanças climáticas. Eficiência energética. Energias renováveis. Conceitos dos principais indicadores sociais.

XI - ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS: Análise da estrutura de mercado. Análise e projeções de oferta e demanda. Tendências de preços. Dimensionamento e localização. Economicidade e escala de produção. Previsões de receitas e custos. Métodos de cálculo da depreciação. Projeção de lucros e perdas. Ponto de nivelamento. Investimentos fixos e projeção de capital de giro. Cronograma financeiro, financiamento dos investimentos e projeção dos fluxos de caixa. Critérios de avaliação de investimentos: taxa interna de retorno, valor presente líquido, payback e payback descontado. Taxas de desconto e risco. Análise de projetos estruturados e Project Finance. Opções reais. Conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Análise de custos privados/sociais e benefícios privados/sociais. Avaliação social de projetos.

XII - AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E FINANÇAS: Conceitos básicos de análise de balanços e demonstrações financeiras. Análise econômico-financeira: horizontal, vertical, números índices ou quocientes econômico-financeiros. Modelos CAPM e WACC. Risco e retorno. Definição do valor das empresas (valuation): métodos de múltiplos de mercado e fluxo de caixa descontado. Orçamento de capital: avaliação, comparação e seleção de projetos. Estrutura de capital. Políticas de dividendos. Fontes de financiamento dos investimentos: capital próprio ou de terceiros. Mercado de capitais: mercados eficientes, administração de carteira, critérios de diversificação, derivativos, opções, títulos. Características do mercado de renda fixa. Precificação e análise de títulos de renda fixa. Estrutura a termo das taxas de juros, risco de mercado, duration. Mecanismos de financiamento internacional. Sistema financeiro nacional e o BNDES. Modelos Value at Risk (VaR). Risco de Crédito. Precificação e análise de títulos de renda variável e ações. Tipos de instrumentos de derivativos. Valor adicionado econômico (economic value added - EVA). Governança corporativa.

XIII - INOVAÇÃO: Inovação e desenvolvimento econômico. Tipologia das inovações. Processo de difusão tecnológica. Sistema nacional da inovação. Apropriação dos benefícios da inovação. Propriedade intelectual. Desenvolvimento de novos produtos.

PROFISSIONAL BÁSICO - PSICOLOGIA

I - PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL: Papel do psicólogo do trabalho e suas implicações  éticas. Transformações              no          mundo  do         trabalho  e          mudanças           nas         organizações. Procedimentos                de          recrutamento,  seleção e desligamento. Gestão de desempenho. Planejamento de carreira. Cultura e clima organizacional. Análise e desenvolvimento organizacional. Motivação no trabalho. Valores, atitudes e satisfação no trabalho. Diagnóstico de conflitos no trabalho. O ponto de vista da atividade.      

II - SAÚDE DO TRABALHADOR:  Saúde e adoecimento no trabalho em seus aspectos individual            e             coletivo.              O            saber    do          psicólogo            na           prevenção,        reabilitação                e             promoção           da           saúde   dos        trabalhadores. Psicopatologia e psicodinâmica do trabalho. Assédio moral e sexual. Qualidade de vida – conceitos e metodologias para implementação  de  programas  nas  organizações. 

III  -  COMPETÊNCIAS  E  APRENDIZAGEM  NAS  ORGANIZAÇÕES: Teorias de aprendizagem aplicadas à gestão e ao desenvolvimento humano. Especificidades da aprendizagem de adultos. Aprendizagem organizacional e organizações que aprendem. Gestão por competências. Educação Corporativa. Gestão do Conhecimento. IV - GRUPOS DE TRABALHO E LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: Análise das relações interpessoais e interfuncionais nos ambientes de trabalho. Relações de poder nas organizações.  Liderança; formação de líderes nas organizações; liderança e seu papel no desenvolvimento de equipes. Dinâmica de grupo - diferentes abordagens e teorias. Teorias e técnicas de pesquisa e intervenção nas instituições.

NÍVEL MÉDIO

TÉCNICO ADMINISTRATIVO

LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Crase. Flexão nominal e verbal. Emprego das classes e palavras. Emprego de tempo e modo verbais. Vozes verbais. Concordância verbal e nominal. Regência nominal e verbal. Análise Sintática: coordenação e subordinação. Pontuação. Interpretação de texto.

MATEMÁTICA: 1 - Noções de estatística - Apresentação de dados. População e amostra. Distribuição de frequências. Probabilidade. Medidas de posição e de dispersão. Números-índices. 2 - Noções de Contabilidade - Princípios contábeis. Conceitos. Campos de aplicação da contabilidade. Patrimônio. Origem e aplicação dos recursos. Escrituração contábil. 3 - Matemática - Números inteiros, racionais e reais. Problemas de contagem. Sistema legal de medidas. Problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Equações e inequações de 1o e 2o graus. Sistemas lineares. Funções e gráficos. Sequências numéricas. Múltiplos e divisores. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Juros simples e compostos. Capitalização e operações de desconto. Equivalência de capitais. Taxa de juros: nominal, efetiva, equivalente, real e aparente. Raciocínio lógico.

LÍNGUA ESTRANGEIRA: Conhecimentos básicos. Interpretação de textos. Vocabulário. Aspectos gramaticais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOBRE BNDES: Lei 4.595 de 31/12/1964. Sistema Financeiro Nacional: artigos 1o, 17o,

18o, 22o  ao 24o.             Lei 5.662 de 21/06/1971: artigos 1o, 3o, 5o, 6o  e 10o. Estatuto Social do BNDES (aprovado pelo Decreto 4.418 de 11/10/2002): artigos de 1o ao 10o.

CONHECIMENTOS GERAIS: Política, Economia, Educação, Tecnologia, Energia, Relações Internacionais, Ecologia e Cidadania.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »