Agente de Pesquisa e Mapeamento

Prepare-se com questões de Agente de Pesquisa e Mapeamento

01

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - A revista The Lancet publicou no dia 14 de julho de 2020 um artigo em que apresenta novas projeções para a população mundial e para os diversos países. Os pesquisadores do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington (IHME, na sigla em inglês) sugerem números para a população humana do planeta em 2100 que são menores do que o cenário médio apresentado em 2019 pela Divisão de População da ONU (que é a referência maior nesta área de projeções demográficas). Segundo o artigo, o maior nível educacional das mulheres e o maior acesso aos métodos contraceptivos acelerarão a redução das taxas de fecundidade, gerando um crescimento demográfico global mais lento. Se este cenário acontecer de fato, será um motivo de comemoração, pois a redução do ritmo de crescimento demográfico não aconteceria pelo lado da mortalidade, mas sim pelo lado da natalidade e, principalmente, em decorrência do empoderamento das mulheres, da universalização dos direitos sexuais e reprodutivos e do aumento do bem-estar geral dos cidadãos e das cidadãs da comunidade internacional. De modo geral, a imprensa tratou as novas projeções como uma grande novidade, dizendo que a população mundial não ultrapassará 10 bilhões de pessoas até o final do século e que, no caso do Brasil, a população apresentará uma queda de 50 milhões de pessoas na segunda metade do corrente século. Na verdade, isto não é totalmente novidade, pois a possibilidade de uma população bem abaixo de 10 bilhões de pessoas já era prevista. Diante das incertezas, normalmente, elaboram-se cenários para o futuro com amplo leque de variação. A Divisão de População da ONU, por exemplo, tem vários números para o montante de habitantes em 2100, que variam entre 7 bilhões e 16 bilhões.

Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto 1A2-I, a expressão “em que”, no primeiro período do texto, poderia ser substituída por

Código da questão
Q61465Ca
02

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - A quantidade de linhas da tabela-verdade da proposição composta P → Q ˅ R, em que P, Q e R são proposições simples e independentes entre si, que apresentam o valor lógico F é igual a

Código da questão
Q61481Ca
03 O mapa é uma forma de registrar elementos (ou fenômenos) selecionados na superfície da Terra. A identificação dos elementos mapeados é feita por símbolos que permitem fazer a leitura do mapa. Esses símbolos estão representados na
Código da questão
Q581Ca
04

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - Durante a maior parte do ano, apresenta redução dos totais pluviométricos mensais e elevadas temperaturas. A variação sazonal da temperatura média não é tão expressiva, o que leva à formação de áreas em que se observa quedas térmicas pouco expressivas na situação de inverno.

O texto precedente apresenta as características do clima

Código da questão
Q61488Ca
05

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - Nas últimas décadas, a questão migratória no Brasil deixou de concentrar-se apenas no clássico movimento rural-urbano que, nos anos 50 e 60 do século XX, preocupou e mobilizou a maior parte dos estudos. As migrações inter-regional, intrarregional, internacional e as mobilidades pendular (commuting) e sazonal são cada vez mais reconhecidas como faces distintas desse fenômeno demográfico.

A respeito das migrações no Brasil, assinale a opção correta.

Código da questão
Q61496Ca
06

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - A escala cartográfica, elemento presente nos mapas, indica a relação de proporção entre a área real e a representação feita no mapa. Considerando-se que a distância entre duas cidades no mapa em linha reta seja de 12 cm e tendo-se como referência a escala numérica de 1:7.000.000, é correto concluir que a distância entre essas duas cidades é de

Código da questão
Q61491Ca
07 Sobre a temática desemprego marque para as  afirmativas verdadeiras e F  para as falsas:

(     ) As inovações tecnológicas introduzidas nas indústrias aumentaram a produtividade; por outro lado, reduziram os empregos, o que implica sérias questões sociais.
(     ) Os computadores e as novas tecnologias pouco diminuem a participação humana no processo produtivo.
(     ) As inovações tecnológicas do passado acabaram com alguns postos de trabalho, mas deram origem a outros, em novos setores da economia.

A sequência está correta em:
Código da questão
Q585Ca
08

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - Tempo vira em São Paulo. Uma frente fria avança pelo sul do Brasil e chega ao estado de São Paulo hoje. Depois de vários dias com céu azul praticamente o dia todo, a nebulosidade vai aumentar já no período da manhã na faixa leste do estado. Com a chegada desta frente fria, o dia já amanhece com muitas nuvens na faixa leste, pegando o litoral, a Grande SP e algumas cidades ao sul do estado. No sul do estado, pode chover a qualquer momento, na capital e região metropolitana a chuva é prevista entre a tarde e a noite. Nessas áreas também podem ocorrer algumas rajadas de vento no decorrer do dia.

O trecho da reportagem apresentado faz referência à chuva frontal. Assinale a opção que apresenta as massas de ar que atuam no território brasileiro e que, ao se encontrarem, dão origem à chuva frontal.

Código da questão
Q61487Ca
09

(IBGE- Agente de pesquisa e mapeamento-2021) - Estou escrevendo um livro sobre a guerra... Eu, que nunca gostei de ler livros de guerra, ainda que, durante minha infância e juventude, essa fosse a leitura preferida de todo mundo. De todo mundo da minha idade. E isso não surpreende — éramos filhos da Vitória. Filhos dos vencedores. Em nossa família, meu avô, pai da minha mãe, morreu no front; minha avó, mãe do meu pai, morreu de tifo; de seus três filhos, dois serviram no Exército e desapareceram nos primeiros meses da guerra, só um voltou. Meu pai. Não sabíamos como era o mundo sem guerra, o mundo da guerra era o único que conhecíamos, e as pessoas da guerra eram as únicas que conhecíamos. Até agora não conheço outro mundo, outras pessoas. Por acaso existiram em algum momento? A vila de minha infância depois da guerra era feminina. Das mulheres. Não me lembro de vozes masculinas. Tanto que isso ficou comigo: quem conta a guerra são as mulheres. Choram. Cantam enquanto choram. Na biblioteca da escola, metade dos livros era sobre a guerra. Tanto na biblioteca rural quanto na do distrito, onde meu pai sempre ia pegar livros. Agora, tenho uma resposta, um porquê. Como ia ser por acaso? Estávamos o tempo todo em guerra ou nos preparando para ela. E rememorando como combatíamos. Nunca tínhamos vivido de outra forma, talvez nem saibamos como fazer isso. Não imaginamos outro modo de viver, teremos que passar um tempo aprendendo. Por muito tempo fui uma pessoa dos livros: a realidade me assustava e atraía. Desse desconhecimento da vida surgiu uma coragem. Agora penso: se eu fosse uma pessoa mais ligada à realidade, teria sido capaz de me lançar nesse abismo? De onde veio tudo isso: do desconhecimento? Ou foi uma intuição do caminho? Pois a intuição do caminho existe... Passei muito tempo procurando... Com que palavras seria possível transmitir o que escuto? Procurava um gênero que respondesse à forma como vejo o mundo, como se estruturam meus olhos, meus ouvidos. Uma vez, veio parar em minhas mãos o livro Eu venho de uma vila em chamas. Tinha uma forma incomum: um romance constituído a partir de vozes da própria vida, do que eu escutara na infância, do que agora se escuta na rua, em casa, no café. É isso! O círculo se fechou. Achei o que estava procurando. O que estava pressentindo.

Com relação à colocação pronominal, a correção gramatical do texto 1A1-I seria mantida caso, no trecho

I “Não me lembro de vozes”, o pronome “me” fosse deslocado para logo após “lembro”: lembro-me.

II “Estávamos o tempo todo em guerra ou nos preparando para ela”, o pronome “nos” fosse deslocado para logo após “preparando”: preparando-nos.

III “a realidade me assustava”, o pronome “me” fosse deslocado para logo após “assustava”: assustava-me.

Código da questão
Q61463Ca
10  O Brasil vem se destacando no mercado internacional como grande exportador de alguns produtos agrícolas. Mesmo tendo que enfrentar a competitividade de outros exportadores e as barreiras dos importadores, o Brasil hoje é um dos maiores exportadores de
Código da questão
Q579Ca