Enfermeiro

Prepare-se com questões de Enfermeiro

01

(EDUCA - 2012 - Pref. Boa Vista/PB) Uma das principais finalidades de punção lombar é:

Código da questão
Q4114Ca
02

(CONSULPLAN - 2011 - Pref. Itapira/SP) Considerando a Vigilância Sanitária no contexto do Sistema Único de Saúde, nas alternativas a seguir, marqueV para as verdadeiras e F para as falsas:( ) Na construção do sistema deve-se buscar a intersetorialidade no âmbito de diversos organismos: público,sociedade civil, economia etc.( ) O sistema objetiva constituir um instrumento político norteador que possibilite uma gestão estratégica para atransformação positiva do contexto sanitário nacional.( ) Apresenta um papel político, estratégico e pedagógico importante, na medida em que se configura comoinstrumento de reafirmação da Vigilância Sanitária.A sequência está correta em:

Código da questão
Q3326Ca
03

(CONSULPLAN - 2011 - Pref. São Domingos do Prata/MG) Segundo a Lei Orgânica Municipal de São Domingos do Prata, analise as afirmativas.

I. A lei disporá sobre a aposentadoria em cargos, funções ou empregos temporários.

II. O benefício da pensão por morte corresponderá à totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, até o limite estabelecido em lei.

III. O município poderá instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para custeio, em benefício destes, de sistemas de previdência e assistência social.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Código da questão
Q5074Ca
04

(IDHTec - 2011 - Pref. Santa Filomena/PE) - São características da insulinas de ação pré-combinadas, EXCETO:

Código da questão
Q7339Ca
05

(CONSULTEX - 2011 - Pref. Boqueirão/PB) - São principais causas mecânicas para a ocorrência de obstrução intestinal, exceto:

Código da questão
Q4207Ca
06

(FEPESE - 2011 - Pref. Tijucas/RJ) - No âmbito das DSTs e HIV/AIDS, a vulnerabilidade pode ser entendida como o conjunto de fatores de natureza biológica, epidemiológica, social, cultural, econômica e política cuja interação amplia ou reduz o risco ou a proteção de um grupo diante da doença.

 

Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, em relação às dimensões da vulnerabilidade.

 

Coluna 1

 

1. Vulnerabilidade individual

 

2. Vulnerabilidade social

 

3. Vulnerabilidade institucional

 

Coluna 2

 

( ) relaciona-se à ausência de políticas públicas que objetivem o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições e sociedade civil, integrando serviços na promoção da saúde do indivíduo.

 

( ) está relacionada, principalmente, com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção.

 

( ) diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta,

de cima para baixo.

Código da questão
Q4397Ca
07

(IMA - 2012 - Pref. Nova Colinas/MA) O Programa Nacional de Controle de Infecções Hospitalares (PNCIH) do Ministério da Saúde é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Com base nisso, julgue os itens:
I - Cabe à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital elaborar, implementar, manter e avaliar o programa de controle de infecção hospitalar, adequado às características e necessidades da instituição.
II - É considerada infecção hospitalar a infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento, como herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS, por exemplo.
III - As infecções hospitalares devem receber observação ativa, sistemática e contínua a partir da vigilância epidemiológica.
IV - A lavagem das mãos é a ação mais importante na prevenção e no controle das infecções hospitalares.

Código da questão
Q4276Ca
08

(CEPS/UFPA - 2011 - UFPA) Considerada uma doença infecciosa potencialmente grave, a Malária afeta 50% da população mundial e leva 1 milhão de mortes por ano. O quadro clínico típico cursa com febre alta, calafrios, sudorese e cefaléia. Os sinais e sintomas, que podem evoluir para formas graves e complicadas, deverão ser reconhecidos pelo enfermeiro para prestar os devidos cuidados ao paciente; no entanto, essa evolução depende de diversos fatores, como

Código da questão
Q6301Ca
09

(INTEGRI - 2010 - Pref. Carapicuíba/SP) Medicamentos que atuam no sistema nervoso central, são drogas que deprimem as funções do sistema nervoso, chamados de ansiolíticos ou tranquilizantes, são drogas que agem diminuindo a tensão emocional.
Algumas drogas dessas são conhecidas como:

Código da questão
Q3122Ca
10

(CONCSEL - 2011 - Pref. São Bento do Trairí/RN) Conforme o código de ética da enfermagem é dever disciplinar:

Código da questão
Q5934Ca