História – Nível Superior

Prepare-se com questões de História para nível superior

01 Acerca da Constituição Brasileira de 1988, momento decisivo para a transição democrática, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I A Constituição foi acusada de ser excessivamente liberal, atendendo aos interesses das oligarquias econômicas.
II Entre as conquistas da Constituição, estava a ampliação dos direitos individuais e coletivos.
III A Constituição foi criticada por não contemplar idosos, índios, crianças e mulheres, em seu texto.
IV Inuenciados pelo m dos regimes comunistas na Europa, os constituintes votaram contra a presença do Estado na economia.
V A Constituição previu a realização de plebiscito para a denição da forma e do sistema de governo.

A sequência correta é:
Código da questão
Q827Ca
02 Entre 1095 e 1270, ocorreu uma série de expedições, todas convocadas por diferentes Papas do período, em nome de Cristo e em defesa da cristandade. Esses movimentos expulsaram os muçulmanos da Europa, expandiram a influência europeia, mas não conquistaram a Terra
Santa.

O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como
Código da questão
Q725Ca
03 No que diz respeito ao Estado Novo, uma das várias experiências autoritárias brasileiras, assinale a opção correta.
Código da questão
Q832Ca
04 Acerca da derrocada do regime comunista na União Soviética, assinale a opção correta.
Código da questão
Q841Ca
05 Após um longo processo de elaboração, O Mediterrâneo... consagra Fernand Braudel como o historiador da síntese espaço-temporal, que visa à compreensão da totalidade dos fenômenos humanos mediante a análise social realizada principalmente pela união da Geograa e da História.

Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva. Teoria da História. 2008. (com adaptações)

Com relação ao conceito de longa duração, elaborado  por Fernand Braudel e sintetizado no texto acima, assinale a opção correta.
Código da questão
Q852Ca
06 Durante séculos, inclusive antes do nascimento de Cristo, os mercadores foram os principais intermediários entre o que vinha de fora e o que já existia no continente africano. O comércio permitiu que povos distantes entrassem em contato com as populações nativas, o que facilitou a transmissão de conhecimentos e crenças. A longo prazo, a presença de alguns africanos e estrangeiros e as relações estabelecidas provocaram grandes mudanças nas sociedades locais.
Os povos de fora com os quais os africanos tiveram contato pela costa atlântica e uma consequência desse contato, são, respectivamente,
Código da questão
Q723Ca
07 Acerca da presença do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Código da questão
Q833Ca
08 Acerca da economia do Brasil-Colônia, assinale a opção correta.
Código da questão
Q840Ca
09 Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o socialismo utópico ou romântico, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
Código da questão
Q731Ca
10 Acerca das causas da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Código da questão
Q847Ca