Jornalista

Prepare-se com questões de Jornalista

01

(Cesgranrio - 2010 - IBGE) A comunicação institucional prevê a produção de houseorgans voltados para públicos de interesse direto ou indireto de uma empresa. Levando em conta que esse tipo de material é produzido a partir da própria fonte das notícias a serem divulgadas, eles devem veicular

Código da questão
Q1835Ca
02 O texto abaixo que está redigido segundo as normas que regem o texto jornalístico é:
Código da questão
Q455Ca
03

(CRESCER - 2016 - CRF/PI - Jornalista) - É um setor do jornal que possui opiniões dos editores e/ou da própria empresa que edita o veículo de comunicação:

Código da questão
Q46282Ca
04

(Cesgranrio - 2010 - IBGE) É chamado de briefing o documento que contém (as/os)

Código da questão
Q1820Ca
05 Sob o ponto de vista ético, o assessor de imprensa em um órgão público deve
Código da questão
Q481Ca
06

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Jornalista) - Os serviços de e-mail da Internet usam pastas para organizar as mensagens das contas de seus usuários. Estes serviços armazenam as mensagens transmitidas para outras pessoas na pasta

Código da questão
Q18115Ca
07

(Gestão de Concursos - 2016 - Câmara de Itabirito/MG - Jornalista) - Relacione as principais teorias do jornalismo na COLUNA I com os aspectos que retratam seus conceitos na COLUNA II.

COLUNA I

1. Teoria estruturalista
2. Teoria do gatekeeper
3. Teoria do espelho
4. Teoria organizacional

COLUNA II

( ) Processo de produção da informação é concebido como uma série de escolhas, no qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos portões.

( ) Os jornalistas são simples mediadores que reproduzem o acontecimento.

( ) O campo jornalístico é encarado como um espaço de reprodução da ideologia dominante, não havendo lugar para o jornalismo de investigação.

( ) Os pontos de vista da direção da empresa jornalística chegam a controlar o trabalho do jornalista.

Assinale a sequência CORRETA.

Código da questão
Q46319Ca
08

(Funcab - 2010 - DER/RO) Na Comunicação Institucional, existe uma série de estratégias que devem ser tomadas pela empresa visando à construção adequada de uma imagem ideal perante o público. Um exemplo de prática que atua diretamente nesse
processo pode ser observado na alternativa:

Código da questão
Q1870Ca
09

(CESGRANRIO - 2008 - TJ/RO - Jornalista) - Na criação publicitária, um título ou chamada pode ser caracterizado(a) como um(a)

Código da questão
Q26102Ca
10

(Fepese - 2010 - Camara Balneário Camboriú) O jornalista de uma emissora de TV convida o presidente da Câmara de Vereadores de um município catarinense para participar de um programa gravado de TV. No telefonema, o jornalista pede que o presidente não use roupa azul durante a gravação. Assinale a alternativa que pode justificar esse pedido.

Código da questão
Q1839Ca