7 aplicativos para estudar para concurso que você precisa conhecer

Está à procura de aplicativos para estudar para concurso? Selecionamos algumas opções que podem aprimorar a sua experiência. Confira aqui!

Aplicativos para estudar para concurso: pessoa escrevendo em caderno que está disposto sobre mesa. Só é possível ver a mão segurando a caneta enquanto a pessoa escreve. Ao lado, um celular está disposto na mesma mesa

É possível utilizar seu smartphone para planejar seus estudos com mais eficiência. - Foto: Unsplash

Ter uma rotina de estudo é importante para que você não se perca no conteúdo programático, mas o mundo da tecnologia pode colocar tudo a perder. Algumas pessoas simplesmente não conseguem ignorar as notificações de redes sociais. As recorrentes distrações comprometem a qualidade do aprendizado e, uma hora ou outra, será necessário revisitar as mesmas matérias. No entanto, existem diversos recursos digitais que podem justamente otimizar a experiência de aprendizagem, como os aplicativos para estudar para concurso.

É completamente possível utilizar os smartphones ao seu favor, no sentido de se planejar com eficiência e praticidade. Muitas pessoas ainda preferem as tradicionais agendas físicas ou, até mesmo, os caderninhos de anotações. Não há nada de errado nisso, mas sempre podemos buscar novas estratégias e alternativas.

E quais são os diferenciais dos aplicativos para estudar para concurso?

Eles fornecem condições para:

  • Armazenar uma quantidade ilimitada de anotações;
  • Criar uma sistemática que se adapte às suas necessidades;
  • Agregar conteúdo para o dia a dia de estudos;
  • Organizar a rotina de aprendizados, sem atropelar o seu ritmo;
  • Servir como um “lembrete” para que você não se esqueça de cumprir as demandas do dia;
  • Bloquear outros aplicativos que disparam notificações recorrentes.

Ficou curioso? Nós verificamos as funcionalidades de algumas opções recomendadas. Confira, abaixo, o que achamos e teste por conta própria!

1. Trello

A plataforma do Trello é uma das mais conhecidas formas de organizar rotinas, tanto em equipe quanto individualmente.

Com o aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, os concurseiros podem criar metas diárias de estudos.

O Trello é bastante intuitivo e funciona por meio de etiquetas, cartões para registrar atividades e checklists. Existem pessoas que gostam de utilizá-lo, inclusive para montar cronogramas de afazeres domésticos!

Basta ter em mente qual é o seu objetivo e montar o planejamento ideal para as suas necessidades. Ao acessar a tela inicial do aplicativo, o usuário tem a opção de criar quadros ou cartões.

Imagine a seguinte situação: você está querendo montar uma rotina diária, semanal ou mensal de estudos para concurso. Para isso, você precisa de um espaço para escrever os detalhes de cada disciplina.

O quadro do Trello funciona justamente como esse lugar onde você deverá preencher as metas de estudos, sendo sistematizadas pelos cartões individuais.

No entanto, caso queira montar uma rotina ainda mais detalhada e organizada, é possível criar um quadro para cada conteúdo programático.

Não existem regras a serem seguidas: você faz aquilo que te contempla e que tenha a ver com o seu modo de “funcionar” ao longo dos estudos.

Por que o Trello é um dos melhores aplicativos para estudar para concurso?

Sem segredos ou truques, o aplicativo Trello vai direto ao ponto e funciona por meio de prazos específicos. Você pode, até mesmo, definir as disciplinas com base na cor da etiqueta de cada cartão.

Além do mais, também existe uma funcionalidade feita para controlar mini tarefas dentro de demandas maiores (checklist). O usuário somente concluirá todos os afazeres se marcar as atividades complementares como “finalizadas”.

2. Easy Study

Easy Study é perfeito para controlar a quantidade de matérias que o concurseiro estudará diária ou semanalmente. E o melhor: o aplicativo também envia notificações sobre as tarefas que foram agendadas para o dia.

O usuário pode ver o histórico de horas estudadas e entender o que funciona ou não em sua rotina. As principais funcionalidades, como criação de tarefas de estudos, são gratuitas. No entanto, existem recursos extras em sua versão paga.

Por que o Easy Study é um dos melhores aplicativos para estudar para concurso?

Ao contrário do Trello, que é mais geral, o aplicativo Easy Study fornece condições para que os usuários criem planos de estudos feitos especialmente para concursos públicos.

Basta informar qual é a área desejada na página inicial do app, como Magistratura ou Diplomacia.

Com as informações prestadas, o Easy Study monta automaticamente quais são as matérias cobradas para o cargo ou emprego público.

Você quer montar seu próprio esqueminha? O aplicativo também permite que os usuários criem planos manuais de estudo.

Confira as funcionalidades do aplicativo Easy Study, que está disponível para sistemas Android e iOS:

  • Planejamento de matérias que você precisa estudar;
  • Opção de adicionar lista de atividades, assim como o Trello;
  • Histórico com a quantidade de horas que você já estudou;
  • Notificações sobre as matérias que você tem para estudar;
  • Personalização das matérias com cores e nomes.

3. Aprovado

Esse é um dos aplicativos mais completos para a organização de estudos. Você pode registrar atividades e cronometrar o tempo para cada uma das matérias informadas.

“Aprovado” funciona de uma maneira bastante simples e intuitiva, mas atenção: o aplicativo é feito exclusivamente para controlar a rotina de estudos.

Por isso, é possível apenas programar alarmes para encerrar o ciclo e verificar o histórico de atividades já executadas. Outras funcionalidades complementares, como registro de exercícios e análise de desempenho, só podem ser usadas na versão premium.

Por que o Aprovado é um dos melhores aplicativos para estudar para concurso?

Porque ele é bastante específico em seu objetivo principal: ajudar no planejamento de atividades por meio de alarmes e controle de tempo. O aplicativo é ideal para os concurseiros com dificuldade em otimizar os seus horários de estudo.

Aprovado vai direto ao ponto, é bastante assertivo na proposta e fornece a opção de diferenciar as matérias com base em cores/nomes personalizáveis.

Os usuários só precisam:

  • Acessar a tela principal do app (disponível para sistemas Android e iOS);
  • Deslizar para a esquerda;
  • Escolher a opção “iniciar atividade”;
  • Definir categoria “manual” ou “cronômetro”;
  • Informar matéria, conteúdo, horário e duração.

Pronto! O aplicativo já estará contando o tempo informado para o ciclo de estudos. Se a categoria escolhida for “cronômetro”, será possível verificar a duração em tempo real.

4. AppBlock

Mesmo com muitas funcionalidades ao nosso favor, é inegável que os smartphones podem servir como uma barreira para os estudos. Alguns aplicativos enviam notificações automáticas e atrapalham qualquer rotina anteriormente programada.

O ideal é deixar o celular de lado quando já tiver planejado todas as atividades para o dia, mas isso nem sempre é possível de ser feito.

Você pode estar esperando uma mensagem ou ligação importante e, por vezes, precisa ficar atento a determinadas notificações do smartphone.

Pensando nisso, o AppBlock é ideal para bloquear certos aplicativos que dispersem sua concentração na hora de estudar. 

Os usuários podem selecionar as condições específicas para o bloqueio, informando:

  • Tempo de duração (início e fim);
  • Localização em os apps serão bloqueados (exemplo: casa, ambiente do trabalho, etc.);
  • Contagem de vezes que as notificações devem ser automaticamente bloqueadas.

Por que o AppBlock é um dos melhores aplicativos para estudar para concurso?

Porque ele pode ser um grande aliado para reforçar o controle do seu tempo, não deixando que certas notificações lhe tirem o foco necessário.

Assim, será possível verificar suas atividades em outros aplicativos sem que você se “perca” no caminho e não consiga retomar os estudos.

A sua interface é bastante simples e leve. Além do mais, todas as principais funcionalidades do AppBlock estão disponíveis de maneira gratuita para sistemas Android.

5. Photomath

A inteligência artificial nos surpreende a cada diz que passa e, com o Photomath, você pode ficar ainda mais espantado com o que a tecnologia é capaz de fazer.

O aplicativo soluciona equações matemáticas usando apenas a câmera de seu celular, fornecendo resultados imediatos e relativamente pontuais.

Além disso, Photomath também fornece uma espécie de calculadora inteligente bastante parecida com a científica.

Você pode montar uma equação matemática em níveis elevados de dificuldade. Posteriormente, o aplicativo será capaz de resolvê-la e apontar detalhes específicos sobre a resposta.

Os usuários, antes de usufruir das funcionalidades do aplicativo, precisam se registrar no primeiro acesso. Também é necessário informar idade, nome completo e outros dados complementares.

Após seguir todo o passo a passo, o concurseiro deverá liberar o uso da câmera para registrar fotos das equações matemáticas.

Por que o Photomath é um dos melhores aplicativos para estudar para concurso?

Porque ele pode servir como uma ferramenta eficiente para conferir os resultados de equações matemáticas. E não só isso: além de fornecer respostas, o Photomath também descreve o passo a passo de como solucioná-las.

A equipe do Concursos no Brasil testou a ferramenta e, na maioria das vezes, o resultado foi apresentado de maneira correta. No entanto, é necessário digitar a equação pelo computador, já que o aplicativo não reconhece os números escritos à mão.

Outro ponto importante: o Photomath pode demorar a reconhecer a equação matemática. Para conseguir uma resposta assertiva, é importante manter a câmera em uma posição fixa e com o foco ativado.

6. SimpleMind Lite Maps

Uma ótima maneira de estudar está diretamente relacionada com os mapas mentais. Eles auxiliam na organização de ideias que giram em torno de um mesmo tema, garantindo maior facilidade para memorizar o que você está aprendendo. Com isso, os concurseiros podem aprofundar o conhecimento sobre determinada matéria e suas ramificações.

Existem diversas maneiras de elaborar mapas mentais. Muitas pessoas preferem usar o lápis e papel para “sentir” as palavras na medida em que elas são escritas. Entretanto, para manter-se organizado, é importante encontrar outras formas práticas e comprovadamente eficientes.

O SimpleMind é um dos aplicativos que ajudam na missão de elaborar bons mapas mentais. Ele já te fornece um modelo pré-definido em que você só precisa inserir o tema central, assuntos complementares (ramificações do mapa) e outros detalhes relevantes.

O aplicativo também permite que os seus usuários comecem “do zero”. Basta acessar a tela inicial do app, deslizar para a esquerda e clicar no ícone “+” em amarelo. Pronto! Você pode ditar as próprias regras do mapa mental e ir incrementando-o com o passar do tempo.

Por que o SimpleMind é um dos melhores aplicativos para estudar para concurso?

Porque simplicidade é a alma do negócio, ainda mais quando estamos falando de esquematizações de estudos. O SimpleMind garante uma boa experiência de interface e fornece a opção de salvar todos os mapas mentais que desejar.

Porém, a versão gratuita do aplicativo não permite o compartilhamento dos mapas mentais em outras plataformas. Eles só podem ser visualizados diretamente na página do SimpleMind.

7. Simulados online

O melhor a gente sempre deixa para o final: os nossos simulados, que podem ser acessados pelo celular ou computador, são ideais para intensificar os seus estudos.

Isso porque nós temos milhares de questões cadastradas no sistema. Elas podem ser filtradas por matérias, conhecimentos específicos, cargos pleiteados e órgãos públicos.

Para acessá-las, basta:

Pronto! Você poderá testar os seus conhecimentos com inúmeras questões que já caíram em provas objetivas anteriores. Ao final de cada simulado, é possível conferir a resposta para cada uma das perguntas de múltipla escolha.

-

E, aí? Escolheu quais os aplicativos mais se encaixam na sua rotina? Já usava alguma das opções que recomendamos? Deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe um pouco de sua experiência com os aplicativos.

Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como notícias e concursos previstos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para aprimorar a sua experiência no universo dos concursos públicos.

Leia mais:

Compartilhe

Comentários