Bolsa Família: saiba como se cadastrar no Caixa Tem

As contas digitais para Bolsa Família já estão sendo liberadas, com base em calendário previsto. Veja, em nossa matéria, como se cadastrar pelo Caixa Tem.

Desde dezembro de 2020, o governo federal começou a liberar poupanças sociais digitais para os beneficiários do Bolsa Família. As contas estão sendo criadas de maneira automática e escalonada, com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Por meio delas, os inscritos no programa terão o direito de movimentar suas parcelas e realizar transferências bancárias. Mas você já sabe como se cadastrar no Caixa Tem?

Esse aplicativo funciona como uma espécie de “ponte” para que os usuários possam gerir seus benefícios sem sacá-los em caixas eletrônicos. Todas as transações não têm custos adicionais, mas transferências contam com limites de R$ 1.200 por dia e R$ 5.000 por mês. Abaixo, você confere mais detalhes sobre o Caixa Tem para Bolsa Família.

Como os beneficiários do Bolsa Família podem se cadastrar no Caixa Tem?

Após a liberação das poupanças sociais digitais, os inscritos no Bolsa Família vão contar com a possibilidade de movimentar seus benefícios pela internet. Não será necessário apresentar nenhum documento para que as contas sejam criadas, já que elas possuem caráter automático. Além disso, os saques integrais deverão continuar sendo válidos para todas as unidades familiares.

Confira, abaixo, como os beneficiários do Bolsa Família podem se cadastrar no Caixa Tem:

  • Baixe o aplicativo em celular, que está disponível para sistemas Android e iOS. O primeiro cadastro, conforme calendário previsto, somente será permitido aos beneficiários que já tenham acesso às contas digitais;
  • O primeiro cadastro será realizado com o CPF dos inscritos no Bolsa Família, bem como uma senha de seis dígitos. Será possível, inclusive, usar o mesmo código do cartão social (‘Bolsa Família’ ou ‘Cidadão’);
  • Após seguir as instruções indicadas pelo Caixa Tem, os beneficiários poderão utilizar as funcionalidades do aplicativo, como transferências e pagamentos de boletos bancários.

Bolsa Família: como realizar transferências pelo Caixa Tem?

Após efetuarem o cadastro no Caixa Tem, os beneficiários do Bolsa Família poderão transferir suas parcelas para outros bancos e contas (via DOC). O dinheiro será devidamente depositado no dia posterior ao procedimento de transferência. Confira como realizar o procedimento:

  • Pelo Caixa Tem, toque na opção “transferir dinheiro”;
  • Selecione se deseja ler QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos pelo sistema. Caso prefira, também é possível simplesmente digitar o número da agência e a conta do destinatário;
  • Selecione o banco desejado entre as opções da lista;
  • Logo em seguida, digite o número da agência;
  • Informe o número da conta do recebedor e o respectivo dígito;
  • Selecione qual o tipo de conta de destino;
  • Digite o número do CPF e o nome do recebedor;
  • Informe o valor que será transferido;
  • Confirme o prazo de envio;
  • Confira os dados da transferência e digite sua senha para confirmar a transferência pelo Caixa Tem;
  • Clique em “Comprovante” e, após, toque no ícone de compartilhamento para ter acesso ao documento comprobatório.
Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe