Caixa Tem: como cadastrar outro número de celular no app

Usuários do Caixa Tem que trocaram seu número de celular devem fazer a alteração dos dados em uma agência da Caixa para evitar o bloqueio de acesso à conta.

Caixa Tem: mão segurando celular aberto no aplicativo Caixa Tem

Veja como solicitar a alteração de número. - Foto: Concursos no Brasil

Algumas pessoas relataram um novo problema ao acessar a conta digital da Caixa. Quem trocou o número do celular recentemente e tentou alterar esta informação diretamente no Caixa Tem teve seu acesso bloqueado. Isso significa que esse trabalhador também não poderá movimentar o auxílio emergencial recebido na conta.

Acontece que em 2020, a Caixa Econômica permitia o acesso de diferentes cadastros em um mesmo dispositivo. Com essa brecha, hackers viram a oportunidade de usar dados de beneficiários para conseguir o dinheiro. Por causa disso, o banco criou a limitação de apenas uma conta por aparelho celular, que fica ligada ao número (chip).

Na época, quem sofreu bloqueio deveria comprovar que sua situação estava regular por meio da apresentação de documentos em alguma agência da Caixa ou via WhatsApp. Já em 2021, quem trocou de número de telefone e precisa fazer a mudança na plataforma deve comparecer diretamente no banco.

Como mudar o número de telefone no Caixa Tem?

"Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes", afirmou Pedro Guimarães, presidente da Instituição financeira.

Para evitar que sua conta seja bloqueada, o beneficiário que mudou o número do celular e quer fazer a alteração no Caixa Tem precisa ir à uma agência. O trabalhador deve levar consigo um documento de identidade oficial com foto e também o seu CPF. Tanto o desbloqueio como a mudança de dados serão feitos por um atendente do banco.

Dessa forma, é possível garantir que o usuário do aplicativo tenha seus dados seguros e não perca seu acesso à conta por suspeita de fraude. Outras informações pessoais como o e-mail que está ligado ao Caixa Tem também só podem ser alteradas em uma agência. O atendimento presencial ocorre das 8h às 13h, enquanto outras dúvidas podem ser sanadas por telefone no número 111.

Atualização cadastral no Caixa Tem

Para a primeira rodada de pagamentos do auxílio emergencial 2021, a Caixa abriu um prazo de atualização cadastral de 14 até 31 de março. Assim, os beneficiários puderam mexer nos dados de renda e patrimônio durante esse período diretamente pelo aplicativo. O procedimento não era obrigatório, nem serviu de entrave para bloqueio do auxílio emergencial.

Essa atualização deve ser reaberta antes de cada uma das novas parcelas serem pagas. "Ela é importante por uma série de razões, inclusive para redução de fraudes, mas quem não realizar a atualização mesmo assim pode receber", explicou Guimarães. De acordo com o presidente do banco, "esse é um serviço que vai retornar em maio”.

Dessa forma, quem não atualizou os dados antes poderá fazer na próxima rodada. A nova cota deve acontecer entre 16 de maio e 16 de junho, sendo refeita a análise de quem tem direito ao benefício.

Como cadastrar um dispositivo no app da Caixa?

Após realizar a primeira transação pelo Internet Banking, você receberá uma mensagem perguntando se quer cadastrar seu dispositivo. Depois disso, é só seguir os passos:

  1. No app, vá em “Senhas e Configurações”, depois clique em “Cadastrar Dispositivos” e então “Gerenciar”;
  2. Crie um apelido para o seu dispositivo;
  3. Defina o período que deseja mantê-lo cadastrado (pode ser por tempo indeterminado);
  4. Na opção "Como deseja ativar este dispositivo?" selecione a melhor opção de ativação:
  • Outro dispositivo cadastrado: acesse este outro dispositivo e no ícone senhas e configurações – gerenciar dispositivos – escolha o que ainda não está ativo e clique no botão ATIVAR DISPOSITIVO;
  • Autoatendimento: vá a um terminal Caixa, insira o cartão da conta e escolha a opção DESBLOQUEIO DE CELULAR/COMPUTADOR e siga as orientações em tela;
  • SMS: você vai receber um código por mensagem e deve inseri-lo em “Código de Liberação” e clique em “Continuar”.

Assim, você poderá utilizar todos os serviços disponíveis no Internet Banking. Veja o vídeo:

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

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