Caixa Tem: como fazer pagamentos em lotéricas mesmo sem cartão

Mesmo sem o uso de cartão, o aplicativo Caixa Tem contempla uma funcionalidade para que os usuários façam pagamentos em lotéricas. Entenda os detalhes.

O aplicativo Caixa Tem está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Por meio da plataforma, é possível realizar transferências para outras contas, consultar saldos e pagar boletos bancários. O que muitos usuários não sabem, por outro lado, é que o app fornece condições para pagamentos em lotéricas mesmo sem o uso de cartão.

Isso mesmo! O recurso “pagar na lotérica” já é permitido para todos aqueles que estão cadastrados no app Caixa Tem. Vale lembrar que os interessados poderão efetuar até três transações no período de 24 horas, desde que as contas e boletos estejam no nome do pagador. A função permite que os usuários do Caixa Tem realizem pagamentos de até R$ 1.200,00.

Caixa Tem permite pagamentos em lotéricas mesmo sem cartão

Para efetuar pagamentos em lotéricas mesmo sem cartão, basta acessar a funcionalidade pelo aplicativo Caixa Tem. Um código será gerado antes que os interessados realizem os procedimentos, desde que tenham saldo nas contas digitais. Por meio da função, é possível pagar boletos, contas de água/luz/telefone, taxas, tributos e outras operações correspondentes.

O aplicativo Caixa Tem foi elaborado para simplificar o acesso dos brasileiros aos benefícios sociais. Além do auxílio emergencial, o governo brasileiro também liberou poupanças digitais para os beneficiários do Bolsa Família. As contas foram criadas a partir de dezembro de 2020, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania.

Nunca usei o Caixa Tem. Como fazer o primeiro cadastro?

Está recebendo algum benefício social pelo Caixa Tem e ainda não acessou o aplicativo? Confira, abaixo, como realizar o primeiro cadastro no sistema:

  • Baixe o aplicativo em seu celular (sistemas Android e iOS). O primeiro cadastro somente é concedido para aqueles que já possuem contas digitais. No caso dos beneficiários do Bolsa Família, as poupanças estão sendo liberadas desde dezembro de 2020;
  • O acesso será efetuado com o CPF e uma senha numérica de seis dígitos;
  • Após seguir os passos indicados para formalizar o cadastro, será necessário apenas tocar no serviço desejado.

Bolsa Família no Caixa Tem: calendário para liberação das contas digitais

O governo brasileiro anunciou que todos os beneficiários do Bolsa Família vão contar com poupanças sociais digitais. Por meio do aplicativo Caixa Tem, os inscritos no programa terão o direito de movimentar as suas parcelas, realizar pagamentos e consultar saldos. A liberação das contas está sendo feita com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Veja o calendário previsto:

  • Em dezembro de 2020: inscritos com NIS finais 0 e 9;
  • Em janeiro de 2021: inscritos com NIS finais 6, 7 e 8;
  • A partir de fevereiro de 2021: inscritos com NIS finais 3, 4 e 5;
  • A partir de março de 2021: inscritos com NIS finais 1 e 2, além dos grupos populacionais específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

As poupanças digitais vão servir como uma alternativa para as famílias inscritas no programa. Dessa maneira, todos os beneficiários poderão continuar sacando as parcelas pelo cartão ‘Cidadão’ ou 'Bolsa Família’.

Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »