Caixa Tem: como fazer saque sem cartão

Com o código gerado pelo Caixa Tem, os correntistas podem fazer saque em rede de lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos. Saiba como.

Como fazer saque sem cartão pelo Caixa Tem: ilustração realista de celular com a tela aberta no aplicativo Caixa Tem

O aplicativo Caixa Tem garante inúmeros serviços gratuitos para seus usuários. - Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal

O Caixa Tem funciona como um banco virtual para pessoas de baixa renda e que recebem benefício do governo. Pelo aplicativo, é possível gerenciar as poupanças sociais digitais e efetuar diversas transações bancárias. Muitos usuários não sabem que, além dos demais serviços, também é permitido fazer saques sem cartão após gerar um código pelo app.

Essa funcionalidade está vigente desde março de 2020, quando o auxílio emergencial foi inicialmente aprovado. Com o código gerado por meio do Caixa Tem, os correntistas podem realizar saques de seu dinheiro em rede de lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos. Conforme a Caixa, os valores a serem retirados podem variar com base no horário e na quantidade disponível de cédulas.

Caixa Tem: como fazer saque sem cartão? Veja o passo a passo

O aplicativo Caixa Tem garante inúmeros serviços gratuitos para seus usuários. É permitido consultar saldos/extratos, realizar pagamentos nas maquininhas das lojas habilitadas, efetuar transferências bancárias e assim por diante. Além disso, o app também conta com a função de gerar um cartão virtual de débito para fazer compras presenciais ou até mesmo pela internet.

Outra funcionalidade diz respeito aos saques em caixas eletrônicos. Pelo aplicativo Caixa Tem, os correntistas podem gerar um código de seis dígitos para ser utilizado no momento de retirar a quantia desejada. Confira, abaixo, como fazer o procedimento:

  • Quando já estiver em frente ao caixa eletrônico, abra o aplicativo Caixa Tem pelo seu celular;
  • Na tela de menu, toque em “Saque sem cartão”;
  • Em seguida, clique em “gerar código para saque”;
  • Espere a nova página carregar;
  • Feito isso, toque em “gerar código”;
  • Digite a sua senha do Caixa Tem e, após, toque no botão alaranjado;
  • Pronto! O código vai aparecer na tela do seu celular! Agora, basta informar os seis dígitos no caixa eletrônico, bem como o seu CPF.

Vale destacar que o código gerado terá validade de até uma hora. Caso não faça o procedimento durante esse período, será necessário repetir o passo a passo desde o início. A instituição bancária informou que o correntista poderá gerar quantos códigos forem necessários, já que não serão cobradas tarifas adicionais para efetuar o procedimento.

Em caso de eventuais dúvidas, a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou um vídeo com todo o passo a passo para fazer saque sem cartão. Veja:

Nunca usei o Caixa Tem. Como fazer o primeiro cadastro para conseguir sacar sem cartão?

Sem tarifas adicionais em seus principais serviços, o aplicativo Caixa Tem funciona como uma espécie de conversa de WhatsApp. A tela de menu é bastante intuitiva, no sentido de facilitar a vida dos usuários. Confira, abaixo, como instalar o app em seu celular e realizar o primeiro cadastro no sistema:

  • Baixe o Caixa Tem. Ele está disponível para disponíveis móveis com sistemas Android e IOS, sendo possível baixá-lo nas lojas virtuais Google Play e App Store;
  • O primeiro acesso pelo app será feito ao informar o seu CPF e criar uma senha numérica de seis dígitos;
  • Feito isso, o primeiro cadastro já estará concluído e você poderá acessar os recursos do aplicativo Caixa Tem.
Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »