Caixa Tem: como usar o cartão de débito virtual e fazer compras online

Pelo aplicativo Caixa Tem, os usuários podem habilitar o cartão de débito virtual para fazer compras online. Confira o passo a passo em nossa matéria.

O aplicativo Caixa Tem funciona como um banco digital para pessoas de baixa renda. Por meio da plataforma, os usuários podem consultar saldos/extratos, realizar transferências bancárias e pagar em maquininhas de lojas habilitadas. Também é possível gerar cartão de débito virtual no Caixa Tem para fazer compras online. Inclusive, diversos estabelecimentos comerciais já permitem esse método de pagamento, como as redes BIG, Celpe, Carrefour e Pão de Açúcar.

Desde o ano passado, a instituição bancária concede esse recurso para todos os usuários que estão cadastrados no aplicativo Caixa Tem. Vale destacar que o cartão de virtual está diretamente relacionado com transações à vista (modalidade de débito). Para gerá-lo, basta entrar no app e selecionar a opção pela tela de menu. Você confere, logo abaixo, todo o passo a passo para habilitar a função e fazer compras online.

Caixa Tem: como usar o cartão de débito virtual e fazer compras online

Mesmo sem cartão físico, todos os usuários podem movimentar o seu saldo diretamente por meio do aplicativo Caixa Tem. Isso porque a instituição bancária permite o uso do cartão de débito virtual para realizar compras online. Para habilitar a função, basta seguir algumas instruções básicas. Veja o passo a passo:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem em seu celular;
  • Toque em “Entrar”;
  • Quando aparecer a tela de menu, toque na opção “cartão de débito virtual”;
  • O sistema do app vai te redirecionar para uma página com todos os dados de seu cartão de débito virtual, incluindo sua respectiva validade;
  • Na parte inferior da mesma página, toque “Gerar” para obter o código de segurança. Os três dígitos vão ser usados por você na hora de efetuar suas compras. Vale lembrar que esse código de segurança terá validade apenas ao longo de uma única transação. Para efetuar uma nova compra, será preciso repetir o mesmo procedimento e obter três dígitos diferentes;
  • Pronto! Você terá todos os dados necessários para efetuar suas compras online: número do cartão de débito virtual, validade e código de segurança. Bastará, então, informá-los no momento em que estiver concluindo o seu pedido.

Ainda ficou com dúvidas? A Caixa Econômica Federal (CEF) publicou um vídeo com todas as instruções para garantir o uso do cartão de débito virtual. Confira:

Nunca usei o Caixa Tem. Como instalar o aplicativo?

O aplicativo Caixa Tem conta com inúmeras funcionalidades para os seus usuários. Todos os recursos estão disponíveis em uma tela de menu que mais parece com uma conversa de WhatsApp. Veja, abaixo, como instalar o app para usá-lo pela primeira vez:

  • Baixe o app Caixa Tem em seu dispositivo móvel. Ele está gratuitamente disponível para celulares com sistemas Android e iOS, sendo possível encontrá-lo nas lojas Google Play e App Store;
  • O primeiro cadastro é feito ao informar os números de seu CPF e uma senha numérica de seis dígitos. No caso dos inscritos no Bolsa Família, é permitido o uso do mesmo código cadastrado para o cartão social do programa;
  • Tudo pronto para começar a mexer no app! Após seguir os passos solicitados, os usuários poderão ter acesso às funcionalidades do Caixa Tem.

E o pagamento em lojas físicas? Como funciona?

Mesmo que a instituição bancária não forneça cartões físicos, diversas lojas permitem o uso do próprio app Caixa Tem para finalizar as compras presenciais. Os usuários têm a possibilidade de movimentar os seus saldos para efetuar compras em supermercados, padarias, farmácias e demais estabelecimentos habilitados. Veja como realizar a operação com o uso do app:

  • Informe ao funcionário da loja que o pagamento da compra será efetuado por meio do aplicativo Caixa Tem. Ele já vai deixar a maquininha preparada para esse tipo de operação;
  • Enquanto isso, entre no app;
  • Pela tela de menu, toque em “Pagar na Maquininha – Compre no comércio sem cartão”;
  • A câmera do seu celular será acionada de maneira automática;
  • Aponte a câmera para o QR Code gerado na maquininha da loja;
  • Confira, pelo app, o valor da compra e o nome do estabelecimento;
  • Se tudo estiver correto, aperte em confirmar;
  • Pronto! A maquininha irá identificar a operação, abater o valor no seu saldo e concluir o pagamento.
Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »