Como utilizar o Cartão virtual Caixa TEM em supermercados

Vários supermercados já aderiram o pagamento por meio do cartão virtual Caixa TEM. Entenda como usá-lo!

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021 receberão os valores por meio do cartão virtual Caixa TEM. Dessa maneira, os beneficiários podem ter acesso às parcelas sem causar aglomerações em agências bancárias. A plataforma possui funcionalidades como o uso de códigos de barra para pagar contas de luz, água e telefone.

Além disso, os usuários também podem fazer pagamentos em supermercados e lojas online por meio do cartão virtual Caixa TEM. As redes BIG, Celpe, Carrefour e Pão de Açúcar efetuam vendas por esse tipo de transação. Também é possível realizar transferências de valores para outras contas bancárias sem nenhum custo adicional.

Quer saber como utilizar o novo recurso virtual para realizar suas compras (via sistemas Android e iOS)? Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de todos os detalhes. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como artigos e notícias. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Como gerar o seu cartão virtual Caixa TEM

Mesmo sem cartão físico, o aplicativo Caixa TEM habilita os recursos de transferências e pagamentos para os beneficiários. O objetivo é o de servir como uma maneira simplificada para ter acesso à poupança digital. Por isso, o aplicativo funciona como uma conversa de WhatsApp.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, todos os beneficiários do auxílio emergencial podem usar o cartão virtual Caixa Tem.

Confira como você pode gerá-lo para efetuar suas compras:

  • Na tela inicial do aplicativo, toque em "Cartão Virtual";
  • Na tela de mensagens, toque em "Usar agora meu Cartão de Débito Virtual";
  • Digite a sua senha do Caixa Tem, cadastrada para usar o aplicativo;
  • Clique na imagem para visualizar as informações geradas (validade e código de segurança).

Pronto! Você já pode usar o cartão virtual Caixa TEM em supermercados ou quaisquer estabelecimentos que aceitem o auxílio emergencial. Para isso, os beneficiários precisam informar o método de pagamento ao operador do caixa, que vai inserir a validade e o código de segurança para confirmar a transação.

Lembrando que essa funcionalidade é estritamente relacionada com pagamentos à vista (débito), não como cartão de crédito. 

E as compras virtuais?

Para realizar compras online, os beneficiários precisam verificar se a rede de varejo ou supermercado está aceitando a forma de pagamento. Em caso positivo, será necessário inserir os itens da compra no carrinho virtual. Finalizou o pedido? No ato do pagamento, os usuários poderão ver os dados do cartão da seguinte forma:

  1. Entre na sua conta do Caixa Tem;
  2. Clique em "Cartão de Débito Virtual";
  3. Na tela seguinte, irá aparecer a imagem de um cartão com o número dele. Na parte de baixo, clique no botão "Gerar" para conseguir o código de segurança (CVV).

Para finalizar a compra, digite os dados do cartão (nome, número e CVV) nos campos corretos conforme a loja online pedir. Veja no canal do YouTube da Caixa o passo a passo:

Pagamento via QR Code

A Caixa também anunciou outra possibilidade de pagamento, com o objetivo de evitar a ida em agências bancárias. Agora, os beneficiários podem realizar compras por meio do QR Code.

Esse recurso já era esperado desde o lançamento do aplicativo e já está disponível para todos os interessados. Para utilizá-lo, basta aproximar a câmera do celular ao quadradinho do código de barras.

O presidente da Caixa, em apresentação sobre o novo método de pagamento, destacou que o uso do QR Code deve incentivar a educação financeira das pessoas. A funcionalidade já marca presença em mais de três milhões de estabelecimentos, incluindo supermercados e farmácias.

Como gerar o cartão virtual pelo Internet Banking?

Você já tinha conta no banco e não abriu poupança digital usando o Caixa TEM? Então, é possível gerar o cartão de débito virtual pelo procedimento padrão de correntistas.

Para fazer os pagamentos diretamente pelo aplicativo da Caixa ou via Internet Banking, os usuários devem criar uma assinatura eletrônica. Para isso, será necessário:

  • Acessar o Internet Banking Caixa ou o App Caixa;
  • Inserir informações de login/senha;
  • Clicar em “Minha Conta”;
  • Arrastar a tela para a esquerda e ir para a opção de “senhas e configurações”;
  • Depois, clicar em “senhas e acessos”;
  • Clicar em “assinatura eletrônica”;
  • Selecionar sua conta e apertar em “cadastrar assinatura”;
  • Ler os termos de transação e marcar a opção de “li e concordo com os termos de contrato”;
  • Clicar em “concordo” para ser redirecionado para a página da assinatura eletrônica;
  • Depois, os beneficiários devem criar uma assinatura eletrônica de, no máximo, seis números.

Pronto! É com a assinatura eletrônica que será possível confirmar pagamentos, realizar transferências e outros procedimentos.

Por medida de segurança, segundo a Caixa Econômica Federal, os beneficiários devem desbloquear o código por meio de um terminal de autoatendimento.

Cartão de débito virtual pelo Internet Banking ou aplicativo Caixa

Com a assinatura eletrônica memorizada, está na hora de gerar o cartão de débito virtual. Confira o passo a passo:

  • Acesse novamente o Internet Banking Caixa ou o App Caixa;
  • Após isso, será necessário clicar no ícone “cartões”;
  • Escolha a opção “Cartão de Débito Virtual – Gerar”;
  • Selecione a bandeira “Elo” e clique em continuar;
  • Digite sua assinatura eletrônica, que você criou anteriormente;
  • Clique em Confirmar.

O número de cartão será automaticamente gerado, com validade e código de segurança. Esses dados lhe darão condições para realizar pagamento com o auxílio emergencial.

Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe