Como fazer prova de vida do INSS pelo celular?

Aposentados e pensionistas apenas do Distrito Federal podem realizar a prova de vida do INSS digitalmente via aplicativo do Governo. Veja o passo a passo.

A obrigatoriedade de realizar a prova de vida do INSS já está valendo e o Instituto Nacional do Seguro Social pode cancelar os benefícios de quem não fez a comprovação. Em razão da pandemia de COVID-19, a prova pode ser feira pelo celular. O Instituto desenvolveu um sistema virtual para que os aposentados e pensionistas pudessem realizar a comprovação sem sair de casa. Dessa forma, é possível evitar aglomerações nas agências bancárias.

O presidente do INSS informou à Rádio CBN que cerca de 11 milhões de pessoas ainda não fizeram prova de vida. Segundo ele, a maioria das pessoas consegue realizar o procedimento pelo celular. No entanto, quem não conseguir ou precisar se deslocar a uma agência deve ir na data estabelecida no calendário.

Quem perdeu o prazo e teve a aposentadoria bloqueada ou suspensa deve realizar a prova diretamente no banco. Depois, é necessário aguardar a liberação automática dos pagamentos. Caso os valores tenham sido terminados pela falta de comprovação, é necessário realizar o procedimento e solicitar a reativação dos depósitos pelo Meu INSS.

Prova de vida digital do INSS começou a ser testada em 2020

O serviço foi lançado em 2020, num projeto-piloto em quem 500 mil pessoas foram chamadas para fazer a prova de vida digital do INSS. Ano passado, o teste online contou apenas com pessoas a partir dos 80 anos de idade e, para 2021, a ideia era acrescentar mais 5 milhões a esse grupo. Com o sucesso do projeto, a comprovação virtual foi liberada no aplicativo Meu Gov.br.

A plataforma foi lançada recentemente pelo Ministério da Economia e, por meio dela, é possível verificar quando o usuário deverá fazer o procedimento, que conta com confirmação por biometria facial. Vale ressaltar que para fazer a prova de vida do INSS pelo celular requer que o segurado tenha carteira de motorista. Isso porque o sistema utiliza a base de dados do Denatran para comprovar a veracidade das informações.

Calendário completo da prova de vida do INSS

O procedimento de prova de vida do INSS foi suspenso em 2020 por causa da pandemia de coronavírus, mas voltará a ser obrigatório a partir deste mês de maio. Dessa forma, o calendário para realizar o procedimento seguirá assim:

  • Quem deveria ter feito em fevereiro de 2020 fará até 31 de maio de 2021;
  • Quem deveria ter feito em março e abril de 2020 fará em junho de 2021;
  • Quem deveria ter feito em maio e junho de 2020 fará em julho de 2021;
  • Quem deveria ter feito em julho e agosto de 2020 fará em agosto de 2021;
  • Quem deveria ter feito em setembro e outubro de 2020 fará em setembro de 2021;
  • Quem deveria ter feito em novembro e dezembro de 2020 fará em outubro de 2021;
  • Quem deveria ter feito em janeiro e fevereiro de 2021 fará em novembro de 2021;
  • Quem deveria ter feito em março e abril de 2021 fará em dezembro de 2021.

Passo a passo para fazer a prova de vida digital do INSS

Para começar, os aposentados e pensionistas devem baixar e instalar o aplicativo Meu gov.br no celular o tablet, disponível tanto para Android quanto para iOS. Então, siga os passos para fazer a prova de vida do INSS pelo celular:

1. Acesse o app Meu Gov.br, entre com seu CPF e senha;

2. Você verá suas informações. Clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”;

3. Como a prova de vida do INSS requer confirmação por biometria facial, o aplicativo irá pedir permissão para acessar a câmera do Celular. Clique em “Permitir”;

4. Siga o tutorial e veja os passos de como realizar a biometria facial;

5. Na página de dicas, leia com atenção os pontos e clique em “Entendi”;

6. Siga as instruções do aplicativo e clique no botão indicado para tirar a foto.

Se tudo der certo, você vai receber uma mensagem de sucesso da validação facial na tela do celular. Mas se tiver algum problema, é só refazer os últimos passos. Para acompanhar o resultado da sua prova de vida, acesse o Meu INSS (site ou aplicativo).

O canal do INSS no YouTube também tem um vídeo com todas as etapas para realizar a comprovação. Abaixo, assista ao passo a passo para fazer a prova de vida pelo MeuGov.br:

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »