Como montar seu próprio simulado para estudar

Você que vem estudando para um concurso, confira estas dicas para montar seu próprio banco de questões para concurso.

como montar seu próprio simulado para estudar - a foto mostra uma mulher escrevendo e estudando

Descubra como aprimorar ainda mais seus estudos! - Foto: Canva

Se busca afixar os conteúdos na memória e ter maior segurança no dia da prova, sem sombra de dúvidas, você está alternando seus estudos bibliográficos com a resolução de questões de concursos anteriores. Mas você realmente sabe como montar seu próprio simulado para concurso?

A maioria absoluta dos candidatos a concursos já entende que qualquer estratégia de estudos eficaz deve passar obrigatoriamente pela realização do máximo possível de testes preliminares. 

Não é à toa que os sites especializados em questões estruturadas de concursos possuem demandas de interessados durante o ano inteiro, independente do volume de editais que são abertos.

Abaixo você confere alguns passos decisivos para a montagem de simulados de provas anteriores específicos para o seu concurso, esteja ele aberto ou apenas previsto.

Aproveite os serviços pagos de simulados

Existem muitos sites gratuitos que fornecem simulados de provas anteriores. Acontece que eles, na maioria das vezes, não atendem completamente às demandas específicas por determinadas áreas do conhecimento que cada grupo de candidatos possui.

É aí que entram os serviços pagos de questões. Afinal de contas, são eles que investem recursos para montar uma equipe dedicada, contendo cadastradores e professores que vão além do ato de alimentar seus sistemas com as provas anteriores.

Esse pessoal é especializado em comentar o máximo de questões e ainda resolver dúvidas diversas que surgem ao longo do processo de estudo. Logo, é justo cobrar por um serviço tão especializado.

As plataformas pagas ainda disponibilizam os comentários dos próprios candidatos e assim ampliam ainda mais o espectro de possibilidades de aprendizado.

Dependendo do tipo de site, é possível estruturar um banco de questões específico. Ou seja, é como um "self service" de simulados, no qual você pode:

  • Reunir assuntos de seu interesse;
  • Escolher a organizadora de sua prova;
  • Selecionar o ano ou os anos das provas anteriores;
  • Optar por um nível de complexidade desejado (fácil/difícil/médio/etc);
  • Escolher somente as questões comentadas;
  • Excluir as questões anuladas;
  • E uma série de outras configurações possíveis. 

Aproveite os serviços gratuitos de simulados

Uma alternativa para os candidatos que não podem gastar dinheiro é claramente os sites de simulados gratuitos.

Apesar de, neles, você não encontrar todas as configurações que podem facilitar a sua vida de concurseiro, são serviços que podem contribuir muito com seu desempenho.

Todos os dias milhares e milhares de candidatos se preparam com esses serviços, que são responsáveis por incontáveis aprovações em concursos todos os anos. 

Os serviços gratuitos, embora limitados, possuem configurações específicas que dependem da equipe de profissionais que os alimenta. 

Há, por exemplo, sites que ranqueiam as questões por nível de escolaridade, por assunto, por cargo, por órgão, por organizadora, etc.

Há também aqueles gratuitos que fornecem um serviço de filtragem um pouco mais complexo (associam categorias diferentes, como nível, banca, cargo e outros itens).

Vale ressaltar ainda que até mesmo os serviços pagos de simulados fornecem determinados acessos gratuitos, seja de forma constante, seja de forma limitada a alguns dias. 

O importante é que cada candidato teste esses serviços para ver qual melhor se encaixa nas suas necessidades.

Abaixo listamos alguns exemplos de sites que fornecem simulados gratuitos, sem pretensão alguma de ranqueá-los por qualidade:

  • Questões Concursos no Brasil
  • Simulados do PCI Concursos
  • Simulados do JC Concursos
  • Simulados/Questões Confira Concursos
  • Casa das Questões
  • Estude Grátis
  • Questão Certa
  • Gabarite

Baixe você mesmo as suas provas

Há candidatos que não recorrem a sites pagos ou gratuitos de simulados, mas que preferem a prova completa em PDF. Assim, eles baixam esses documentos e vão captando neles os assuntos constantes do programa de provas que está em evidência.

Por exemplo: há um concurso aberto para o magistério e que está sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas. Um candidato que pretenda concorrer às vagas de Professor de Matemática pode baixar todas as provas mais recentes que encontrar realizadas pela Fundação Carlos Chagas para a sua área/cargo.

De posse desse material, ele opta por imprimir algumas dessas provas e respondê-las ao longo do seu processo de estudos. Ou opta por apenas respondê-las direto da tela de seu computador, celular ou tablet. 

Como geralmente há conteúdos específicos que determinadas provas anteriores não contemplam, uma solução pode ser baixar um "mix" de provas que abordem determinados temas, independente de qual banca elas sejam. 

O importante nesse processo todo é que o candidato crie uma estratégia de estudos válida para o seu momento. Independente de poder assinar um serviço de questões ou não, é essencial que ele saiba sempre usar as ferramentas que tem.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Comentários