Como saber se o FGTS atrasado está sendo depositado

Veja se sua empresa voltou a pagar o FGTS que poderia ser atrasado por causa da pandemia.

Como saber se o FGTS atrasado está sendo depositado, cédulas de reais

Governo permitiu que empresas parcelassem o FGTS. - Foto: Pixabay

No começo de 2020, o governo federal editou uma Medida Provisória (927/20) permitindo que empresas atrasassem os pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos meses de março, abril e maio. Sendo assim, os depósitos seriam parcelados até dezembro. Mas, como saber se o FGTS atrasado está sendo depositado?

Confira a nossa matéria e fique por dentro do assunto!

Motivo da Medida Provisória 927/20

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus fez com que o governo federal tomasse diversas medidas para impedir que empresas fossem a falência ou demitissem seus funcionários. O atraso do FGTS foi uma das ações colocadas em prática.

Além de poder atrasar o pagamento, havia a possibilidade de se parcelar o valor total em até seis vezes. Os pagamentos são feitos à Caixa. Em seguida, o banco pega o dinheiro e distribui aos beneficiários, em suas respectivas contas.

Para se ter ideia da flexibilidade da medida, é possível que funcionários da mesma empresa recebam seus pagamentos do FGTS em datas e valores diferentes.

Como saber se o FGTS atrasado está sendo depositado

Para saber se o FGTS atrasado está sendo depositado pela empresa na qual você trabalha existem duas opções: site da Caixa Econômica Federal (CEF) e aplicativo do FGTS. Portanto, vamos começar pela CEF:

  • O interessado deve possuir uma conta no banco e entrar no endereço eletrônico do FGTS na Caixa;
  • Em seguida, deve clicar em “Acessar minha conta”;
  • Colocar seu login e senha;
  • Depois, basta clicar na opção INSS;
  • Ir em extrato;
  • Conferir se os pagamentos estão sendo feitos.

Atenção! Os pagamentos das parcelas atrasadas estão sendo registrados como "depósito em atraso". Neles, estão os valores e o mês correspondente ao lado.

Agora, se você prefere conferir por meio do aplicativo siga os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo FGTS na Play Store (Android) ou na App Store (iOS);
  • Instale o aplicativo;
  • Crie um login e senha caso você não tenha. Se já for registrado, basta inserir os dados;
  • Veja o extrato do seu FGTS.

Atenção! Os pagamentos das parcelas atrasadas estão sendo registrados como "depósito em atraso". Neles, estão os valores e o mês correspondente ao lado.

Tudo será pago até dezembro

Como informado no começo da matéria, todos os pagamentos deverão ser colocados em dia até o mês de dezembro de 2020. No caso, a Caixa informou que a última parcela deve ser paga até o dia 07 de dezembro de 2020, o quinto dia útil do mês. Se a empresa não cumprir com os pagamentos, uma multa será aplicada.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito que todo trabalhador de carteira assinada possui. Na prática, ele funciona como uma reserva de recursos para o trabalhador poder usar quando for demitido ou em outras ocasiões previstas em lei.

Quando posso sacar o FGTS?

O FGTS só pode ser sacado nas seguintes condições:

  • Quando o trabalhador é demitido sem justa causa;
  • Fim do contrato por prazo determinado;
  • Em caso de aposentadoria;
  • Se o trabalhador for comprar moradia própria.
Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Comentários