Como tirar extrato do Bolsa Família? Veja o passo a passo

O extrato do Bolsa Família pode ser acessado tanto de forma online, como em uma agência da Caixa. Confira como conseguir o resumo das movimentações.

Bolsa Família: nome do programa escrito em verde em fundo amarelo com uma bandeira do Brasil no último A

Veja diferentes formas de conseguir o extrato do benefício. - Foto: Logo / Divulgação

O Bolsa Família foi criado pelo governo federal para dar um auxílio financeiro a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Para ser incluído no programa, é necessário cumprir uma série de requisitos e estar cadastrado no CadÚnico. Todos os meses, novas pessoas são aprovadas e entram na linda de beneficiários, recebendo um valor mensal de acordo com o perfil da família. 

Quem conta com esse benefício pode puxar o resumo de recebimentos do programa utilizando seu número de CPF, basta ter acesso à internet. O extrato do Bolsa Família pode ser tirado das seguintes maneiras:

Também é possível acessar o extrato do Bolsa Família presencialmente em qualquer agência da Caixa com o cartão do programa. 

Como tirar o extrato do Bolsa Família pelo app do programa?

  1. Entre no aplicativo do Bolsa Família;
  2. Clique em "Consulte seu benefício";
  3. Digite seu CPF ou Número de Identificação Social (NIS);
  4. Clique em "Acessar".

Então, de forma automática, vai aparecer o extrato do Bolsa Família com o último benefício recebido, todas as movimentações e também quando a próxima parcela vai entrar na sua conta.

Como puxar o extrato do Bolsa Família pelo portal do Governo?

Você precisa entrar no Portal de Transparência do Governo e escolher o formato de busca que quer fazer:

  • Busca Livre;
  • Mês referência;
  • UF (estado);
  • Município;
  • CPF/NIS do Beneficiário;
  • Nome do Beneficiário;
  • Valor.

Assim, para puxar o extrato do Bolsa Família, basta clicar em uma das opções do portal e informar o que é pedido nas respectivas lacunas. O site vai te dar uma lista a partir das informações aplicadas. Para ver todos os recebimentos, basta clicar em "Detalhar" e verificar:

  • Data de recebimento;
  • Mês refente ao recebimento;
  • UF;
  • Município;
  • Quantidade de dependentes; e
  • Valor do benefício.

Como consultar o saldo do Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Se você já tem o aplicativo e a conta digital da Caixa, você pode verificar o seu saldo do programa, ou seja, quanto você tem naquele momento. Sendo assim, basta:

  1. Abrir o app Caixa Tem;
  2. No canto superior da tela, apertar na opção “mostrar saldo”;
  3. O saldo atualizado vai aparecer de maneira automática.

Mas se você quiser saber das movimentações que foram feitas com os valores do Bolsa Família, clique em "extrato". Assim você poderá conferir o dia que foi utilizado o dinheiro, quanto foi gasto, se foi com compra ou transferência para outra conta. 

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »