Concurso PRF: quando o novo edital será publicado?

O edital do concurso PRF está cada vez mais próximo de ser liberado. A autorização dá um prazo de até seis meses para a publicação do documento.

Depois de a autorização do novo concurso PRF, o próximo passo é o mais esperado pelos interessados em seguir carreira na Polícia Rodoviária Federal. A expectativa para o lançamento do edital com 1.500 vagas está cada vez maior. O documento pode ser publicado a qualquer momento e dar início à seleção.

O diretor-executivo da corporação, José Hott, afirmou que a publicação será feita em janeiro de 2021. Mas como tudo pode acontecer, veja quais são as previsões:

O que diz a portaria autorizativa?

No dia 24 de dezembro de 2020, a portaria que autoriza o concurso PRF foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O texto estabelece algumas diretrizes para a realização do certame, entre elas, o prazo para a lançamento do edital. De acordo com a publicação, o documento que irá reger a seleção deve ser publicado em até seis meses.

Sendo assim, a organização tem até o final do mês de junho de 2021 para divulgar o edital. Para isso, é necessário que seja contratada uma empresa para ser banca do certame. A instituição escolhida ficará responsável por organizar o documento e todas as cláusulas e condições da seleção. Bem como, o formato e quantidade de etapas classificatórias.

Hott tira dúvidas sobre o concurso PRF

José Hott vem se pronunciando sobre o concurso PRF ao longo dos últimos meses. Em uma live realizada em suas redes sociais, ele afirmou que o edital está muito próximo de ser lançado. Quando questionado por um internauta sobre o aval do certame, ele respondeu: "Temos previsão sim. Imagino que nos próximos dias sai a autorização e, ainda em janeiro, o edital. Esse é o próximo concurso".

Com a autorização já publicada, o edital está cada vez mais próximo de sair. Por isso, o diretor-executivo da PRF resolveu fazer uma sessão para tirar dúvidas dos candidatos. As principais perguntas foram em relação a:

  • Vaga para nível médio: como o previsto, Hott confirmou que, por enquanto, a autorização é apenas para nível superior;
  • Aplicação de provas nas capitais do Brasil: a princípio, as provas serão realizadas nas 27 capitais, mas isso pode mudar, segundo o diretor.
  • Excedentes além do Cadastro Reserva: ele explicou que o decreto permite que o Ministério da Economia aprove até 25% de excedentes (em relação ao total de vagas);
  • Teste de Aptidão Física: o referencial será o edital de 2018, logo não terão alterações muito grandes.

É importante que os candidatos já estejam estudando e se preparando antes da liberação do edital. A dica é conferir quais foram as etapas do concurso PRF em anos anteriores e o que foi abordado nas provas. Assim é possível montar um cronograma de estudos e depois do edital liberado ficará mais fácil adaptar os conteúdos.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe