Conta no Caixa Tem bloqueada: como liberar o acesso?

O sistema de segurança do Caixa Tem acabou gerando impedimentos de alguns usuários acessarem suas contas. Veja as razões para os bloqueios.

conta no caixa tem: a imagem mostra celular aberto no app do caixa tem e site do caixa tem aberto ao fundo

O desbloqueio é feito em agência ou casa lotérica. - Foto: Concursos no Brasil

A segunda parcela do auxílio emergencial 2021 já começou a ser paga, mas alguns beneficiários estão encontrando problemas na hora de acessar os valores e acabam com a conta do Caixa Tem bloqueada. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, chegou a confirmar que as agências tinham filas de pessoas tentando resolver dificuldades com a plataforma. Veja o que fazer para liberar o acesso:

Por que a minha conta do Caixa Tem está bloqueada?

A ação de bloqueio do aplicativo é um mecanismo de segurança para evitar golpes e fraudes. Em 2020, várias contas do aplicativo podiam ser abertas no mesmo celular, baseado no número do chip. No entanto, isso abriu brecha para uma série de golpes contra os trabalhadores que receberam o benefício. Sendo assim, a Instituição optou por reduzir as opções para uma conta por chip e, no máximo, duas contas por aparelho.

Sendo assim, é possível que você tenha bloqueado a sua conta do Caixa Tem ao tentar acessar em outro aparelho ou num novo número de celular. "Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes", comentou Guimarães. 

Como conseguir acessar minha conta do Caixa Tem que foi bloqueada?

Só no ano passado, a Caixa bloqueou cerca de 3 milhões de contas digitais consideradas como fraudulentas. Agora, em 2021, alguns usuários acabaram sendo prejudicados por causa do sistema de segurança, como quem trocou de número ou aparelho de celular. Por isso, o banco liberou dois modos de recuperar o acesso.

Informações como o número de telefone e e-mail não podem ser mudadas pelo aplicativo. Por isso, a primeira maneira de desbloquear sua conta do Caixa Tem é comparecendo a uma agência portando CPF e documento de identidade original com foto. O procedimento será realizado por um atendente, confirmando que o solicitante é mesmo o titular da conta.

As unidades estão funcionando das 8h às 13h e os clientes podem tirar dúvidas pelo número 111. O segundo jeito para conseguir liberar o seu acesso ao aplicativo é numa casa lotérica. A Caixa autorizou casas lotéricas a auxiliarem no desbloqueio da plataforma, conferindo a documentação do cliente. Basta apresentar identidade, CPF e o celular em que o app está instalado.

Caixa responde dúvidas sobre impedimentos de acesso

No site da Caixa, há uma lista de perguntas frequentes sobre o Caixa Tem para ajudar os clientes. Veja abaixo as que são relacionadas a bloqueio da conta:

  • Coloco o CPF para acessar o app CAIXA Tem e quando clico em “Entrar” aparece a mensagem para procurar uma agência da CAIXA. O que devo fazer?
    Segundo a Caixa, isso acontece quando o sistema encontra alguma inconcistência no cadastro. Nesse caso, vá a uma agência para fazer a regularização;
  • Quando tento acessar o aplicativo, é apresentada uma mensagem de que há muitos CPFs cadastrados no meu celular. O que isso significa?
    Se outra pessoa acessou o benefício pelo seu celular, você corre o risco de ter sua conta no Caixa Tem bloqueada. A Caixa informa que basta ir à uma agência e solicitar que os outros CPFs, que não são o seu, sejam excluídos do app;
  • ​Quando tento acessar é apresentada mensagem de que o CPF está cadastrado em muitos celulares. O que devo fazer?
    Isso significa que a sua conta foi acessada em outro aparelho. Sendo assim, você precisa solicitar, numa agência, que os demais celulares sejam excluídos e deixar valendo só o seu;
  • Estou tentando liberar o acesso e o código nunca é enviado ao meu telefone. O que devo fazer?
    É possível que o número de celular que você colocou no cadastro tenha sido digitado errado. Então, você precisa pedir a alteração numa agência;
  • O aplicativo apresenta mensagem de que "Não foi possível carregar a lista de perguntas". O que significa?
    Esse aviso aparece quando há algum problema no cadastro. Logo, para autorizar o acesso à sua conta do Caixa Tem é preciso pedir a um atendente presencialmente na agência.

Veja como recuperar sua senha do Caixa Tem

Algumas vezes, o acesso na conta do Caixa Tem é impedido porque o usuário não lembra qual senha cadastrou. Nesse caso, não é necessário sair de casa e você pode fazer todo o procedimento pelo aplicativo. Veja os passos:

  1. Abra o app e clique em "Entrar";
  2. Informe seu CPF e clique em "Próximo";
  3. Selecione "Recuperar Senha" e informe seu CPF novamente;
  4. Você irá receber um e-mail com as instruções. Clique em "Link para redefinir credenciais" e cadastre uma nova senha numérica de, pelo menos, seis dígitos;
  5. Confirme a nova senha, clique em continuar e depois acesse sua conta.

Pronto! Agora você pode verificar seu auxílio emergencial e outros benefícios, além de todas as movimentações feitas.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »