DPVAT: como receber o seguro pelo Caixa Tem

A gestão do seguro DPVAT começou a ser feita pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, os pagamentos das indenizações serão realizados no app Caixa Tem.

dpvat: a imagem mostra carros numa rua

Os pedidos serão feitos nas agências da Caixa. - Foto: Pixabay

O seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) começou a ser pago por meio do Caixa Tem. De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), a mudança se deve ao fato de que 100 milhões de brasileiros usam a plataforma. Agora, a CEF será responsável por gerenciais as indenizações no lugar da Seguradora Líder.

Todos os sinistros que foram abertos desde 1° de janeiro de 2021 já estão sob a gestão da Caixa, que foi anunciada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Apesar da alteração no formato dos depósitos, o seguro continua com as mesmas regras. Os valores variam de R$ 135 a R$ 13,5 mil, dependendo da gravidade da lesão.

O prazo para requerer o dinheiro é de até três anos e podem receber a indenização quem, por causa do acidente, sofrer:

  • Despesas médicas;
  • Invalidez permanente;
  • Morte (pago aos dependentes).

Pagamentos do DPVAT pelo Caixa Tem

Com a instituição financeira à frente dos pagamentos do seguro DPVAT, os pedidos de indenização passam a ser feitos nas agências da Caixa. As solicitações devem ser respondidas num prazo de até 30 dias. Dessa forma, as vítimas de acidentes de trânsito deverão:

  • Reunir os documentos necessários de acordo com o grau de lesão da vítima;
  • Levar a qualquer agência da Caixa;
  • Solicitar a indenização.

Vale ressaltar que é necessário baixar e se cadastrar no Caixa Tem, seguindo os passos:

  1. Vá na loja de aplicativos do seu celular e procure “Caixa Tem”;
  2. Baixe o aplicativo, abra-o e clique em “Cadastre-se”;
  3. Informe seus dados pessoais, como CPF e nome completo;
  4. Insira o seu número de telefone corretamente, incluindo o DDD;
  5. Preencha sua data de nascimento e CEP;
  6. Informe seu e-mail para receber mensagem de confirmação;
  7. Crie uma senha de seis dígitos numéricos (evite colocar data de nascimento e sequências simples);
  8. Toque em “Não sou um robô”.

Então, você irá receber um e-mail de confirmação. Depois de clicar no link indicado, retorne para o aplicativo e faça seu login.

Conta na Caixa para receber o DPVAT a partir de 2021

Guimarães afirmou que as contas para receber o dinheiro serão abertas gratuitamente para quem não possui registro bancário. Enquanto, clientes da instituição financeira poderão contar com os valores nas contas que já possuem.

“Quem não tiver, abriremos a conta de graça. É um benefício em especial às pessoas mais humildes, tirando atravessadores e intermediários (…). Os atravessadores cobravam um percentual muito grande das indenizações [do DPVAT]”, afirmou o presidente da CEF. Com novos clientes por meio do Caixa Tem, o aplicativo pode acabar se tornando um banco digital.

Outra novidade que está prevista para ser lançada em 2021 é um aplicativo próprio do DPVAT. Por ele será possível fazer upload dos documentos para pedir a indenização sem precisar sair de casa.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »