Entenda como consultar o saldo do Bolsa Família pelo app Caixa Tem

Após a liberação das contas digitais, os beneficiários poderão consultar o saldo do Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem. Confira os detalhes.

Como consultar o saldo do Bolsa Família pelo app Caixa Tem: celular disposto em superfície plana. Na tela do aparelho, é possível ver a página inicial do aplicativo Caixa Tem

Pelo Caixa Tem, será possível consultar saldo do Bolsa Família, pagar boletos, transferir dinheiro e emitir extratos. - Foto: Concursos no Brasil

É oficial! Todos os beneficiários do Bolsa Família vão passar a ter poupanças sociais digitais. Elas vão ser liberadas de maneira automática e escalonada, com base no final do NIS (Número de Identificação Social). Com as contas, será possível consultar saldo do Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, além de realizar pagamentos e transferências bancárias.

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que não vai ser preciso enviar nenhum documento para a liberação das contas. Além disso, os saques integrais ainda serão permitidos para todos os inscritos no programa. As poupanças digitais vão ser implementadas como uma alternativa para as unidades familiares de baixa renda, com o objetivo de facilitar a movimentação das parcelas.

Bolsa Família: primeiro acesso no aplicativo Caixa Tem

Feita a liberação das poupanças digitais, os beneficiários vão conseguir movimentar as suas parcelas pelo Caixa Tem. A funcionalidade visa facilitar o acesso às parcelas do benefício, já que não será mais necessário realizar os saques integrais do dinheiro. Confira, abaixo, como começar a usar a plataforma:

  • Baixe o Caixa Tem. O aplicativo está disponível para celulares com sistemas Android e iOS;
  • O primeiro cadastro poderá ser feito com o CPF e uma senha de seis dígitos. Vale destacar que os inscritos no Bolsa Família poderão usar o mesmo código do cartão social;
  • Pronto! Após preencher todas as informações solicitadas, os beneficiários poderão usar todas as ferramentas do aplicativo.

O Caixa Tem funciona como uma espécie de conversa pelo WhatsApp, com ícones intuitivos e autoexplicativos. Por ele, será possível consultar saldo, pagar boletos, transferir dinheiro e emitir extratos. Bastará tocar no serviço desejado e seguir as instruções dispostas na tela do celular.

Como consultar o saldo do Bolsa Família pelo app Caixa Tem?

Para consultar o saldo do Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, os beneficiários devem:

  • Abrir o aplicativo Caixa Tem;
  • No canto superior da tela, apertar na opção “mostrar saldo”;
  • O saldo atualizado vai aparecer de maneira automática;
  • Caso queira saber mais sobre as movimentações da conta, é só tocar em “extrato”. Essa opção mostra como você já usou o seu dinheiro do Bolsa Família.

Calendário para liberação das contas digitais

  • A partir de dezembro de 2020: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 0 e 9;
  • A partir de janeiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 6, 7 e 8;
  • A partir de fevereiro de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 3, 4 e 5;
  • A partir de março de 2021: beneficiários do Bolsa Família com NIS finais 1 e 2, além dos grupos populacionais específicos.*

*Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Comentários

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »