FGTS emergencial: como usar o app Caixa Tem para fazer suas compras

As movimentações dos valores vão acontecer primeiramente por meio de plataforma virtual. Entenda como usar o app Caixa Tem para fazer suas compras!

Os repasses do FGTS emergencial já estão sendo liberados nas poupanças digitais desde o dia 29 de junho de 2020, com base no mês de aniversário dos trabalhadores. Entretanto, como as movimentações dos valores vão acontecer primeiramente por meio de plataforma virtual, é importante entender como usar o app Caixa TEM para fazer suas compras em sites ou lojas físicas.

O aplicativo (disponível para sistemas Android e iOS) permite a circulação do dinheiro para pagar boletos, realizar compras em diversos estabelecimentos e usar o QR Code nas maquininhas de cartão. Caso não tenha cadastro na plataforma, será necessário conceder algumas informações básicas no primeiro acesso ao app Caixa TEM.

Lembrando que os saques em espécie só vão começar a ser feitos a partir do dia 25 de julho, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências bancárias. As retiradas do dinheiro nos caixas eletrônicos também serão liberadas de acordo com a ordem do mês de aniversário dos beneficiários.

Ficou curioso e quer saber mais detalhes? Acompanhe a nossa matéria completa e saiba como usar o app Caixa TEM para fazer suas compras e pagar boletos. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Quem tem direito ao dinheiro do FGTS emergencial?

O FGTS emergencial de até R$ 1.045,00 foi aprovado no mês de abril, tendo em vista a crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus. Assim sendo, pelo menos 60 milhões de brasileiros poderão ter acesso aos repasses.

E quem tem direito ao benefício do FGTS emergencial? Os valores estão sendo liberados para os cidadãos com contas ativas (emprego atual) e contas inativas (emprego antigo), desde que vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Quem tiver mais de uma conta poderá receber os repasses emergenciais de todas elas, começando por aquela que possui menos dinheiro. A soma da quantia final, no entanto, não pode ultrapassar o valor de R$ 1.045,00.

Todos os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque emergencial por meio do aplicativo FGTS (disponível para sistemas Android e iOS) ou da página específica da Caixa Econômica Federal. Além do mais, também é possível fazer consultas pela central de atendimento telefônico. Basta ligar para o número 111, na opção 2.

Confira, abaixo, o calendário com todas as datas referentes ao FGTS emergencial:

Mês de nascimento (beneficiários)Depósito em conta poupançaLiberação de saques ou transferências
Janeiro29 de junho25 de julho
Fevereiro6 de julho8 de agosto
Março13 de julho22 de agosto
Abril20 de julho5 de setembro
Maio27 de julho19 de setembro
Junho3 de agosto3 de outubro
Julho10 de agosto17 de outubro
Agosto24 de agosto17 de outubro
Setembro31 de agosto31 de outubro
Outubro8 de setembro31 de outubro
Novembro14 de setembro14 de novembro
Dezembro21 de setembro14 de novembro

FGTS emergencial: como fazer compras em lojas físicas com o Caixa Tem

Existem duas formas para realizar compras em lojas físicas. A mais prática diz respeito ao QR Code. Veja como funciona:

  • Acesse o aplicativo Caixa TEM e selecione a opção “pagar com maquininha”;
  • A câmera do celular será automaticamente aberta. Aponte ela para o quadradinho que aparece na maquininha do estabelecimento;
  • Em seguida, confira o valor da sua compra e aperte em “confirmar”;
  • Compra feita! A quantia será abatida no seu saldo total.

Não está interessado em usar o QR Code para pagar as suas compras? Sem problemas! Também existe a alternativa de usar o cartão virtual gerado no próprio aplicativo Caixa TEM. No entanto, para isso, será preciso criá-lo pela plataforma. O passo a passo é simples:

  • Na tela inicial do aplicativo, toque em "Cartão Virtual";
  • Na tela de mensagens, toque em "Usar agora meu Cartão de Débito Virtual";
  • Digite a sua senha do Caixa Tem (a mesma cadastrada para usar o aplicativo desde o princípio);
  • Clique na imagem para visualizar as informações geradas (validade e código de segurança);
  • Pronto! Com o cartão virtual gerado no app Caixa Tem, você poderá fazer suas compras em lojas físicas e também em sites online.

FGTS emergencial: como fazer compras online com o Caixa Tem

Para efetuar compras em sites, os beneficiários precisam verificar se a loja online está aceitando o cartão virtual da Caixa TEM como forma de pagamento. Se sim, os usuários poderão:

  • Clicar na aba de “Débito Caixa”;
  • Preencher os dados do cartão virtual Caixa Tem (validade e código de segurança);
  • Confirmar os itens inseridos no carrinho virtual e efetuar suas compras.

Também será possível efetuar a mesma transação por meio do boleto bancário. Basta informar o código de barras no chat da plataforma e seguir as instruções indicadas para finalizar o pagamento.

FGTS emergencial: como pagar boletos e faturas com o Caixa Tem

Para realizar o pagamento das faturas e boletos bancários, será preciso:

  • Abrir o app Caixa Tem e apertar na opção “entrar”;
  • Digitar as informações de acesso (CPF e senha cadastrada);
  • Clicar na opção de “realizar pagamento”;
  • Você será redirecionado para o chat da plataforma, em que poderá escolher entre digitar os números do código de barras ou apontar a câmera para a leitura do mesmo código;
  • Selecione a conta em que deseja usar para o pagamento;
  • Confira se os dados do boleto batem com os da fatura original;
  • Em caso positivo, clique em “SIM”;
  • Digite a sua senha de seis números do app Caixa TEM;
  • Feito isso, o comprovante de pagamento ficará disponível para compartilhar ou salvar. Basta apertar no ícone para realizar a operação.

Como sacar o dinheiro em espécie do FGTS emergencial

O dinheiro do FGTS emergencial ficará disponível para saques a partir do dia 25 de julho, conforme a ordem do mês de aniversário dos trabalhadores. Quando a operação for liberada, os beneficiários deverão usar o próprio app Caixa TEM para retirar a quantia nas agências bancárias. Veja como funcionará:

  • Abra o app Caixa TEM no seu celular e selecione a opção “saque sem cartão”;
  • Clique em “gerar código para saque”;
  • Pronto! Agora, será preciso apertar o botão “entrar” do caixa eletrônico, lotérico ou correspondente;
  • Selecione a opção “saque do FGTS sem cartão” e digite o número do seu CPF;
  • Informe o código de saque que foi gerado no app Caixa TEM e aperte o botão "confirmar";
  • Escolha um valor para o saque e aperte em “confirmar”;
  • Aguarde a liberação do dinheiro.

Detalhe importante: o código para saque terá validade de apenas uma hora. Caso não consiga retirar o dinheiro nesse prazo, gere novamente pelo app Caixa TEM.

Como transferir o dinheiro do FGTS emergencial

  • Abra o aplicativo Caixa Tem e aperte a opção “entrar”;
  • Após digitar o seu CPF e senha cadastrada no app, clique em “transferir dinheiro”;
  • Você poderá escolher entre digitar os dados ou ler o QR Code da conta que vai receber a transferência;
  • Feito isso, informe o valor que quer mandar para a outra conta. O app Caixa Tem mostrará todas as informações que você digitou desde então;
  • Confirme os dados e digite sua senha cadastrada no app;
  • Feito isso, o comprovante de pagamento ficará disponível para compartilhar ou salvar. Basta apertar no ícone para realizar a operação.

No final da transação, app Caixa Tem vai perguntar se você quer salvar os dados da conta para onde mandou o dinheiro. Clique na opção “SIM” caso precise fazer transferências posteriores.

As informações devem ficar registradas no ícone de “favoritos”. Assim, na próxima operação, você poderá clicar em “transferir para favoritos” e seguir direto para a etapa de digitar o valor da transferência.

Leia mais:

Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe