O meu dinheiro sumiu do Caixa Tem. O que aconteceu e o que fazer? VEJA

Seu dinheiro sumiu do aplicativo Caixa Tem? Confira, em nossa matéria, o que pode ter acontecido e quais as medidas cabíveis para garantir o saldo de volta.

O aplicativo Caixa Tem é usado para movimentar o auxílio emergencial e outros benefícios concedidos pelo governo brasileiro. Dentre as funcionalidades do app, é possível fazer pagamentos em maquininhas e realizar transferências bancárias. Mas você sabe o que fazer se o seu dinheiro sumir do Caixa Tem?

Alguns usuários do aplicativo, no ano passado, alegaram que as parcelas do auxílio emergencial foram devidamente transferidas para as suas poupanças sociais digitais. Entretanto, eles descobriram que, com o passar do tempo, o dinheiro havia desaparecido do Caixa Tem. O mesmo problema aconteceu com você?

Abaixo, você confere o que pode ter acontecido com o seu saldo e quais as medidas cabíveis para garantir o dinheiro de volta. Muitos beneficiários do auxílio emergencial dependem das parcelas para pagar suas faturas essenciais e, por isso, qualquer problema no acesso ao benefício pode ser prejudicial em meio à atual crise econômica.

Dinheiro sumiu do Caixa Tem. O que pode ter acontecido?

Desde o ano passado, os usuários do Caixa Tem vêm reclamando de problemas relacionados com o auxílio emergencial, como atraso no pagamento das parcelas e erro na visualização do saldo. Também foram registradas denúncias sobre instabilidade no sistema e, até mesmo, o "sumiço” do dinheiro que já constava nas poupanças sociais digitais.

Como o aplicativo Caixa Tem é acessado por muitas pessoas ao mesmo tempo, erros e instabilidades podem acontecer com mais frequência do que o esperado. O banco já informou que a sua plataforma tem mais de 500 mil usuários por hora, ainda mais quando um novo calendário do auxílio emergencial está em andamento.

É possível, então, que ocorram problemas em razão da alta demanda, mas o Caixa Tem, de qualquer maneira, continua disponível 24 horas por dia. Antes de levantar outras hipóteses sobre o motivo do problema, vale a pena verificar a conexão de sua internet, atualizar o aplicativo para a versão mais recente, reiniciar o celular, fazer uma limpeza na memória do aparelho e evitar horários de pico para acessar o app.

Se o seu saldo ainda não tiver reaparecido no Caixa Tem, é possível que você tenha sofrido fraude ou golpe. Existem algumas maneiras de verificar se a sua conta foi usada de maneira indevida:

  • Algum e-mail desconhecido foi registrado no sistema do seu aplicativo?
  • Existe outro telefone cadastrado na sua conta do Caixa Tem?
  • Ao conferir a movimentação de sua conta pelo extrato do Caixa Tem, você notou transferências bancárias que você não fez?
  • Ao verificar novamente o extrato, você notou saques indevidos de seu dinheiro?

Se a resposta for sim para alguma dessas perguntas, é sinal de que o seu dinheiro pode ter sido usado por outras pessoas.

O que fazer quando o seu dinheiro tiver sumido do Caixa Tem?

Independentemente do contexto, os prejudicados devem reunir provas do ocorrido. Até porque, caso seja necessário entrar na Justiça, os cidadãos terão que comprovar que estão falando a verdade. Dessa maneira, vale a pena tirar prints do aplicativo Caixa Tem, especificamente na seção de saldos e extratos do sistema. Cada detalhe poderá ser importante na hora de decidir sobre o conflito.

Feito isso, os usuários do app devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para buscar informações sobre o que fazer e qual seria o motivo do problema. O atendimento do banco funciona por meio dos telefones 111, 0800 104 0 104, 0800 726 0207 (atendimento Caixa Cidadão), 0800 726 0101 (SAC da Caixa) e 0800 725 7474 (ouvidoria da Caixa).

Além de oferecer inúmeros recursos pela tela de menu, o próprio aplicativo Caixa Tem conta com um chat automático que é gerenciado pelos atendentes do banco. Basta selecionar a opção no sistema do app e esperar pelo atendimento online. O Ministério da Cidadania, por sua vez, também disponibilizou uma central de atendimento para tirar dúvidas a respeito do auxílio emergencial. Basta ligar para ‘121’.

“É importante tentar resolver sem processo judicial. Primeiro porque um processo sempre vai demorar, mas também para evitar a sobrecarga dos tribunais. São muitas ações todos os dias. É irresponsável judicializar um conflito que pode ser resolvido de forma mais simples. Também é importante dizer que entrar na Justiça não significa ganhar: um juiz ou juíza vai analisar a situação e decidir”, recomendou o advogado Pedro Saliba, do canal "Posso Processar?".

Caso o problema não seja resolvido, é possível entrar na Justiça

Você já entrou em contato com a Caixa e, mesmo assim, o seu dinheiro ainda não reapareceu no saldo do aplicativo? É importante destacar que qualquer pessoa pode entrar na Justiça para decidir sobre conflitos, inclusive quanto aos problemas associados com o Caixa Tem. Se o problema não for resolvido diretamente pelo banco, os prejudicados podem procurar a Defensoria Pública da União.

Com serviços gratuitos, as unidades da DPU estão espalhadas por diversos municípios do país (veja a lista por aqui). Outra possibilidade é de recorrer ao site da Justiça Federal do estado para entrar com uma ação gratuito e sem Advogado. Esse serviço é comumente conhecido como “atermação”.

Para solicitar o recurso, os interessados devem seguir as instruções disponibilizadas pelo Tribunal Regional Federal da sua região:

Também é possível entrar na Justiça com o apoio de advogados, tendo em vista que algumas faculdades de Direito prestam atendimento gratuito. Agora, se você tiver condições de pagar por atendimento particular, vale a pena contratar um advogado para decidir sobre o dinheiro que sumiu do Caixa Tem. Encontre o profissional de sua confiança e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Como consultar saldo e extrato pelo Caixa Tem

Para consultar o saldo ou extrato por meio do Caixa Tem, os usuários devem seguir alguns procedimentos básicos. Acompanhe:

  • Entre no aplicativo Caixa Tem pelo seu celular. Ele está disponível para sistemas Android e iOS;
  • Você vai ser incluído em uma fila virtual para acessar as funcionalidades do Caixa Tem;
  • Após chegar a sua vez, será possível usar o app durante 10 minutos. Lembrando que os usuários não precisam ficar com o Caixa Tem aberto enquanto estiverem aguardando;
  • Sua vez chegou? No canto superior do menu, toque em “mostrar saldo” para verificar o dinheiro disponível em sua conta;
  • Caso queira saber mais detalhes sobre as movimentações do dinheiro, toque na opção “Extrato”, que também fica no menu do app. Para ver o extrato de meses anteriores, é só ir movendo para os lados.
Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »