O que fazer na reta final do concurso Polícia Federal 2021? Veja dicas

O Concursos no Brasil reuniu quatro dicas importantes para saber o que fazer e como se preparar agora que as provas do concurso Polícia Federal estão chegando.

concurso policia federal: a imagem mostra três agentes da PF parados de costas em frente a uma porta

Continue estudando e se preparando. - Foto: Divulgação / Polícia Federal

As inscrições do concurso Polícia Federal se encerraram no dia 11 de fevereiro 2021 e o próximo passo é a aplicação das provas escritas. A primeira etapa de avaliação está prevista para o dia 21 de março de 2021, sob a organização do Cebraspe. Para conseguir se sair bem no certame é preciso estar preparado para todas as fases teóricas, físicas e médicas.

Estão abertas 1.500 vagas para profissionais de nível superior que irão ingressar nos cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista. Para garantir que você será aprovado, é necessário se preparar antes e durante as etapas, afinal de contas a seleção da PF é como uma maratona. Os candidatos devem manter foco e se dedicar para conseguir um bom desempenho.

Veja o que fazer na reta final antes das provas do concurso da Polícia Federal começarem:

1. Revise os conteúdos estudados

Antes de se inscrever, você provavelmente já estava estudando com afinco. Agora, cada vez mais perto da prova teórica é necessário revisar tudo aquilo que já foi visto. Em seu cronograma de estudos, separe um tempo diário para revisões dos pontos fundamentais de cada uma das disciplinas.

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a revisar as matérias para o concurso da PF. Tente se lembrar do que você leu/estudou e passe isso para o papel, caso seja necessário volte no texto. Você pode, por exemplo, anotar em lista os detalhes principais de determinado assunto ou montar um mapa mental. Seja sucinto e resumido, não reescreva o parágrafo inteiro.

Aproveite para fazer provas anteriores e responder simulados para verificar o conhecimento que você reteve durante as semanas de estudo.

2. Pratique sua escrita para a redação

A fase teórica do concurso Polícia Federal conta não só com questões objetivas, mas também com uma parte discursiva no formato de redação. Por isso, é importante que você pratique a elaboração de textos. Confira no edital quais serão os critérios utilizados para avaliação e comece a escrever pensando nas exigências da banca.

Pesquise temas atuais que podem ser abordados e também assuntos relacionados à PF que podem ser cobrados. Faça redações de até 30 linhas, sempre lendo e relendo o que foi escrito. Pesquise assuntos atuais e baseie seus argumentos em fontes oficiais. A banca provavelmente irá te entregar uma coletânea para auxiliar na redação.

Confira seus erros de gramática, pontuação, coesão e coerência, tentando sempre melhorar e não cometer os mesmos equívocos. Evite escrever nas laterais e fora da linha, porque a prova oficial irá considerar apenas o que está dentro das margens.

3. Faça bastante exercício físico

Como já mencionado, o concurso Polícia Federal é como uma maratona e você precisa estar pronto para todas as situações. Diferentemente de outros certames, o da PF não cobra apenas intelecto, mas também a capacidade física dos candidatos. Por isso, treine todos os dias.

Veja no edital quais serão os exercícios cobrados no teste físico e parta daí. Conte as séries de cada flexão, cronometre seu tempo e tente melhorar toda vez que for refazer o exercício. Mas não deixe seu corpo sucumbir. Se mantenha sempre bem alimentado e hidratado, especialmente na hora de treinar, pois seu organismo precisa de energia.

4. Cuide da sua saúde mental

Além do físico, você precisa manter sua saúde mental em dia. É normal se cobrar antes de uma grande prova, mas não faça com que isso seja um peso. Além de estudar e treinar diariamente, é importante tirar um tempo de lazer para descansar o corpo e a cabeça. Você pode fazer uma meditação, assistir a um filme ou passar tempo de qualidade com pessoas que você gosta.

Pequenas atividades prazerosas vão ajudar a diminuir o seu nível de estresse e ansiedade. Dessa forma, sua confiança e tranquilidade irão crescer, te proporcionando mais foco para se preparar e também para a hora da prova. Mantenha o pensamento positivo e acredite em si mesmo, assim você continuará motivado.

Cabe a você gerenciar seu tempo, suas atividades e emoções. Apesar de não existir uma fórmula secreta para passar no concurso Polícia Federal, essas dicas podem te ajudar a ter um bom desempenho.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Comentários

Especial IBGE

Veja mais »