Qual é a duração de um contrato temporário do concurso IBGE 2021?

O concurso IBGE abriu 204.307 mil vagas para preenchimento imediato em contrato temporário. Os candidatos devem ter nível fundamental ou médio completos.

Dois editais do concurso IBGE 2021 já saíram e somam mais de 204 mil vagas para profissionais de níveis fundamental e médio. Todas as oportunidades deste certame do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são para contrato temporário, exclusivamente para o Censo Demográfico de 2021. Mas você sabe quanto tempo duram essas contratações para cada um dos cargos?

Contrato temporário concurso IBGE: Agente Censitário

O concurso IBGE está ofertando ao todo, 22.409 vagas para o cargo de Agente Censitário em duas vertentes:

  • Municipal (ACM): 5.450 vagas, com remuneração de R$ 2.100;
  • Supervisor (ACS): 16.959 vagas, com remuneração de R$ 1.700.

A função requer nível médio completo e os contratos temporários terão duração de cinco meses. De acordo com o edital. O coordenador de Recursos Humanos do Instituto, Bruno Malheiros, afirmou que as admissões terão início a partir de 31 de maio de 2021. Sendo assim, esses serão treinados para trabalhar assessorando os Recenseadores durante o Censo.

Os contratos do IBGE para Agente Censitário devem se encerrar em outubro. A fala foi dada em coletiva de imprensa exclusiva para jornalistas, nesta quinta-feira (18/02), a qual o Concursos no Brasil foi convidado a participar.

Contrato temporário concurso IBGE: Recenseador

O período de admissão de Recenseadores será menor e os candidatos devem ter nível fundamental completo. Esses irão trabalhar apenas durante os três meses do Censo 2021, que irá acontecer de 01 de agosto até 31 de outubro de 2021, segundo Malheiros. O coordenador comentou que o contrato temporário para esta função deve ser fechado no fim de julho.

Vale ressaltar também que no edital estão previstos apenas três meses de trabalho neste cargo. Estão sendo ofertadas 181.898 vagas imediatas em todo o país. Antes de ingressarem como servidores do IBGE, os candidatos aprovados em todas as etapas organizadas pelo Cebraspe passarão por um treinamento.

Esse período também contará como eliminatório no concurso IBGE, contudo, o próprio Instituto ficará encarregado desta fase. Só serão admitidos aqueles que obtiverem 50% de acertos na prova final e 80% de frequência no curso. Diferentemente de ACM e ACS, o Recenseador não tem uma remuneração definida.

Os contratados receberão por produção, ou seja, pela quantidade de visitas e entrevistas feitas nos domicílios de determinada área. Os valores variam, sendo que quem trabalhar em zonas rurais deve receber mais pela dificuldade de realizar o atendimento.

Mais detalhes do concurso IBGE 2021

Esteve presente na coletiva de imprensa, o Assessor da Diretoria de Pesquisas, Cimar Pereira. Ele explicou que o concurso IBGE para temporários está sendo organizado com base nos protocolos de saúde contra a COVID-19. Ao ser perguntado se o Censo 2021 aconteceria apenas após as vacinas, ele respondeu que os trabalhadores serão treinados para manter sua própria segurança e também dos entrevistados.

“Seria importante que a gente estivesse com a nossa equipe vacinada para realizar o censo, mas a gente tem que ver. A gente tem que analisar o cenário. O cenário hoje permite que o IBGE realize o censo. A ideia é que não esteja colocando ninguém em risco”, afirmou. Bruno Malheiros ainda pontuou que o certame carrega o lema “Preservação da vida e da saúde” e disse que “o IBGE está levando muito a sério todos os protocolos de saúde durante a realização do Censo Demográfico 2021”.

O coordenador também ressaltou que cada área de entrevista deve ser coberta por profissionais residentes dali, por já conhecerem a geografia do local. Malheiros citou a Rocinha (RJ) como exemplo, dizendo que os contratados para cuidar da localidade serão moradores dela. Interessados em participar devem ler os editais com bastante atenção e ficar atentos às datas de inscrição:

  • ACM e ACS: 19 de fevereiro até 15 de março de 2021;
  • Recenseador: 23 de fevereiro até 19 de março de 2021.

Ao se inscrever no concurso IBGE, é necessário indicar em qual cidade pretende fazer a prova e em qual área gostaria de trabalhar.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »