WhatsApp: como fazer transferências de dinheiro pelo app

De início, as transferências de dinheiro pelo WhatsApp vão ficar disponíveis para um pequeno grupo de usuários. Não serão cobradas taxas adicionais. Saiba mais.

No dia 04/05, o WhatsApp começou a liberar transferências de dinheiro por meio da própria plataforma. O recurso, de início, ficará disponível para um pequeno grupo de usuários brasileiros e será gradualmente expandido com o passar do tempo. Para transferir o dinheiro pelo WhatsApp, será necessário ter cartões de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Visa ou Mastercard.

O WhatsApp, além do mais, inicialmente liberará as transferências apenas para aqueles que tenham contas no Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Mercado Pago, Woop Sicredi, Next, Nubank e Sicredi. Como as operações serão feitas por meio da plataforma da Cielo, o acesso estará aberto para as demais empresas que queiram se tornar parceiras do WhatsApp.

Transferência de dinheiro pelo WhatsApp

Com as transferências de dinheiro pelo WhatsApp, não será necessário pagar nenhuma taxa adicional. Os usuários com o recurso habilitado, por sua vez, poderão convidar amigos e familiares para usar o sistema de pagamento por meio da plataforma. Ao transferir qualquer valor, o contato que receber o dinheiro também terá o serviço disponível de maneira automática.

O diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, disse que as transferências serão protegidas por camadas de segurança, como PIN, Facebook Pay ou biometria. Cada um dos usuários terá o seu próprio PIN, que será a sua chave para assegurar a segurança dos dados pessoais e financeiros.

Vale destacar que o WhatsApp também estabeleceu limites de valores que podem ser transferidos por operação. Os usuários, dessa maneira, poderão enviar até R$ 1.000,00 por transferência no WhatsApp, sendo possível receber até 20 transações por dia. Além disso, o limite mensal será de R$ 5.000,00.

Como transferir dinheiro pelo WhatsApp

De início, o serviço ficará disponível apenas para um pequeno grupo de usuários do WhatsApp. Quem estiver autorizado poderá transferir seu dinheiro a partir de um ícone correspondente, que deverá aparecer na janela de conversa. Veja como é possível fazer transferências pelo WhatsApp (Android e iOS):

  • Abra o WhatsApp e toque na janela do contato que receberá o dinheiro;
  • Toque no ícone de um clipe (o mesmo usado para enviar fotos ou documentos);
  • Logo em seguida, localize e toque no ícone de transferências pelo WhatsApp;
  • Adicione os dados do seu cartão de débito, pré-pagos ou combo. De início, serão aceitos os cartões do Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Mercado Pago, Woop Sicredi, Next, Nubank e Sicredi (bandeiras Visa ou Mastercard);
  • Toque na opção de adicionar a transferência. O destinatário conseguirá ver o pagamento na mesma janela de conversa.

Detalhe importante: para transferir dinheiro pelo WhatsApp, os usuários precisam ter um número de telefone do Brasil para enviar ou receber o dinheiro. Somente serão aceitas as transferências feitas dentro do país e em moeda local (reais).

Bruno Destéfano
Diretor de redação
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Especial Concurso BB

Veja mais »