Bastidores do cenário concurseiro 8

Boletim semanal de 28/10 a 09/11/2013

Novo concurso para o TRT 2ª Região está mais próximo

A leitura da ata da correição ordinária (fiscalização periódica) pela qual passou o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região foi realizada no dia 08 de novembro de 2013. O segundo tópico dessa ata tratou da situação da Justiça do Trabalho da 2ª Região, com destaque para alguns números de movimentação processual, um dado de suma importância, já que, embora o órgão responda por quase um quinto da demanda nacional, não tem servidores em número proporcional a este imenso volume.

Diante do relatado, foi evidenciada a incapacidade da Região em assimilar integralmente o crescimento da demanda processual que recebe e a necessidade urgente do preenchimento dos cargos vagos de desembargadores e juízes e da aprovação pelo Congresso Nacional do anteprojeto de lei que prevê a criação de 1800 cargos de servidores para o Regional”.

Ao falar sobre os recursos humanos, foi ressaltado que a Região necessita de mais servidores, algo notável até mesmo pela sobrecarga, que tem elevado o número de licenças médicas concedidas a servidores e magistrados.

Encerrada a cerimônia, o ministro Ives Gandra Martins Filho concedeu entrevista. Perguntado sobre suas impressões a respeito da correição procedida, o ministro ressaltou que o TRT-2 tem a maior sobrecarga de trabalho, e grande defasagem no quadro de servidores, com metade da lotação de servidores por unidade, comparado a alguns Regionais, e usou o termo “milagre” para comentar a produtividade alcançada, tendo em vista déficit tão grande de recursos humanos. Disse ainda que um novo concurso para cargos de servidores é iminente, mas isso não basta, pois apenas se repõe aqueles que passaram a ser inativos, enquanto o necessário é que haja muitos novos cargos criados.

Edição com informações da Secom/TRT-2

Manausprev deverá se tornar autarquia e realizará concurso público

O Projeto de lei que transforma o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) de ente de cooperação em uma autarquia será encaminhado ainda em novembro para a Camara Municipal. A informação foi transmitida pelo próprio diretor-presidente do órgão, Edson Nogueira Fernandes Júnior, ressaltando que, “com a mudança, o Manausprev passa a integrar, efetivamente, a administração indireta da Prefeitura de Manaus e muitas novidades acontecerão em 2014”, destacou. Entre as novidades, a realização de concurso público e, com servidores efetivos do município de Manaus, a criação de uma carreira previdenciária. (com informações da Ascom-Manausprev).

Câmara aprova direito de empregado compensar horas para fazer concurso

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou no dia 05 de novembro, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5802/09, do ex-deputado Mauro Nazif, que dá ao empregado o direito de compensar as horas em que se ausentar para realizar concurso público ou participar de seleção de emprego na iniciativa privada.

Para ter direito ao benefício, o empregado deverá informar ao empregador a sua ausência com uma antecedência mínima de sete dias, apresentando o comprovante de inscrição no concurso ou de declaração do responsável pela seleção. Além disso, o projeto permite que o trabalhador deixe de comparecer ao serviço sem perda de salário para realizar provas instituídas pelo Ministério da Educação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a CLT já prevê esse benefício para casamento e doação de sangue, por exemplo.

A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), será encaminhada ao Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara. Informações da Agência Câmara Notícias.

Dica de Leitura: livro Programados para Vencer: Estratégias Infalíveis sobre Sucesso

Acontecerá no dia 07 de novembro de 2013 o lançamento do livro da autora Ana Paula Lima, intitulado Programados para Vencer: Estratégias Infalíveis sobre Sucesso (Editora  Kelps, 2013). A solenidade será às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea, localizado na rua Geminiano Costa, em Feira de Santana, Bahia, a 107 km de Salvador.

A obra contém trabalhos de especialistas que abordam o tema “sucesso” sob as perspectivas do poder da autoestima; o processo de busca de objetivos (coaching);  a superação; princípios e experiências de pessoas de diversas áreas. Lima afirma que trata-se de uma obra que impulsiona as pessoas a superar a chamada “zona de conforto” e estimula o planejamento de metas definidas e escritas.

Coautora com Adriana Marques e outros especialistas, Ana Paula Lima, atualmente estudante do curso de Administração, é graduada em Letras com Inglês e especialista em Educação Especial Inclusiva pela Uefs e em Gestão de Pessoas pela FTC, além de graduanda em Administração. É consultora em desenvolvimento humano, palestrante, educadora e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Informações da Ascom Uefs

Vem aí concurso para o Hospital Universitário em Sergipe

O Hospital Universitário vinculado à Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju, poderá contratar novos profissionais de diferentes especialidades. A autorização para a contratação, que será feita por meio de concursos públicos promovidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi publicada na portaria nº 33, do dia 31 de outubro, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na edição de sexta-feira, 01/11, do Diário Oficial da União, seção 1, página 92.

O Hospital Universitário de Sergipe possui hoje um quadro com 443 trabalhadores e poderá contar com 1.653 profissionais. Informações da EBSERH.

Concurso para docente: inscrições temporariamente suspensas

A Uesb informa que, devido a necessidade de adequação do cronograma das diversas etapas do processo seletivo com o calendário acadêmico da Universidade, as inscrições do concurso público para docentes nas classes auxiliar, assistente e adjunto, nível A, referente ao Edital 238/2013, estão temporariamente suspensas.

Oportunamente, a Uesb divulgará novos prazos de inscrições e data de realização das provas, com publicações no Diário Oficial do Estado e no site da Instituição.A Universidade comunica ainda que fica facultado ao candidato que efetivou a sua inscrição a opção de mantê-la ou de cancelá-la.

Para os que mantiverem, lhes será garantida a participação nas provas; e, havendo cancelamento, a Universidade devolverá o valor taxa de inscrição.Para mais informações, consulte a Portaria 2208/2013 ou entre em contato com o setor responsável pelo telefone (77) 3424-8721.

Nomeação de excedentes de concurso da Receita Federal entra em debate na Câmara

Está prevista para a tarde de 05/11 uma audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público que vai discutir nesta tarde a nomeação dos excedentes do último concurso de analista tributário da Receita Federal, realizado em 2012.

Segundo o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que pediu o debate, “no concurso realizado para o preenchimento de 750 vagas, 1.486 candidatos foram aprovados, selecionados em um rol de quase 90 mil inscritos”.  Por considerar que todos os excedentes estão plenamente habilitados e que a Receita Federal “possui uma necessidade urgente de servidores a ser suprida em um curto prazo”, o deputado considera que “a chamada de todos os aprovados não se traduz em um encargo financeiro, mas em um grande avanço na área de controle fiscal e aduaneiro de fronteiras e aeroportos, na área econômica e na segurança nacional”.

Participantes
Foram convidados para a audiência:
- a presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Silvia Helena de Alencar Felismino;
- o representante da comissão dos excedentes do último concurso de Analista Tributário da Receita Federal Paulo Tarso de Lara Oliveira; e
- representantes dos ministérios da Fazenda; do Planejamento; e da Secretaria de Relações Institucionais.

A audiência está marcada para as 14h30, em local a ser definido.

IPEM - PE prepara concurso

O novo concurso do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (Ipem-PE) já tem organizadora contratada. Será o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD), de acordo com publicação oficial do dia 26/10/2013 (Dispensa de Licitação/Processo Nº 3356/2013/Contrato Nº 39/2013).

A previsão é de que o edital seja publicado entre novembro e dezembro, com oferta de 50 vagas.

***

Ministra do Planejamento parabeniza servidores públicos

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco