Cadastro de reserva nunca mais II

Com as mudanças ocorridas "à força" nos concursos do Banco do Brasil, espera-se que outros órgãos assumam postura similar.

Já discutimos e noticiamos em outras oportunidades sobre a triste institucionalização dos concursos para cadastro de reserva. Uma prática corriqueira nos concursos do Brasil, mas que nunca agradou a muita gente. E além das discussões já geradas no próprio legislativo nacional, eis que em abril de 2015 surge uma boa notícia sobre o assunto: o Banco do Brasil está proibido de realizar concursos exclusivamente para formar banco de reservas.

Todo concurseiro sabe que o BB é "acostumado" a realizar esse tipo de seleção externa, assim como a Caixa e outros bancos que promovem concurso como forma de contratação. Tudo bem que esses dois bancos são de alta credibilidade e que também não há nada a criticar a respeito de suas organizadoras, mas o fato é que concurso para formação de cadastro de reserva não anima candidato algum. Bom mesmo é conquistar uma aprovação que garanta uma classificação "dentro" do quantitativo de vagas estabelecido no edital ou, no máximo, que o edital deixe uma pequena margem para formação de quadro reserva, mas algo que possa dar esperanças mais sinceras ao aprovado.

Cadastro de reserva nunca mais! - primeira parte

MPT garante nomeações de 2.627 aprovados no Banco do Brasil

PLS prevê fim de concurso público para cadastro reserva

Prepare-se: Apostila Banco do Brasil - Impressa - R$ 65,00 e Digital BB - R$ 45,00

Curso Online Caixa

Curso Online Banco do Brasil

Essa decisão tomada pelo Banco do Brasil, ainda que tenha sido por força de ordem judicial, é bastante positiva para o nosso cenário. Esperamos que a partir de agora outros órgãos adotem o mesmo critério, reduzindo ao máximo possível o total dessas vagas incertas, que servem mais para criar expectativas, nem sempre verdadeiras para os candidatos.

Ademais, cadastro de reseva dá margem a julgarmos tanto órgãos quanto organizadoras: qual candidato que até hoje nunca desconfiou que determinado concurso parece ter sido aberto somente para algum grupo "fazer dinheiro"? Ou quem nunca comentou que todo concurso para cadastro de reserva acaba sendo uma grande "marmelada"?

Com o (quase) fim do CD, muita desconfiança desse tipo tende a desaparecer. Afinal, não é esse tipo de indústria dos concursos que queremos estimular!

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco