Concurso CEDAE 2016: expectativa por edital cresce

Expectativa por um novo edital apenas cresce. Veja provas e conteúdos cobrados no último concurso para Operador de TA e comece a se preparar.

Está mais próximo o edital do novo concurso da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro (CEDAE). Embora não se tenha data definitiva da publicação, é fato que existe demanda de pessoal na empresa, que realizou o último concurso em 2012. 

Ainda falta ser avaliado pelo governo do Rio qual será o quantitativo de vagas a ser oferecido, bem como os cargos e os salários. Também está para ser definida a organizadora responsável e o tipo de tramitação para essa escolha (licitação ou dispensa). Porém, existe a possibilidade desse novo certame ficar novamente sob os cuidados da Fundação CEPERJ e com previsão de edital até junho de 2016.

Passados quatro anos desde o último concurso, é bastante plausível que o planejamento do CEDAE não deixe de fora cargos operacionais e administrativos, considerados fundamentais para o desenvolvimento dos serviços da empresa. São eles: Operador de Tratamento de Água e Esgoto, Instalador de Água, Operador de Elevatória, Agente Administrativo e Auxiliar de Operação e Manutenção.

A exigência básica para ingresso nos quadros do CEDAE é o ensino médio, mas pode haver chances também para o nível fundamental. Os salários podem oscilar entre R$2,8 e até R$4,4 mil mensais, lembrando que o regime de contratação continua sendo o Celetista (ou seja, admissão em "carteira assinada").

Os conteúdos cobrados para a prova de Operador de Tratamento de Água e Esgoto, com base no último edital, foram:

PORTUGUÊS

1. Interpretação de texto;

2. Ortografia, homônimos e parônimos;

3. Estrutura e formação das palavras;

4. Reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; emprego de tempos e modos verbais;

5. Concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal;

6. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos; processos de coordenação e subordinação;

7. Coesão textual;

8. Figuras de linguagem;

9. Pontuação;

10. Acentuação gráfica.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA (os candidatos devem esperar mudanças nesta matéria, principalmente quanto às versões ou nomes dos aplicativos mencionados)

Microinformática:

-Conceitos básicos de hardware, tipos, características, componentes, siglas e funções, barramentos e interfaces, conexões, equipamentos, operação de microcomputadores, sistemas operacionais. Dispositivos de entrada, de saída e de entrada/saída de dados. Software básico e aplicativo.

- Noções de Backup.

- Windows xp/Vista/7Br – atalhos de teclado e emprego de recursos. Execução de procedimentos operacionais de rotina, utilizando software ou aplicativos instalados nas áreas de atuação.

- Conhecimentos sobre o MSOffice 2003/2007/2010Br (Word, Excel e Powerpoint) e BrOffice.org 3.0 (Writer, Calc e Impress): conceitos, ícones, atalhos de teclado, uso do software e emprego dos recursos.

- Internet: conceitos, modalidades, técnicas de acesso, browsers Internet Explorer 8 BR ou superior, Firefox Mozilla 9 ou superior, Google Chrome e Safari, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail, Outlook, Thunderbird e WebMail, uso de software e emprego de recursos.

-Proteção e Segurança.

-Segurança de equipamentos, de sistemas, de redes e na internet, vírus, antivírus, cuidados e medidas de proteção.

OPERADOR DE TRATAMENTO DE ÁGUA – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1- Noções de Práticas Laboratoriais:
1.1. Unidades de medidas de concentrações e preparo de soluções.
1.2. Identificação e utilização de equipamentos simples de leitura direta (ex.: potenciômetro, turbidímetro, termômetros) e vidrarias laboratoriais.
1.3. Conversões de unidades de medidas.
1.4. Coleta de amostras para análises físico-químicas e bacteriológicas e outras.
2- Conhecimentos Básicos de Ciências Naturais:
2.1. Matéria e energia.
2.2. Átomos e moléculas.
2.3. Funções orgânicas.
2.4. Estados físicos e suas propriedades.
2.5. Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
Operador De Tratamento De Água
2.6. Reações químicas.
2.7. Relações de massas.
2.8. Estequiometria.
2.9. Misturas: homogêneas, heterogêneas e suas separações.
3- Tratamento de Água:
3.1. Estação de Tratamento de água.
3.2. Etapas do tratamento da água.
3.3. Ensaios e Características físico-químicas e parâmetros de qualidade de água.
3.4. Normas sanitárias sobre a qualidade da água para o consumo humano e suas atualizações.
3.5. Análise Microbiológica e Parasitológica.
4- Noções de Higiene e Saúde Pública:
4.1. Aspectos básicos de higiene e saúde pública, baseados na bibliografia sugerida e em conceitos gerais da OMS (Organização Mundial de Saúde) e dos órgãos públicos em todas as esferas governamentais.
5- Noções de Segurança do Trabalho:
5.1. Conhecimento sobre as normas de segurança do trabalho e de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e coletivos (EPC’s).

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco